Como montar um teste de conceito de produto com a MindMiners

“Tenho uma ideia inovadora de um produto”. “Produto como esse você nunca viu”. Vou fazer meu primeiro milhão com esse produto novo que vou lançar”. Estas frases já foram ditas por diversos empreendedores, profissionais de marketing ou pesquisadores. Tenho certeza que você já ouviu a maioria pelo menos uma vez. Mas, será que quem disse estava realmente certo e embasado em dados, não somente seguindo uma ideia por sentimentos e feelings? O objetivo deste artigo não é criar um tutorial de como lançar produtos inovadores. Nosso objetivo aqui é te mostrar como realizar um teste de conceito, utilizando a plataforma de pesquisa automatizada Miners Compasspara aumentar a garantia de um lançamento seguro e de sucesso. Inclusive, já escrevemos sobre esse assunto aqui – pensando em Design Thinking – e aqui também.

“Eu li no blog da MindMiners que não se deve nunca seguir seu feeling no lançamento de produtos”. Epa! Não acreditamos nisso não. As experiências acumuladas ao longo da vida profissional são um dos seus principais diferenciais. O que buscamos aqui, no entanto, é somar uma metodologia de pesquisa a tudo isso. A pesquisa se tornará uma grande aliada e, em apenas 5 dias se utilizar a nossa base de respondentes MeSeems , você conseguirá embasar suas escolhas a partir de dados.

Em nossa plataforma Miners Compass são 5 questionários certificados e prontos para uso com foco em testes de conceitos, além de 3 questionários essenciais para seu planejamento: Teste de Logotipo, Teste de Nome e Teste de Slogan. Vamos ver alguns exemplos práticos juntos a seguir.

Quero lançar um produto, mas tenhalguns conceitos e não sei qual é o melhor

O questionário certificado Screening de Conceitos de Produtos é o ideal para seu problema ou dúvida. Com ele, você trabalhará com uma metodologia quantitativa certificada e aprovada pelos especialistas da MindMiners para a triagem de até 3 conceitos de novos produtos. São 15 perguntas para realizar a comparação dos conceitos a partir de atributos relacionados com o sucesso. Você poderá ainda incluir conceitos em formato texto e/ou imagem ao longo do quetsionário.

Não se preocupe com o preenchimento. O questionário apresenta diversas anotações e explicações para facilitar este trabalho. Além disso, darmos exemplos de como criar ou inserir um teste de conceito de produto em projetos de pesquisa. É possível contratar também um relatório personalizado para visualizar os seus resultados da sua pesquisa. Veja um exemplo aqui.

Vou lançar um produto, mas quero saber qual é seu real potencial frente aos consumidores

Para estes casos, a MindMiners recomenda o uso do projeto de pesquisa Teste de Conceito de Produto. “Mas eu não trabalho na área de marketing ou produto. Vou conseguir utilizar a ferramenta?” Sim!. Além da MindMiners possuir uma equipe de atendimento focada no sucesso de nossos clientes, a plataforma Miners Compass é tão simples que você não precisa ser um especialista de pesquisa para realizar um teste de conceito de produto. O próprio questionário já vem com dicas para a inclusão de um conceito no questionário:

Uma dica que podemos lhe dar é: pense sempre na competitividade de seu produto frente à concorrência. Isso auxilia na criação de um conceito claro e de sucesso!. O questionário Teste de Conceito de Produto permite mapear o entendimento que o público-alvo possui do seu produto, além do quão atrativo ele é, utilizando filtros sócio-demográficos e/ou comportamentais.

Mas meu produto é um serviço. Além disso, seu foco B2B. E agora?

Não se preocupe! Existe um questionário certificado para estes casos. Ele contempla 8 perguntas para criar uma rápida análise . O questionário Teste de Conceito de Serviço avalia quais são os principais pontos positivos e negativos percebidos junto ao público-alvo e o que motiva a contratação de seu serviço.

Quer saber mais?

Além dos questionários que apresentamos aqui, a MindMiners trabalha com diversos outros modelos prontos para uso. Você pode também criar seus questionários do zero, de maneira intuitiva e rápida. Acesse agora mesmo nossa plataforma e seja assertivo no lançamento de seus produtos. Não tente adivinhar o que o seu consumidor quer ou pensa. Deixe que ele mesmo te conte.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações