*

Client Experience: Como a MindMiners ajudou a JustForYou a tomar decisões centradas no consumidor

Como a parceria entre a JustForYou e MindMiners foi importante para melhorar a experiência do consumidor com a marca.


clock
5 min
Client Experience: Como a MindMiners ajudou a JustForYou a tomar decisões centradas no consumidor

Mais do que um jargão bonito, adotar uma estratégia customer centric nos dias atuais é essencial para o sucesso e o crescimento de uma empresa.

Para a JustForYou, a experiência do consumidor é coisa séria. Criada em 2018, é a primeira marca no Brasil a trazer a personalização para o mercado de hair care. Desde o início, pauta tanto o desenvolvimento do seu produto como suas ações nas necessidades de seu público-alvo.

Sabendo da importância de obter dados sobre o comportamento do consumidor, a marca utilizou a plataforma da MindMiners para apoiá-la na missão de ouvir, entender e cuidar da beleza de cada um de seus clientes.  

A seguir, vamos contar como o time de Produtos Digitais da JustForYou utilizou a nossa plataforma de Human Analytics para o desenvolvimento de dois projetos de pesquisa online que impactaram nos seus indicadores de sucesso do e-commerce, e foram essenciais durante a tomada de decisões estratégicas do negócio.

O primeiro desafio: em busca de uma nova identidade visual

Depois de alguns anos do lançamento da JustForYou no mercado, a marca decidiu que era hora de reformular sua identidade visual. A equipe desenvolveu diferentes caminhos criativos, porém, na hora de escolher qual seguir, seu time percebeu que ninguém melhor do que o próprio consumidor para ajudá-los a tomar uma decisão assertiva.

Através de uma plataforma que une tecnologia e métodos de pesquisa ágil, a MindMiners trouxe para a JustForYou as ferramentas que seu time precisava para obter a validação do seu público-alvo com relação à nova identidade visual da marca aplicada aos produtos e sua embalagem.

Metodologias MindMiners: como a nossa solução ajudou?

Para o desenvolvimento desse projeto, a JustForYou realizou sua pesquisa utilizando a Metodologia MindMiners de Teste de Embalagem de Produtos.

Um questionário pronto e pré-validado

A JustForYou, que conta com um time enxuto e sem a presença de especialistas em pesquisa de mercado, ganhou agilidade na hora da criação de seu questionário, uma vez que não precisou estruturá-lo do zero. Em suma, por se tratar de um questionário validado por especialistas, a metodologia pronta trouxe segurança para o time e elevou a qualidade dos dados e insights coletados.

Decisões assertivas baseadas em dados

A utilização da Metodologia de Teste de Embalagens de Produto permitiu que a Just For You fizesse mudanças na embalagem, previamente validadas e aprovadas pelo seu consumidor.

A pesquisa também foi essencial para que a equipe conseguisse determinar quais informações deveriam constar na embalagem, para atrair ainda mais atenção de seus consumidores e garantir sucesso nas vendas.

Resultados: processo de tomada de decisão customer centric

Aplicar o Teste de Embalagem de Produto garantiu a aceitação da nova identidade visual antes mesmo do seu lançamento, fazendo toda a diferença na construção da estratégia de comunicação e marca da JustForYou.

Os insights obtidos na pesquisa permitiram que a marca tivesse seus conceitos validados pela sua persona, assegurando que a embalagem da JustForYou fosse desenvolvida com base nas necessidades e anseios de seu consumidor.

“O caminho criativo que o nosso time acreditava ser o correto, no final, não foi aquele implementado
“Com as respostas da pesquisa, alteramos a rota e efetuamos mudanças que nos permitiram desenvolver uma identidade validada pela nossa persona”, nos conta Totty Souza, Head de Produtos Digitais e Co-fundador da JustForYou.

O impacto do Human Analytics

O nosso jeito human analytics de fazer pesquisa online trouxe não só resultados para o negócio da JustForYou, como também impactou diretamente o time de Produtos Digitais da marca, que viu na prática a importância de adquirir dados confiáveis sobre o comportamento do seu consumidor.
Totty Souza, Head de Produtos Digitais e Co-fundador da JustForYou, afirma que:

“O processo de criação, execução e análise da pesquisa, através da Metodologia MindMiners, trouxe uma compreensão e aprendizados novos à equipe. Isso serviu de contribuição para iniciarmos diversos outros projetos com a mesma finalidade.”

