O que é consumer insights e como inovar a partir disso?

Consumer insights consiste em entender o consumidor a partir de dados coletados de ferramentas específicas e traçar o melhor caminho a partir disso. Entenda melhor nessa leitura!


clock
5 min
O que é consumer insights e como inovar a partir disso?

“Essa embalagem é muito prática”, “esse suco perdeu consistência”, “prefiro resolver pelo app do que ligar”. Mesmo que você ainda não saiba o que é consumer insights, acabou de ter exemplos do que isso significa na prática.

Mas como as empresas podem ter acesso a essas opiniões e percepções dos consumidores e, por exemplo, propor melhorias para que esse suco volte a ter a consistência ideal (e resulte em mais vendas), ou o que fazer para manter ou aprimorar essa embalagem que agrada o mercado?

Poderíamos dizer que a resposta é coletando dados dos consumidores, mas isso não é suficiente. E é aí que entra o conceito de consumer insights. Muitas pessoas acreditam que trata-se apenas de coletar dados dos clientes, mas você verá que é muito mais do que isso.

Ou, pelo menos, é para quem precisa e quer acertar nas estratégias que ajudem a vender mais. Esse é o seu caso? Se sim, basta continuar a leitura para fazer essa reflexão com a gente!

O que é um “insight”? E como chegamos ao consumer insights?

A palavra “insight” não tem uma tradução exata para o Português, porém, é amplamente utilizada no mercado, principalmente pela área de marketing. Por isso, existe o consenso de que ela consiste na compreensão de algo, de novas ideias, inovação, pensar fora da caixa, entre outros termos relacionados.

Compreendido isso, saiba que consumer insights (ou customer insights) é o processo de compreender melhor o consumidor por meio de seu comportamento, que é baseado em dados.

Por isso, os insights são as ideias e inputs que surgem a partir da análise desses dados, ou seja, da compreensão de cenários que envolvem o consumidor.

São esses insights que apontarão possíveis caminhos que a empresa pode seguir (ou o único possível) e, assim, elaborar seus planejamentos estratégicos. É por isso que dissemos anteriormente que o conceito não se resume à coleta de dados.

Photo by arthur-edelmans on Unsplash

O que a estratégia de consumer insights permite identificar?

De maneira geral, a estratégia de customer insights possibilita coletar e mapear os dados que os consumidores deixam por meio das redes sociais, das pesquisas e das plataformas de e-commerce, por exemplo.

Com isso, é possível identificar e acompanhar tendências importantes para o negócio.

Além disso, investir no entendimento do comportamento do consumidor permite, na prática:

  • identificar crenças;
  • entender motivações;
  • conhecer os desejos e as necessidades dos clientes;
  • otimizar produtos e serviços;
  • criar novos negócios a partir da identificação de lacunas no mercado;
  • distinguir ou confirmar quais são os pontos de melhorias nas atividades da empresa ou que precisam ser extintos do planejamento;
  • mapear a jornada do cliente durante o processo de compra.

Por que é importante entender e aplicar o conceito de consumer insights?

Existem muitas tendências e aplicações do marketing 5.0 (a última versão até então), mas, certamente, o marketing intuitivo (aquele baseado em achismos) não faz parte dessas evoluções. Ao contrário, essa área está cada vez mais pautada em dados para trabalhar com evidências.

Utilizando as bases do marketing 5.0, que são a aplicação da tecnologia aos valores da humanidade e como criar valor para as pessoas a partir disso, elencamos alguns benefícios para negócios que sabem utilizar a estratégia de consumer insights:

  1. oferecer produtos e serviços cada vez mais conectados com seus consumidores e assim, ampliar awareness e lembrança de marca;
  2. tomar decisões de forma certeira, visando o melhor aproveitamento do budget da empresa;
  3. convencer o público do valor do serviço;
  4. proporcionar experiências memoráveis com estratégias focadas em customer experience.

Insights e pesquisa de mercado: são tudo a mesma coisa?

É importante entender essa diferença, já que essas são coisas diferentes. A pesquisa de mercado aponta o caminho a ser tomado por meio dos insights extraídos dela. Geralmente, os dados podem ser obtidos de forma bruta por meio dessa ferramenta.

Sendo assim, as pesquisas de mercado permitem coletar as informações pretendidas e, a partir disso, entender esses cenários e a ganhar agilidade — principalmente se investir em pesquisas digitais.

Em outras palavras, a pesquisa é muito útil para detectar tendências, mas ele oferece o panorama e cabe à empresa traçar o melhor caminho.

Tenha em mente que aplicar customer insights consiste em saber extrair das pesquisas de mercado os insights mais valiosos para tomar as decisões mais acertadas.  Por isso, a pesquisa é uma ferramenta indispensável para o êxito do que se pretende.

Photo tabitha-turner by Unsplash

Como entender e levantar dados do consumidor, afinal?

Não há como coletar e analisar dados sem uma ferramenta destinada a esse fim, certo? Por isso, selecionamos algumas sugestões de formas em que é possível apurar e compilar essas informações, de maneira geral.

Porém, você verá que quanto mais especializada for a plataforma, mais chances terá de contar com dados fidedignos, que realmente representem o negócio, e ter sucesso naquilo que deseja. Confira algumas formas de fazer isso.

Think With

Essa ótima ferramenta do Google oferece insights para profissionais de diversos segmentos, porém, é uma aliada para ficar por dentro do comportamento do consumidor com artigos e notícias sobre mercados.

Por isso, tenha em mente que o Think With não fará a coleta de informações específicas para o seu negócio, mas sim, trará insights valiosos sobre o mercado em geral, como as pessoas estão consumindo, as mudanças de comportamento, tendências e muito mais.

Google Analytics

Novamente o Google, mas agora, com uma ferramenta com foco mais prático e voltado para a análise de dados sobre o seu negócio. O Analytics é uma ferramenta bastante popular e oferece formas de monitorar o desempenho de sites e blogs e saber como está a performance da sua empresa.

Você pode avaliar, por exemplo, quais são os conteúdos mais acessados, assim como aqueles que têm pouca procura e entender os pontos de melhoria em cada um. Diríamos, inclusive, que ele é uma ferramenta essencial para monitorar os assuntos mais relevantes para o negócio.

Facebook Audience Insights

Outra ferramenta bastante útil é o Facebook Audience Insights. Com ela, é possível encontrar inspirações para suas campanhas, conhecer as preferências do seu público, entender dados sociodemográficos da sua rede e muito mais.

Pesquisas de mercado digitais

As plataformas de pesquisas digitais são excelentes fontes de dados do consumidor, pois são especializadas nisso e focadas em agilidade.

Uma pesquisa de mercado digital permite:

  • fazer uma análise específica e profunda de grupos do mercado que são os mais relevantes para a sua empresa;
  • contar com abrangência e diversidade de respostas;
  • entregar resultados com agilidade;
  • realizar pesquisas dentro do seu budget, por ser uma alternativa mais econômica do que as pesquisas tradicionais.

Como você viu, investir em consumer insights não é uma atividade que pode ser desprezada nos dias de hoje, principalmente se a empresa pretende ser cada vez mais estratégica em suas operações.

Se você tem interesse em saber mais, que tal aproveitar 15 dias grátis para conhecer a nossa plataforma de pesquisa e entender como ela pode te oferecer os melhores insights?


Início