Um portfólio mais estratégico: como isso foi possível para o BTG Pactual com a ajuda da MindMiners

Entenda como o BTG Pactual planejou um portfólio completo de serviços com a ajuda das metodologias e do suporte da MindMiners.


clock
6 min
Um portfólio mais estratégico: como isso foi possível para o BTG Pactual com a ajuda da MindMiners

Para a MindMiners é gratificante ver o sucesso de marcas parceiras que adotam boas estratégias de negócios e sabem utilizar bem a proposta oferecida pelo nosso conceito de Human Analytics. Esse é o caso do BTG Pactual, um banco que oferece soluções completas para seus clientes.

Para ofertar essas diversas soluções era preciso ir além de perguntas óbvias. Era importante desenvolver uma cultura de dados e ter muita autonomia para obtê-los. Também era essencial que fosse determinante para tomada de decisão e mudanças de rota e, acima de tudo, fazer isso com agilidade.

Neste case, vamos te contar como o BTG Pactual conseguiu mudar direcionamentos estratégicos com a ajuda da MindMiners ao entender que, com uma plataforma com infinitas possibilidades, é possível oferecer um portfólio de infinitos serviços e exclusividades para seus clientes. Aproveite a leitura!

O desafio: ter autonomia e agilidade para obter insights de pesquisa para auxiliar nas estratégias de toda a empresa

O BTG Pactual queria ampliar o portfólio de serviços para os clientes e ao mesmo tempo avaliar a relevância dos já existentes. Além dos investimentos, o banco entendeu que era importante que o cliente tivesse toda a vida financeira concentrada ali.

Mas era preciso entender de forma completa o que os clientes realmente precisavam e buscavam. Era essencial ir além, e oferecer muito mais que os benefícios básicos e comuns adotados pelo mercado.

“O nosso objetivo era ter um papel mais propositivo, ajudar a direcionar as estratégias das várias áreas para otimizar nosso portfólio de serviços. Para isso, era necessário internalizar nosso modo de realizar pesquisas, mas, ao mesmo tempo, contar com ajuda especializada quando precisássemos”, comenta Rodrigo Rinaldi, Head de Marketing Analytics no BTG Pactual.

As soluções: metodologia DIY que se desdobrou em vários direcionamentos e suporte especializado

1º - DIY

Para o BTG Pactual é muito clara a necessidade de realizar pesquisas para obter respostas para os seus desafios e identificar o que é realmente necessário para o cliente. Apesar de esse ser um mindset já enraizado para a marca, era algo que, anteriormente, fazia com que o banco investisse em metodologias pouco flexíveis e ágeis.

Sendo assim, institutos tradicionais de pesquisa entregavam o que o banco queria, mas não a autonomia que precisavam.

Era fundamental internalizar o processo de pesquisa para obter os dados importantes a fim de planejar as estratégias a partir de então, exercendo um papel muito mais propositivo e estratégico para o negócio.

A área de Market Research do BTG Pactual foi criada com o objetivo de não ocupar um papel passivo na companhia. O propósito era trazer insights e provocar outras áreas, mas que todo o processo também fosse independente. E foi na MindMiners que encontraram a autonomia tão desejada. Mas por quê?

Porque além de autonomia e flexibilidade, nossa plataforma de Human Analytics permite que pesquisas sejam feitas sem grandes complexidades. Ela conta com questionários prontos e personalizáveis, dashboards para análise de dados e exportação em diferentes formatos.

Além disso, como era preciso oferecer opções diferenciadas, como benefícios realmente exclusivos, de forma ranqueada, o banco investiu nesse formato de pesquisa para mapear quais são os principais drivers da categoria de banking.

Tivemos vários resultados palpáveis, como conseguir entender o que é valorizado no mercado pelos clientes e o que nós tínhamos ou não. Mas o principal ganho foi identificar quais os benefícios essenciais e o que não gera diferenciação para os nossos clientes. A partir disso, conseguimos direcionar o que cada tipo de público valoriza para ofertar na hora certa. Com as pesquisas também foi possível tomar decisões de estratégia e comunicação”, ressalta Bruna Cardoso, Associate Director de Marketing Research no BTG Pactual.

2º - Equipe especialista em Market Research e estatística avançada

Apesar de oferecermos muita independência na hora de realizar pesquisas, todo o processo e o auxílio quando necessário não são apenas virtuais ou automatizados.

Contamos com especialistas em pesquisa aptos a ajudar na resolução de questões mais complexas, na identificação do verdadeiro problema de negócio e na utilização dos insights de maneira inteligente. Afinal, essa é a essência do Human Analytics.

