Instituto de pesquisa tradicional ainda consegue atender às demandas atuais?

Os projetos estão cada vez mais complexos. Isso vem em sintonia com as necessidades cada vez mais específicas para as ações das marcas. Mas será que todas as empresas de pesquisa conseguem atender ao cenário de hoje?


clock
7 min
Instituto de pesquisa tradicional ainda consegue atender às demandas atuais?

Quem está no mercado de pesquisa há um tempo, independentemente do segmento, sabe como os projetos podem ser dinâmicos, complexos, específicos e bastante desafiadores para as empresas. No entanto, demandas assim são reflexos do comportamento do consumidor, que é igualmente dinâmico e complexo, e norteia todas as campanhas e ações das marcas.

Exatamente por isso esse comportamento precisa ser compreendido de forma profunda e contínua, pois do contrário, haverá investimento de tempo, esforço e de budget em vão. Quem passa por desafios assim no dia a dia sabe do que estamos falando.

Mas você já parou para pensar que nem todo instituto de pesquisa consegue oferecer o que é necessário para suprir as demandas de projetos tão específicos? Alguns podem não estar preparados para atender o mercado de hoje.

Isso pode acontecer tanto quando falamos em entregar a flexibilidade e personalização que o projeto precisa, quanto da necessidade de disponibilizar um atendimento verdadeiramente consultivo para orientar todo o processo, da escolha da metodologia mais adequada ao briefing, até a análise dos resultados e próximos passos.

Para te ajudar a tomar decisões certeiras na hora de contratar o parceiro ideal para a execução dos seus projetos, fizemos uma análise realista de como o mercado de pesquisa está organizado atualmente. Aproveite para ficar por dentro e entender o que faz sentido para a sua empresa, de acordo com as possibilidades do cenário de hoje.

Da padronização à personalização e flexibilidade com painel próprio de respondentes

De maneira geral, as pesquisas de mercado e de marketing são feitas para conhecer as características de um segmento ou nicho naquele momento, é como um retrato.

Servem para atender necessidades como: entender a demanda por um produto, ter bases para definir preços, identificar gaps do mercado, compreender como um sabor ou uma embalagem são vistos pelos consumidores, entre outras.

O que acontece nos dias de hoje é que, como o comportamento do consumidor é influenciado por diversos fatores, as pesquisas de mercado exercem um papel essencial para a compreensão de um panorama geral, mas vão além.

Cada vez mais, as pesquisas se tornam ferramentas fundamentais para se aprofundar em particularidades muito específicas de cada segmento.

Exemplo disso é o desafio de entender qual é o perfil de consumidores que assistem a sua publicidade no intervalo da novela das nove (abrangência) e fazer um paralelo em relação a quem continua assistindo depois de certo tempo de veiculação dessa mesma publicidade e toma uma decisão de compra usando outros canais (especificidade).

Se a empresa é focada em tecnologia ágil aplicada ao comportamento humano, como a MindMiners, ela é capaz de entregar dados com a velocidade e flexibilidade necessárias para cada projeto.

Com o nosso painel próprio de respondentes, o MeSeems, conseguimos monitorar o comportamento do consumidor de forma bastante direcionada e qualificada e garantir que todo o projeto esteja pautado naquilo que é realmente necessário ter atenção.

Mas como conseguimos essa agilidade e flexibilidade de metodologias? No nosso painel estão conectadas mais de 4 milhões de pessoas, de todas as idades (acima de 18 anos), gêneros e classes sociais. Sendo assim, as empresas conseguem acompanhar, de forma transparente, a variedade de perfis desses respondentes.

Isso facilita a coleta de respostas, a personalização das pesquisas e, consequentemente, a adequação ao desafio dos clientes, ao contrário de muitos institutos de pesquisa que trabalham com metodologias engessadas.

Da coleta do dado à parceria na aplicação do conhecimento

A base de uma pesquisa de mercado são os dados; é por meio da coleta de dados que obtemos insumos para fundamentar ou eliminar ideias iniciais, e até mesmo termos um ponto de partida para as novas.

