Como analisar dados de pesquisas? Confira 6 dicas que funcionam

Analisar dados de pesquisas pode se tornar uma tarefa muito mais fácil com as dicas que apresentamos neste artigo. Acompanhe!


clock
4 min
Como analisar dados de pesquisas? Confira 6 dicas que funcionam

A realização de pesquisas no meio corporativo é muito importante para que a empresa possa compreender melhor o ambiente em que ela está inserida. No entanto, os benefícios de uma pesquisa só serão de fato percebidos se houver uma análise de dados eficiente.

Saber analisar os dados coletados e transformá-los em informações relevantes é fundamental para futuras tomadas de decisão e para a identificação de oportunidades para a empresa.

Tendo isso em vista, separamos aqui 6 dicas de como analisar dados de pesquisas de forma prática, útil e estratégica para o seu dia a dia. Acompanhe!

6 dicas de como analisar dados de pesquisas

A utilização de dados no dia a dia dos negócios só funciona se eles forem coletados de forma correta e, principalmente, analisados com estratégia e no período necessário. Veja alguns insights que podem te ajudar nesse processo:

1 – Leitura completa

A primeira dica de como analisar dados de pesquisas é bem básica para qualquer tipo de análise: leia todos os dados disponíveis.

Fazer a leitura completa de todas as respostas coletadas é o primeiro passo para começar a compreender os resultados, mesmo que de forma geral. À medida que você for lendo, faça anotações dos insights que forem surgindo.

Se a sua pesquisa teve como objetivo coletar sugestões dos seus consumidores para melhorar o produto ou serviço ofertado, você precisará ler cada uma das respostas para avaliá-las.

Para tomar uma decisão, sempre leve em conta a opinião da maioria dos entrevistados e não os apontamentos isolados. Assumir o que uma única pessoa disse como verdade pode representar um grande risco, embora você não precise desprezá-la por completo.

Veja também em nosso blog: Big Data e seus 5 Vs: Como fazer uma análise de dados eficiente?

2 – Agrupamento

Outra dica de como analisar os dados coletados na sua pesquisa é agrupando-os.

Em uma pesquisa de satisfação, por exemplo, é interessante que você agrupe as respostas em positivas, negativas e neutras e depois olhe para cada grupo separadamente. Não considere apenas as respostas positivas e ignore as negativas.

Além disso, não deixe de sinalizar quais respostas você considera mais relevantes, sejam elas de caráter positivo ou negativo, pois isso ajudará nas tomadas de decisão.

Tenha em mente que você pode fazer o agrupamento de acordo com o perfil dos seus respondentes.

Ao separá-los por gênero, idade, renda, localidade, escolaridade, entre outros, fica mais fácil identificar padrões nas respostas e obter insights valiosos.

Outra possibilidade aqui é a utilização da metodologia NPS, em que se dividem os respondentes em:

  • detratores: aqueles que falam mal de sua marca;
  • neutros: que não se manifestam sobre ela nem positiva nem negativamente e
  • promotores: as pessoas que a defendem e recomendam para amigos e conhecidos.

Veja mais detalhes aqui: O que é e como utilizar o NPS no Marketing do seu negócio.

mãos de pessoas sobre papéis com relatórios de análise de dados
Photo by UX Indonesia

3 – Nuvem de palavras

A nossa terceira dica de como analisar dados de pesquisas é muito útil em caso de respostas abertas.

A nuvem de palavras é uma lista visualmente hierarquizada. Nela são colocados em destaque os termos mais citados nas respostas dos entrevistados.

Na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, você consegue gerar uma nuvem de palavras automaticamente para compreender, de maneira mais visual, o que os seus respondentes têm a dizer.

4 – Tabela dinâmica

O uso das tabelas dinâmicas do Excel é muito útil quando o volume de respostas é muito grande. Se a sua amostra de respondentes for composta por 500 pessoas e o questionário tiver 10 perguntas, o total de respostas será 5000.

Com tantas respostas para analisar, um relatório de tabela dinâmica pode resumir e cruzar um grande volume de dados.

Dessa forma, esse acaba sendo um ótimo recurso para análise de dados e para tomadas de decisão mais embasadas.

5 – Data Science

Um recurso relativamente novo no mercado, e que tem facilitado a análise de dados de pesquisas, é o profissional de Data Science, ou Cientista de Dados.

Os dados analisados por esses profissionais podem se apresentar de maneira estruturada (banco de dados, CRM) ou não estruturada (vídeos, imagens, e-mails) e, por isso, precisam ser organizados e tabulados.

É papel do Cientista de Dados buscar por métricas e modelos estatísticos com o objetivo de criar insights e apresentar os resultados de maneira simples, prática e de fácil entendimento.

Veja mais: Como o profissional de CMI pode ir além dos dados

6 – Dashboards

O uso de dashboards é uma maneira interessante de dispor as informações de modo a contribuir para que todos possam visualizar os resultados da pesquisa com mais clareza.

Com isso, as discussões sobre planejamento de estratégias e direcionamento do negócio, além de outros assuntos sensíveis à gestão, ganham mais consistência.

Veja mais: Ferramentas de BI: conheça as 8 melhores para utilizar na sua empresa

Essas foram as nossas 6 dicas de como analisar dados de pesquisas. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, vai ficar muito mais fácil utilizar os resultados das suas pesquisas a favor da sua empresa.

E se você quiser saber mais como a MindMiners pode ajudar a coletar e analisar dados para pesquisas que podem responder seus problemas de negócio, é só entrar em contato com a gente ou clicar aqui para conhecer melhor a nossa plataforma de pesquisa!


Início