Entenda a Metodologia MindMiners de Pós-teste de Comunicação


clock
3 min
Entenda a Metodologia MindMiners de Pós-teste de Comunicação

O que é um pós-teste de comunicação?

Como já sabemos, o consumidor está cada vez mais exigente e seletivo e a sua atenção está também mais fragmentada entre todos os canais de comunicação que existem hoje, o que influencia diretamente a sua tomada de decisão. Por conta disso, e levando em consideração que a publicidade geralmente consome boa parte do budget de marketing de uma empresa, é essencial testar anúncios e campanhas para evitar que os gastos com publicidade aumentem de forma desproporcional em relação ao investimento em mídia.

Testar uma campanha após a sua divulgação permite a extração de insights que podem ajudar na criação e divulgação de outras campanhas no futuro, melhorando o retorno sobre os investimentos em publicidade. Nesse post, vamos apresentar os principais aspectos que são trabalhados numa pesquisa de pós-teste de comunicação e como a escolha da metodologia é importante para garantir resultados confiáveis.

Questionário pronto de Pós-teste de comunicação

A MindMiners é especialista em pesquisa online, com foco em pesquisa mobile, método que garante maior agilidade, engajamento e transparência, além de menor custo para obter respostas. Na nossa plataforma de human analytics, você encontra as Metodologias MindMiners, com diversos modelos de questionários prontos para uso.

No caso da metodologia de pós-teste de comunicação, a plataforma permite que o usuário avalie campanhas em formato de imagem, posts ou vídeos, podendo incluir itens para critério de comparação. De maneira geral, a pesquisa tem como objetivo avaliar:

  • a eficiência da campanha em termos de lembrança de marca;
  • a penetração e entrega da campanha por canal;
  • se a mensagem da comunicação foi transmitida corretamente;
  • o quão fácil é compreendê-la e se o público a entende;
  • o quanto a peça transmite credibilidade e diferenciação para a marca;
  • o quanto chama a atenção e estimula engajamento do público alvo.

Lembrança espontânea x Lembrança estimulada

Um dos aspectos mais importantes da metodologia de pós-teste é a diferenciação entre a lembrança de marca espontânea e a lembrança de marca estimulada. Na hora de avaliar uma campanha junto a um público, é muito importante avaliar primeiro a lembrança espontânea, ou seja, pedir a opinião do consumidor sobre aquele anúncio sem que ele saiba qual marca está por trás.

Dessa forma, eliminamos um possível viés que a associação com a marca poderia criar. Depois de avaliar a lembrança espontânea, aí sim mostramos qual marca está por trás do anúncio e perguntamos a opinião do consumidor sobre o todo da campanha.

Brand Lift

Entre os blocos de perguntas  para avaliar os principais aspectos que traduzem a eficácia de sua campanha, estão as perguntas relacionadas ao Brand Lift, que é uma maneira assertiva de mensurar a efetividade de uma campanha publicitária (seja ela composta por anúncios, filmes e/ou banners em um portal, por exemplo), na intenção de compra e/ou na percepção do consumidor sobre uma determinada marca.

Ao usar o questionário pronto de pré-teste de comunicação, é possível comparar percepção da marca X intenção de compra, entre quem foi e quem não foi impactado pela campanha, verificando assim qual foi o resultado da comunicação veiculada.

Impacto da Comunicação

Por fim, mas não menos importante, o questionário pronto de pós-teste de comunicação possui questões para avaliar qual o impacto da comunicação apresentada para os respondentes e se ela irá engajar o consumidor, além de mensurar o seu potencial de compartilhamento.

Quer saber mais sobre as Metodologias MindMiners?

Usar as Metodologias MindMiners é uma maneira prática e ágil de fazer pesquisa de mercado online, através do uso de questionários prontos que podem ser aplicados em diversas áreas de atuação do seu negócio. No blog da MindMiners, você encontrará diversos conteúdos que explicam mais sobre elas, e no nosso trial você pode fazer um teste da nossa plataforma por 15 dias, gratuitamente. Faça ainda hoje o seu cadastro.


Início