Nosso desejo é que os clientes utilizem a plataforma de insights de audiência com liberdade e autonomia, a partir de projetos certificados, mas que também contem com a expertise de nossos profissionais para quebra-cabeças mais desafiadores.

Os que precisam de análises estatísticas mais aprofundadas são alguns exemplos. Inclusive, esse é um dos diferenciais apontados pela equipe do banco.

Com mais de dez projetos já realizados com a MindMiners, veja alguns dos que se destacaram nessa parceria com o BTG Pactual:

Metodologias e suporte da MindMiners na identificação de personas

O projeto de identificação de personas foi um dos primeiros a serem realizados com a MindMiners e contou com bastante assistência de nossos especialistas.

“Esse projeto foi marcante para as nossas estratégias, pois foi fundamental para criar segmentação de mídia, adotarmos uma comunicação mais direcionada para o público certo e com a oferta certa, além de entender o que eles esperam e desejam da nossa marca. Era preciso sair do ‘mar aberto’ e segmentar melhor a nossa atuação ", conta Bruna.
banner-contato

Assim, a partir de entrevistas realizadas pelo nosso painel de respondentes, o MeSeems, foi possível que o BTG Pactual não só mapeasse as características da sua carteira de clientes, como também se aprofundasse nas particularidades desses perfis.

“O painel de respondentes é o que representa a MindMiners, e a plataforma é um grande diferencial. Ficamos muito felizes quando temos de usá-lo, tanto para a parte de questionários quanto para análise de resultados. A usabilidade é muito diferente de todas as outras com que já tivemos contato”, destaca Jeniffer Freitas, Assistente de Marketing Research do BTG Pactual.

Pós-teste de comunicação

Primeiro passo dado, agora era preciso saber se a comunicação realizada a partir do mapeamento feito era realmente efetiva por meio de pesquisas de pós-teste de comunicação.

Essa metodologia permite mensurar a eficácia de uma comunicação já veiculada e seu impacto na intenção de compra do consumidor.

Esse é um excelente termômetro para marcas que buscam ser cada vez mais eficientes em seus esforços de comunicação, pois ajuda a entender questões como:

  • a mensagem central da campanha foi transmitida e entendida de forma correta pelos seus consumidores? Houve gargalos de comunicação?
  • as pessoas se lembram de ter visto sua campanha e sua marca?
  • quais foram os pontos fortes e fracos da ação veiculada?
  • como esse tipo de comunicação influenciou a intenção de compra?

Para o BTG Pactual, o pós-teste de comunicação era até então uma metodologia desconhecida para a maioria dos profissionais, mas, após atestarem sua eficiência, tornou-se algo recorrente na empresa.

De início, o banco utilizou a metodologia já pronta da MindMiners com adaptações para a sua realidade. A partir dos muitos aprendizados, foi possível realizar mudanças para as próximas campanhas, que foram pautadas nas personas já mapeadas. Com isso, as ações seguintes tiveram amostras e resultados ainda melhores.

Os resultados: mudança de direcionamento estratégico e cultura data-driven

A equipe do BTG Pactual foi construindo a cultura de usar dados de pesquisa em todos os setores da empresa, com áreas de dados cada vez mais research-driven, ou seja, orientadas para pesquisas.

Agora, a análise de dados está bem internalizada e as pessoas já acionam a área de pesquisas de forma natural antes de pensar nas estratégias.

Esse é um direcionamento muito importante para planejamento de ações relativas ao negócio de maneira geral, norteando os caminhos do BTG Pactual em 2023.

O futuro: foco em reforço de marca

O principal pilar deste ano para o BTG Pactual é foco em awareness, e a parceria com a MindMiners será importante para acompanhar as mudanças e as diretrizes da comunicação.

Para os projetos futuros, também será fundamental entender a fundo como funciona a relação de influenciadores com a marca. Mas os planos vão muito além e as expectativas são altas para alcançar as metas:

Mudamos várias estratégias a partir dos insights que obtivemos com a plataforma da MindMiners, e isso ajudou a direcionar todo o plano da empresa como um todo. Agora, não conseguimos tomar nenhuma direção sem pensar em pesquisa e a MindMiners será uma grande parceira na evolução da marca”, finaliza Bruna.

Gostou do case de sucesso com o BTG Pactual e tem interesse em conhecer melhor as nossas soluções? Aqui explicamos como elas funcionam e você ainda pode testar a plataforma gratuitamente por 15 dias.

Experimente e veja também como gerar mais valor para a sua empresa! Se preferir, fale diretamente com um de nossos consultores.



Início