A criação de personas ou buyer persona, termo utilizado principalmente na área de marketing, é uma técnica para ilustrar quem são, suas características e quais ações os consumidores ou prospects de sua empresa tem o hábito de fazer.

É possível criar personas sendo uma empresa com atuação B2B ou B2C, tudo depende das perguntas e objetivos que você tem. Neste artigo vamos apresentar um modelo de questionário com foco em conhecer, realmente, quem é seu target. Lembre-se, ter conhecimento é essencial para desenvolver planejamentos estratégicos e tomar decisões, e com nossa plataforma de pesquisa automatizada este trabalho é simples e prático.

Pesquisas online são uma ferramenta importante na coleta de informações e dados sobre seus consumidores. Nossa plataforma, Miners Compass, permite criar perguntas específicas para sua categoria de atuação e suas hipóteses, além de conversar com clientes atuais, ex-clientes, prospects e novos públicos. Essa combinação de perguntas e respostas permite a criação de personas. 

A coleta e busca de informações pode variar por empresa e objetivo, por esse motivo vamos apresentar um modelo geral de pesquisa para criação de personas:

O questionário acima é uma combinação de dois projetos de pesquisa prontos para uso, em nossa plataforma de pesquisa digital, a pesquisa de hábitos de compra e a pesquisa de perfil demográfico.

Ao utilizar nossa plataforma, você pode trabalhar com foco na criação de projetos de pesquisa do zero, adicionando perguntas específicas para auxiliar na criação de personas. E outra possibilidade é elaborar com base em nossa biblioteca, onde disponibilizamos mais de 40 questionários de pesquisa prontos para uso, em diversas categorias de atuação, que exigem ajustes mínimos.

image_20180129103256584

Os questionários utilizados, apresentam diferentes tipos de perguntas que atendem as mais variadas categorias de clientes, e possibilitam a inclusão de novas perguntas para conhecer realmente quem são seus consumidores. Mas, qual o motivo de incluir perguntas de caráter demográfico e comportamental?

Identificar características, com base nas respostas de sua pesquisa digital, permite criar buyer personas que podem ser exploradas individualmente, ou seja, personalizar seus esforços e conteúdos para um público específico com base em suas dores de negócio, hábitos de compra e consumo de informações, experiências e área profissional. Já as informações demográficas auxiliam a criar uma personagem que tenha uma idade média, cargo, profissão, saber quais são seus hobbies, suas características pessoais e familiares. Uma prática importante na criação de personas é dar um nome, para conseguir realmente personificar o consumidor ideal que sua empresa ou seus clientes estão buscando. 

É importante não criar somente uma persona, mas compreender quantos e quais são os diferentes clientes que você atende. Isso permite falar com diferentes linguagens para cada persona, o que acarreta em um melhor relacionamento com seus consumidores, resultando em melhores vendas e menos churn. Em nosso outro artigo, apresentamos uma lista de erros comuns durante a criação de buyer personas. 

O tempo para elaboração de um questionário é seu principal problema? Veja nossas dicas para realizar um projeto de pesquisa em pouco tempo e converse com nossa área de atendimento, nós podemos encontrar a solução ideal para você.