Até pouco tempo, as empresas de pesquisas tradicionais realizavam a coleta e entregavam esses dados ao final do projeto, muitas vezes de forma demorada. Isso quer dizer que nem sempre era oferecida a análise estratégica no tempo ideal das ações que a empresa precisava tomar. Dependendo do local, isso ainda pode acontecer.

É aí que entram as empresas com abordagens mais modernas de pesquisa de mercado, como é o caso da MindMiners. Além de oferecermos atendimento consultivo de forma ágil para te apoiar e ajudar em cada passo do seu projeto, o que nos diferencia nesse sentido é que trazemos insights em tempo real devido ao monitoramento constante que conseguimos realizar por meio do nosso painel e da ferramenta Clusters.

A partir desses insights, de maneira geral, os diversos setores de uma mesma empresa serão munidos de informações que servirão de peças-chave para:

  • Orientar a construção de uma marca;
  • Definir as estratégias para o lançamento de produtos ou serviços;
  • Validar o melhor naming;
  • Identificar a audiência ideal e formas de se relacionar com ela;
  • Entender a experiência do cliente com a marca;
  • Planejar campanhas de marketing e publicidade coerentes com o pensamento e discurso do seu público;
  • Testar conceitos e claim de produtos;
  • Identificar gaps de mercado e oportunidades de expansão.
computador ao lado de um hadset
Photo by Petr Macháček

Do tradicional ao inovador - no jeito e na técnica

Modernizar o jeito de realizar pesquisas de mercado? Antes mesmo de o IBGE divulgar que a internet já está presente em 90% dos domicílios do país, a MindMiners já saia na frente com a realização de pesquisas online com o painel de respondentes próprio.

Diferentemente de muitos institutos que ainda realizam pesquisas do modo tradicional — face a face, por telefone, com a utilização das pranchetas (lembra-se delas?), entre outros métodos — já nascemos com a veia tecnológica no nosso negócio.

Desde o início, estamos conectados a milhares de perfis por todo o país. É um jeito de fazer pesquisas de forma muito mais abrangente e rápida, pois sabemos que para as marcas a diversidade de opiniões é fundamental.

Por isso, os métodos de coleta precisam ser velozes e estar em sintonia com as atuais urgências do mercado.

Então, para a MindMiners, que tem a tecnologia aplicada a métodos ágeis de pesquisa, a inovação está no jeito de realizar esses estudos, na parceria com o cliente e no entendimento de que inovador mesmo é o ser humano. É ele quem precisa de monitoramento constante para que as marcas possam atender às suas demandas.

Tenha em mente que, ainda que muitos institutos estejam se reinventando e modernizando sua forma de entregar os projetos, o processo de mudança pode ser burocrático e lento para esse perfil de empresa, o que pode prejudicar a entrega de inovação e agilidade que o mercado precisa para as necessidades atuais.

Do alto custo para a acessibilidade e praticidade

Anteriormente, falamos sobre abrangência e a possibilidade de realizar pesquisas com pessoas de qualquer canto do Brasil devido à conectividade com 4 milhões de respondentes pelo nosso painel. Mas, e quando os projetos precisam ser segmentados ou são voltados para grupos bastante específicos? O que fazer?

Como somos especialistas em desvendar o comportamento humano por meio do uso da tecnologia, desenvolvemos a nossa ferramenta exclusiva: Clusters. Com ela, nem sempre é preciso rodar uma pesquisa, pois é possível obter muitos dados a partir:

  1. Da exploração de diversos perfis de consumidores;
  2. Do cruzamento de dados desses perfis;
  3. Do monitoramento trimestral para entender alterações no comportamento de consumo da sua audiência;
  4. Da identificação de tendências e hábitos de compra;
  5. Do estilo de vida e opiniões do seu público a respeito do que é importante investigar sobre o seu mercado;
  6. Da criação de segmentações que realmente importam para o seu negócio.

Todas essas vantagens da ferramenta estão à disposição dos profissionais que atuam com pesquisa de mercado, sejam pessoas experientes no assunto ou quem ainda está começando e precisa de agilidade para encontrar respostas para seus problemas de negócio.

Diferença entre pesquisa tradicional e online em relação ao budget

E qual a diferença entre a pesquisa de mercado online e a tradicional quando o assunto é orçamento? Entenda que alguns institutos de pesquisa oferecem plataformas de insights de audiência verdadeiramente relevantes — inclusive muito utilizadas por agências para seus projetos.

A questão é que o custo desses recursos costuma ser muito mais alto do que a ferramenta Clusters, desenvolvida para a mesma finalidade. Muitos deles são pagos em moedas estrangeiras, como o dólar, o que onera ainda mais seu investimento em pesquisas.

E convenhamos: nem sempre as empresas contam com o budget que gostariam para realizar suas atividades.

Por isso, com os Clusters da MindMiners é possível reunir acessibilidade, praticidade e dados instantâneos para obter insights relevantes sobre a sua audiência, com um valor que cabe dentro da maioria dos orçamentos.

Além da ferramenta Clusters, nosso pacote de entrevistas é outra vantagem para o seu budget, pois com plano pré-pago de entrevistas você pode utilizá-lo de acordo com suas necessidades e em vários projetos.

Tem interesse em saber mais? Entre em contato e um de nossos especialistas vai tirar todas as suas dúvidas!

Da generalização à especialização em pesquisa

Ao mesmo tempo em que oferecemos mais praticidade e flexibilidade para rodar uma pesquisa de mercado em relação a um instituto de pesquisa tradicional, disponibilizamos o suporte e o atendimento consultivo que algumas plataformas de pesquisas instantâneas não oferecem — embora também sejam focadas em pesquisa digital.

Isso quer dizer que, além de contar com a modalidade DIY, que te dá total autonomia na execução da pesquisa, temos um escopo definido exclusivamente para este fim: contamos com profissionais estatísticos e especializados em pesquisa, além de ter pessoas com bastante experiência no assunto em todas as outras áreas da empresa.

É comum encontrarmos plataformas de pesquisa cuja atuação extrapola os estudos de mercado. Além desse tipo, uma mesma empresa pode realizar pesquisas voltadas para a área acadêmica, de RH, de mercado de trabalho, entre outros setores.

É difícil imaginar que se tenha autoridade no assunto, ofereça entregas de alto nível e a parceria constante nos projetos quando as atividades são tão abrangentes assim, certo?

Para finalizar, a título de exemplo, tenha em mente que a necessidade de dinamizar o setor de pesquisas de mercado pode ser comparada ao surgimento dos carros de aplicativos em relação aos táxis. A dificuldade, a morosidade, a burocracia e a lentidão dos processos precisam ser substituídos pela inovação.

É um consenso geral de que quando as pessoas conheceram os carros de aplicativo, não hesitaram em dispensar o táxi, já que a facilidade de acesso, a praticidade para chamar e os custos são bem mais atrativos. E no final, você chega ao mesmo lugar!

Essa comparação nos parece pertinente porque a pesquisa digital surgiu com o mesmo propósito: facilitar a vida das pessoas, otimizar tempo e custos. Para a MindMiners, além desses aspectos, o suporte e a parceria diária com os clientes são pontos essenciais que nos destacam diante do mercado tradicional de pesquisas.

Se você quer ver exemplos disso nas palavras de empresas que já são nossas parceiras, é só clicar aqui e conferir nossos cases de sucesso.

Mas se você gostou do nosso jeito de fazer pesquisas e quer experimentar para comprovar que somos a parceria ideal para os seus projetos, você já pode aproveitar 15 dias para testar sem custos! Não deixe de conhecer a plataforma agora mesmo!

(foto de capa: Museums Victoria)


Início