Um painel de respondentes mobile, em um mundo cada vez mais conectado

O crescimento da posse de smartphones na população vem auxiliando novos métodos de realizar pesquisa de mercado.


clock
5 min
Um painel de respondentes mobile, em um mundo cada vez mais conectado

Apesar de parecer simples, definir qual será o painel de consumidores respondentes do seu questionário de pesquisa é uma das etapas que requer mais atenção e cuidado na realização de pesquisas de mercado. Mais do que apenas compartilhar um link para o questionário com amigos e conhecidos, é importante:

  • Entender qual é o seu público-alvo.
  • Definir critérios estatísticos para garantir a qualidade das respostas.

Para finalmente encontrar pessoas que se enquadrem no seu target ideal, respeitando a proporção correta e próxima ao universo em estudo.

Por exemplo, em uma pesquisa onde o público-alvo são os moradoras da cidade de São Paulo, precisamos considerar a proporção de pessoas das classes sociais A, B, C, D e E nesta cidade, e quais são as diferenças quando comparamos esse dado considerando todo o Brasil.

Na tabela abaixo, é possível entender essa relação entre proporção Brasil e por região, os números são do estudo Critério Brasil 2015 da ABEP:

Tabela mostrando a proporção das classes A, B1, B2, C1, C2 e D-E no Brasil e entre as suas regiões.

Como um painel de respondentes digital pode ajudar?

O campo de coleta em pesquisas de institutos tradicionais, com metodologias CATI (por telefone) ou face-to-face, tendem a demorar meses para concluírem uma pesquisa, dependendo da complexidade do target. Imagine encontrar 500 homens da classe AB de 18 a 24 anos, de um determinado bairro, e que tenham interesse em responder um questionário inteiro de pesquisa na rua.

Com uma metodologia digital, como no caso do painel de respondentes MeSeems, encontrar pessoas dentro desse perfil para responderem sua pesquisa é muito mais simples. Por meio do mapeamento de usuários, você poderá encontrar seus respondentes de forma rápida, e enviar pesquisas em questão de minutos, além de conseguir mais detalhes em conversas com as pessoas que fazem parte do seu target.

A coleta de respostas pelo nosso painel costuma durar no máximo 5 dias, independente do perfil.

Em uma única tela você terá acesso a quantas entrevistas você contratou, quantas estão disponíveis, qual o prazo para você usa-las, o número de pesquisas (respostas) utilizadas por projetos, responsável e data de realização.

Lembre-se, seus consumidores estão em constante mudança, e realizar um campo de pesquisa de longa duração não reflete a velocidade necessária para o lançamento de produtos e conceitos, frente ao público alvo.

Afinal, o MeSeems é um painel representativo?

Muito se fala em viés ao utilizar um painel de consumidores mobile, por se tratar de uma parcela pequena da população. Entretanto, como apresentamos neste artigo, o uso de smartphones pela população brasileira só tende a crescer, e existe uma tendência de crescimento e evolução do mercado de aplicativos para smartphones no Brasil.

Segundo dados do site AppAnnie, em 2017, o Brasil passou os Estados Unidos no número de downloads de aplicativos utilizando o Google Play, ficando apenas atrás da Índia no ranking global. Nosso painel de respondentes é, também, um aplicativo mobile.

Imagem da tela do aplicativo do painel de respondentes MeSeems. 

Como já foi falado, os consumidores estão mudando a todo momento: na escolha de marcas, formação de opiniões, hábitos de mídia e atitudes em relação a diversos temas. E este é um dos principais problemas em pesquisas ad hoc com painéis tradicionais: a lentidão em atualizar informações sobre o público alvo. Após realizar uma pesquisa tradicional, é possível, que seus dados já estejam antigos ou sofrendo modificações. Já com o painel MeSeems, é possível realizar pesquisas regulares para analisar tendências e novos hábitos de consumo a qualquer momento e em qualquer lugar.

Um painel de consumidores digital permite, de maneira automatizada e rápida, atualizar as informações sobre nossos respondentes, garantindo assim uma maior veracidade dos dados de resposta para os clientes.

Outras vantagens do MeSeems

Painel de respondentes proprietário e exclusivo da MindMiners

Empresas de tecnologia focadas em pesquisa não costumam ter um painel de respondentes proprietário. Por conta disso, eles acabam fazendo parcerias com empresas que possuem respondentes para realizar as pesquisas, mas o problema é que não existe nenhuma garantia de que não há duplicidade, isto é, que uma mesma pessoa, que participa de mais de um painel, não respondeu duas vezes à mesma pesquisa.

Com o MeSeems, nós temos a certeza de que isso não acontece, pois cada usuário do aplicativo só pode responder uma pesquisa uma única vez – com isso, garantimos a qualidade e a confiabilidade na entrega de resultados.

Qualidade e confiabilidade nas respostas

Ao utilizar nossa base de respondentes na hora de coletar respostas para o seu questionário, você evita que sua pesquisa seja respondida apenas por amigos, conhecidos de conhecidos ou pessoas de uma mesma empresa. Com isso, não corre também o risco de enviesamento das respostas e garante a qualidade e confiabilidade dos dados coletados.

Transparência

O uso de um painel de consumidores digital em pesquisas de mercado, também possibilita uma maior transparência da MindMiners com nossos clientes. Um exemplo disso é que, diferente da grande maioria dos painéis de respondentes no mercado, não vemos problema em compartilhar com nossos clientes o número de respondentes ativos dentro do MeSeems.

Ao todo, o MeSeems reúne mais de 3 milhões de usuários cadastrados, dos quais 166 mil são usuários ativos, ou seja, consumidores que utilizaram o aplicativo do MeSeems no último mês (ago/2021). Nosso número de usuários ativos, principalmente quando comparado aos outros painéis, é muito alto, e permite que nossos clientes obtenham suas respostas junto a públicos bastante específicos, utilizando os nossos perfis avançados de segmentação.

Além disso, antes de fecharmos um projeto com nossos clientes, realizamos um mapeamento para verificar se temos base suficiente dentro do perfil de respondentes selecionado para atender à demanda do cliente - na MindMiners, nos preocupamos em garantir a qualidade dos resultados, e não apenas em fechar negócios.

Perfis avançados de segmentação

Com nossos perfis avançados de segmentação de mercado, é possível definir perfis mais específicos dos respondentes das suas pesquisas ao utilizar nosso painel. Assim, nossos clientes conseguem impactar targets bastante específicos, que correspondam fielmente aos consumidores dos seus produtos e/ou serviços. A grande vantagem de tudo isso é poder adequar suas estratégias de marketing e vendas, melhorar os seus resultados e atingir metas com segurança.

Oferecemos perfis avançados sociodemográficos e comportamentais, que somam, ao todo, mais de 70 opções de segmentação. Também é possível combiná-los para criar targets ainda mais específicos ao utilizar nosso painel de respondentes, o MeSeems. Entenda como são segmentados os respondentes do painel MeSeems.

Quer saber mais sobre o MeSeems? Crie uma conta gratuitamente e faça a sua primeira pesquisa utilizando o nosso painel de respondentes. Se achar melhor, você ainda pode pedir uma demonstração gratuita de uso da plataforma e tirar suas dúvidas direto com um de nossos especialistas.


Início