É real: pesquisa de marketing ajuda na mensuração correta das suas campanhas

Já sabe da importância de mensurar resultados, mas não sabe por onde começar? Aqui temos algumas dicas. Confira!


clock
4 min
É real: pesquisa de marketing ajuda na mensuração correta das suas campanhas

Para profissionais de comunicação, marketing, publicidade e propaganda nem precisamos falar do desafio que é desenvolver campanhas criativas, instigantes e que emocionem os consumidores. Apesar de o excesso de informação do mundo virtual tornar esse processo mais complexo, deixa, ao mesmo tempo, mais rico de possibilidades.

Se criar a campanha perfeita não é uma tarefa fácil, como saber se ela está indo bem? Como identificar os prós e contras de cada etapa e do produto final? Como saber se o esforço valeu ou valerá a pena? A resposta é: investindo na mensuração correta.

É preciso ter em mente que a mensuração deve ser sempre vista como um processo e não devemos nos preocupar só com a forma como é feita. Porém, se essa é uma tarefa essencial para entender o que está dando certo e o que deve ser descontinuado, é imprescindível contar com boas ferramentas para isso.

A pesquisa de marketing é uma delas e nós vamos explicar os motivos que fazem desse instrumento um excelente aliado na hora de mensurar seus resultados.

Por que é importante e quais os benefícios da mensuração (correta) das campanhas?

A princípio, você já sabe que todo trabalho bem-sucedido requer análise dos resultados para entender se a tomada de decisão foi efetiva e, principalmente, se ela tem potencial para gerar mais lucro para a empresa, efetivamente.

Porém, a mensuração correta permite entender questões pontuais e essenciais para a continuidade do trabalho, tais como:

  • entender para onde deve ser direcionado o budget das campanhas, assim como sua performance. Exemplo: se uma pessoa influenciadora foi contratada para representar a sua marca em uma campanha publicitária, mas o resultado não foi o esperado, a partir da mensuração é possível ter pistas do que não foi efetivo e para onde direcionar o orçamento para as próximas ações;
  • identificar os pontos estratégicos sobre a concorrência e a competitividade do seu produto. Exemplo: mensurar os resultados de venda de um produto específico e comparar com os resultados da concorrência;
  • adotar a cultura data-driven na companhia, já que os dados são bases para as tomadas de decisões — e esses dados só podem ser obtidos a partir da realização de uma análise de resultados.

Aqui citamos apenas alguns exemplos de vantagens reais obtidas a partir da mensuração, mas saiba que toda avaliação desse tipo deve ser focada na realidade da empresa, em quais ferramentas ela usa para analisar cada resultado, assim como o impacto de cada ação.

Como a pesquisa de marketing é eficiente na mensuração de resultados?

A pesquisa de marketing é focada em ouvir a opinião do seu público e de um público estratégico que se pretende alcançar. Como as campanhas são, em sua essência, focadas em performance e na atração de clientes, a pesquisa é uma das ferramentas mais efetivas para esse objetivo.

Na plataforma de pesquisas human analytics da MindMiners é possível encontrar diversas metodologias específicas para realizar esse tipo de mensuração. E o melhor: são certificadas e prontas para uso. Conheça algumas delas:

Pós-teste de comunicação

O pós-teste de comunicação permite que você analise a eficácia de uma comunicação já veiculada no impacto na intenção de compra do consumidor.

Com essa metodologia, são identificados pontos fundamentais na relação do consumidor com sua campanha: quais foram as percepções e sentimentos durante o consumo, qual foi o engajamento gerado e se a vontade de adquirir o produto foi impactada após ter contato com a campanha.

Ela também permite identificar o ROI de cada peça veiculada e os pontos de evolução para melhorias no futuro. É uma estratégia certeira para você mensurar os resultados de maneira fidedigna.

Mas quando usar esse tipo de metodologia? O pós-teste é utilizado para auxiliar nas estratégias de toda a empresa, independentemente do porte. Ele é eficiente quando a empresa precisa medir:

  1. se a mensagem central da campanha foi bem entendida pelos consumidores;
  2. se os consumidores se lembram de ter visto a sua campanha;
  3. em quais canais viram;
  4. se houve e quais foram os pontos altos da veiculação, entre outros.

Avaliação de saúde de marca

Essa é uma metodologia específica para obter um diagnóstico detalhado da sua marca para direcionar sua estratégia de branding. Sendo assim, avaliar a saúde de uma marca significa medir a sua força para alcançar suas estratégias de forma eficiente, visando o melhor direcionamento do budget para a campanha.

Esse tipo de pesquisa de marketing pode ser utilizada quando o objetivo é:

  1. Entender qual a posição da sua marca na mente e no coração dos consumidores;
  2. identificar como a sua marca é visto no mercado;
  3. como sua marca performa dentro do funil de consumo;
  4. quais são os atributos que a diferenciam;
  5. entender se é necessário um reposicionamento de marca a partir de resultados de campanhas passadas.

São muitas as possibilidades ao investir em pesquisas de marketing para mensuração correta das suas campanhas  e aqui citamos apenas algumas delas. Na nossa plataforma, você encontra soluções completas e personalizáveis para obter os dados que precisa para impulsionar suas ações.

Tem dúvidas? Aproveite para testar grátis por 15 dias e encontrar a metodologia ideal para o seu objetivo! Basta clicar no botão abaixo e fazer sua inscrição!

banner-trial

(créditos da foto de capa: Windows)


Início