O conhecimento adquirido permitiu que a pesquisa online fosse incorporada à rotina da equipe, que passou a tomar decisões mais assertivas e implementar ações capazes de impactar diretamente os resultados de negócio da JustForYou.

O segundo desafio: um e-commerce feito para o consumidor da JustForYou

Por se tratar de um produto inovador e novo no mercado brasileiro, a JustForYou ainda não tinha completa visibilidade dos atributos que seu público-alvo buscava ao procurar por produtos como o seu, e quais diferenciais da marca eram mais relevantes para o consumidor. Será que o conteúdo de destaque no e-commerce era aquilo que mais interessava para o seu público?

Pensando em melhorar tanto a experiência do consumidor como os resultados do seu negócio, a JustForYou percebeu que precisava compreender melhor o que o consumidor da JustForYou buscava ao acessar seu e-commerce.

Como a Plataforma de Human Analytics ajudou a JustForYou?

A parceria foi essencial para que a JustForYou aprimorasse sua percepção em relação às necessidades de seu consumidor, e durante o desenvolvimento do projeto, a marca identificou alguns fatores chaves para o sucesso do seu projeto de pesquisa online:

Pesquisas sofisticadas, feitas de forma fácil

A grande possibilidade de personalização dos questionários das MindMiners permitiu que a JustForYou incluísse um vídeo na pergunta inicial simulando a navegação e apresentando o conteúdo da home para os respondentes, garantindo que todos tivessem uma experiência prévia no site da marca. Dessa forma, foi possível entrevistar e coletar insights tanto de clientes como de potenciais consumidores.

Insights obtidos em tempo recorde

Para garantir agilidade na coleta das respostas, a JustForYou utilizou o MeSeems, o painel de respondentes da MindMiners. O resultado foi uma pesquisa concluída em menos de uma semana, com respostas e dashboards que puderam ser analisados em tempo real, conforme o questionário era respondido pelo seu consumidor alvo.

Resultados: uma empresa ainda mais data driven

A parceria muniu o time de produtos digitais e UX com dados valiosos e permitiu que a JustForYou transformasse insights em ações: foi com base na análise das respostas que a equipe pôde identificar quais eram os fatores decisivos para o seu consumidor na hora da compra.

O conhecimento adquirido foi essencial para que a marca aprimorasse a experiência do usuário no seu e-commerce, re-ordenando os módulos de conteúdo da home de acordo com a relevância da informação para o seu público, garantindo assim que a sua loja virtual apresentasse, da melhor forma possível, todas informações que o seu consumidor buscava.

E o que mudou para o negócio? As mudanças implementadas trouxeram um aumento relevante em indicadores de sucesso do e-commerce da JustForYou que como consequência, resultaram em um crescimento de suas vendas.

  • O tempo de permanência no e-commerce cresceu em 56%
  • A taxa de conversão dos principais CTAs aumentou 46%

Uma plataforma, infinitas possibilidades

A plataforma de Human Analytics da MindMiners oferece tanto questionários prontos, quanto questionários customizáveis, para a criação de um projeto de pesquisa digital do zero, permitindo que seu usuário colete e analise dados sobre o comportamento do consumidor ao longo de toda a jornada de compra.

São 22 questionários prontos e mais de 13 tipos de perguntas disponíveis para a criação da sua própria pesquisa, lógicas simples e avançadas, criações de fluxos e muito mais. As inúmeras possibilidades da plataforma MindMiners permitiram que a JustForYou estruturasse projetos de pesquisa no formato mais adequado aos seus objetivos.

O painel de respondentes da MindMiners trouxe agilidade na hora da coleta, garantindo que a JustForYou obtivesse insights sobre o seu consumidor e pesquisas concluídas em tempo recorde.

O resultado foi uma identidade visual pensada especialmente para o consumidor da JustForYou, e um produto distribuído através de um e-commerce que performa e oferece uma experiência única aos seus usuários.

Se cadastre no trial da nossa plataforma, para entender todas as possibilidades que ela oferece na prática.


Início