Como ser estratégico em suas ações ao se conectar com o público certo? Confira no case da Grendene

Confira o case entre MindMiners e Grendene, onde contamos como nosso modelo DIY e nosso painel ajudaram as estratégias da empresa.


clock
4 min
Como ser estratégico em suas ações ao se conectar com o público certo? Confira no case da Grendene

Sempre que falamos em pesquisa de mercado citamos o quanto é importante entender os clientes a partir do atual momento deles, de ter um retrato do cenário em que eles se encontram. Mas já parou para pensar como a pesquisa também permite ver os dois lados, que uma marca perceba como está sua a fotografia a partir do olhar do consumidor?

Por essa perspectiva é que vamos contar o case de sucesso da parceria entre a MindMiners e a Grendene, detentora de marcas como Ipanema, Rider, Zaxy e Melissa. Acompanhe!

Os desafios: falar com o público certo e ter autonomia na realização de pesquisas

Para a Grendene, ouvir a voz do consumidor com atenção não é somente algo valioso para as estratégias e sim, representa o core da empresa, onde todo processo é pensado a partir dos relatos dos clientes e do público que ela deseja alcançar.

Mas para que isso fosse possível, era preciso contar com uma ferramenta que oferecesse o mapeamento do público certo para obter respostas de qualidade e, sobretudo, com a agilidade que essas respostas precisavam ser coletadas e analisadas.

Para o time de Grendene era necessário coletar dados com rapidez e flexibilidade, sem que os processos precisassem ser todos intermediados por uma pessoa externa à empresa. Para cada projeto, de cada marca própria, havia uma necessidade diferente e a implementação pedia por autonomia, a fim de conseguirem internalizar muita coisa.

As soluções: um painel robusto de respondentes e modelo DIY de fazer pesquisas

Diante dessas necessidades, pelo método de pesquisa Do It Yourself (DIY) da MindMiners, o time conseguiu fazer as perguntas certas ao público correto de um modo flexível, autônomo e, principalmente, acompanhar as respostas em tempo real.

MeSeems - um painel que permite a conexão entre marcas e consumidores

Com a coleta de respostas feita pelo nosso painel de respondentes, o MeSeems, a equipe obteve respostas de qualidade, em um cenário de possibilidades vindas de uma base de 5 milhões de usuários.

A robustez do painel contribuiu para que a Grendene se conectasse com quem ela queria. A qualidade das respostas dos consumidores e a agilidade da coleta que conseguimos entregar também foram essenciais para focar naquilo que o cliente realmente precisava. Um dos objetivos principais era entender como as pessoas percebiam suas marcas.

No painel, conseguimos fazer diferentes segmentações por perfis demográficos e de maneira comportamental. Com isso, os clientes da MindMiners podem enviar seus questionários para targets específicos, agrupados por características demográficas, geográficas ou psicográficas.

Além de ganhar mais agilidade, a base garante confiança e transparência para a pesquisa, já que é possível acompanhar a coleta em tempo real e receber de forma imediata os insights necessários para o seu processo de tomada de decisão.

“Em um âmbito geral, as pesquisas ajudaram a entender melhor o público, tendo uma fotografia do momento das marcas. O trabalho serviu para desenhar o calendário estratégico de 2024 para Rider, além de auxiliar na construção dos briefings junto às agências de publicidade. Zaxy, por exemplo, conseguiu rever alguns direcionamentos estratégicos e repensar o mercado consumidor de uma forma mais clara”, explica Rafael Dai Prá, da equipe de Inteligência de Mercado de Grendene.

O objetivo é gerar histórico e trabalhar com análises comparativas de dados. Por isso, o mesmo trabalho foi feito para outra marca do grupo Grendene, a Ipanema, que aguarda uma segunda onda para saber se o que foi feito durante o ano de 2023 surtiu efeito — o campo foi realizado no final de 2022.

“Para Ipanema é super importante fazer este exercício após a veiculação de campanhas e ativações em ooh (mídia out of home) para coleções estratégicas”, ressalta Rafael.

banner-saude-de-marca

A metodologia: Saúde de Marca

Mas como entender o que se passa na mente do consumidor em relação a uma empresa? Um questionário bem estruturado com perguntas sobre saúde de marca é um passo importante para alcançar esse objetivo. E foi nisso que Grendene se apoiou ao utilizar uma das metodologias da MindMiners: Saúde de Marca.

Esse tipo de questionário leva perguntas que trazem respostas sobre questões como:

  • Qual posição sua marca ocupa na mente e coração dos consumidores?
  • Como sua marca é percebida no mercado?
  • Como ela performa dentro do funil de consumo e em qual etapa de aproximação com o cliente ela pode se fortalecer?
  • Quais atributos da sua marca devem ser usados como fonte de diferenciação em seus esforços de comunicação?

Para o consumidor, que responde às pesquisas de forma anônima e ganha recompensas por isso, é uma oportunidade de avaliar as marcas e registrar suas impressões sobre elas. Para as empresas, são dados que viram ouro em suas estratégias e planos de ação.

Como funciona o modo DIY?

Nosso modelo Do It Yourself de fazer pesquisas foi essencial para que a parceria entre Grendene e MindMiners obtivesse sucesso, pois ele garante ao cliente total autonomia para rodar projetos sempre que necessário. Mas como isso funciona?

Na plataforma automatizada, você escolhe a metodologia indicada para o objetivo do seu estudo, utiliza questionários que já estão prontos para uso e cria sua pesquisa de modo personalizado. Ao final, conta com relatórios que podem ser exportados de acordo com suas necessidades.

Expectativas para o futuro

A parceria entre Grendene e MindMiners está apenas começando, pois com tantos resultados expressivos e conectados com as necessidades iniciais da empresa, os planos são promissores para ambas as partes.

“Para alinhar o planejamento estratégico das marcas, a nossa expectativa para o futuro é criar bases comparáveis consistentes junto à MindMiners”, finaliza Rafael.

Gostou desse case de sucesso e quer conhecer nossas metodologias e entender como podemos ajudar? Entre em contato com a gente!

banner-contato-novo

Início