Neste artigo, vamos falar sobre o mercado de e-commerce.

O objetivo é trazer exemplos práticos de como realizar pesquisas de mercado para avaliar a experiência do usuário na navegação em sites, Pesquisa UX User Experience e também medir a satisfação do website e propensão de compra.

Escolhemos como exemplo o setor de e-commerce, mas você também pode (e deve) aplicar os aprendizados em blogs e sites.

Como ponto de partida, é importante contextualizarmos a situação atual.

Lembre-se que comprar um produto pode ser uma tarefa, ao mesmo tempo, muito fácil e muito difícil por conta do crescimento e acessibilidade da internet na população.

Quando pensamos no varejo online brasileiro, o segmento passa por modificações e evoluções constantes para sair na frente de novos concorrentes e modelos de consumo.

Por isso, o mercado de compras online precisa ser estudado e analisado criteriosamente.

Crescimento do e-commerce

Datas como Black Friday e Dia do Consumidor vem incentivando, junto com tantas outras, a compra de produtos de maneira online.

Essas são notícias ótimas para o mercado de e-commerce no país!

Entretanto, com mais lojas online a competição aumenta, criando uma dificuldade em conseguir uma fatia do share de mercado. O crescimento do e-commerce também acaba afetando o comportamento de compra dos consumidores.

Se antes acessávamos um ou dois sites, no máximo, para comprar um livro, hoje já existem diferentes mídias e plataformas oferecendo o mesmo livro, com diferentes preços e taxas de entrega.

A pesquisa de mercado é uma aliada em diversas frentes para as empresas de e-commerce e para quem está aprimorando seu website.

Em nossa plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, disponibilizamos uma biblioteca de questionários prontos para uso, os quais iremos mostrar neste artigo.

Questionários de Pesquisa UX User Experience para aprimorar a experiência dos consumidores em seu website

[1] Avaliação da Experiência de Navegação

Com essa pesquisa, é possível avaliar a percepção de um usuário sobre a navegabilidade do seu e-commerce e também identificar potenciais dificuldades técnicas que o site apresenta, é a chamada Pesquisa UX User Experience.

São 13 perguntas, que utilizam questões abertas, respostas múltiplas e outros formatos. As informações podem ser atualizadas para a sua categoria de negócio, além de possibilitar a inclusão de  novas perguntas e imagens para exemplificar a usabilidade do seu site.

As perguntas abertas permitem que seus clientes e visitantes escrevam com suas próprias palavras como foi a experiência de navegação.

Nele você irá encontrar perguntas como: “O que poderíamos fazer para deixar o site mais fácil de ser entendido?” e “O que aconteceu quando você tentou acessar sua conta?”.

Para uma loja online nova, estas informações podem auxiliar no desenvolvimento, junto a área de UX, UI e produto, de seu e-commerce.

Conversar com seus consumidores permite colocar-se no lugar deles e aprimorar a experiência na navegação.

Quer ver este questionário de Pesquisa UX User Experience na prática?

CLIQUE AQUI

[2] Pesquisa de Satisfação de Website

Uma das pesquisas mais completas em nossa plataforma, a Pesquisa de Satisfação de Website permite avaliar a satisfação de visitantes em relação ao seu website ou e-commerce, e avaliar atributos relacionados à layout, disposição de conteúdo, rapidez e transmissão de credibilidade.

Também é um tipo de Pesquisa UX User Experience.

O questionário combina diferentes técnicas para análise, como NPS– Net Promoter Score, grau de satisfação, análise de layout e facilidade de uso.

Lembre-se: credibilidade e segurança são fatores muito importantes para visitantes virarem compradores em seu e-commerce.

CLIQUE AQUI

Em uma Pesquisa UX User Experience, tudo se resume a experiência do usuário com a marca e a loja online.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de grande auxílio para mapear a percepção dos compradores sobre o e-commerce.

Aproveitando o assunto, disponibilizamos um estudo completo sobre o Futuro do Varejo, onde analisamos e compreendemos qual a visão dos consumidores sobre: Realidade aumentada, atrasos na entrega, bitcoins, clubes de assinaturas, e como os brasileiros avaliam sua experiência de compra no varejo ao usar o e-commerce.

Quer fazer a sua pesquisa de mercado?

Nós disponibilizamos um free-trial da  plataforma, para você ter acesso a diversos questionários e muito mais.

Ficou com alguma dúvida? Conta para a gente nos comentários!