A importância do teste de conceito de produto para um lançamento de sucesso

Entenda o que é teste de conceito de produto, como fazer, as informações que pode descobrir e como aumentar as chances de sucesso no lançamento.


clock
3 min
A importância do teste de conceito de produto para um lançamento de sucesso

O primeiro iPad foi lançado no mercado americano em 2010 e era esperado com ansiedade pelo público, que ainda se maravilhava com os sucessos anteriores da empresa, o iPod e o iPhone. O produto que hoje é o líder isolado do segmento, no entanto, foi recebido com ceticismo e decepção pelo mercado. Para ilustrar isso, selecionamos alguns trechos de um artigo do site de tecnologia TecMundo, datado de janeiro de 2010:


“… a frustração bateu forte quando Steve Jobs, ontem, […] apresentou o iPad, um tablet semelhante a um iPhone e voltado para o entretenimento”


“Mas será que o recém-lançado iPad é tão ruim a ponto de receber esses duros comentários em tão pouco tempo?”


“O que é aquela gigantesca moldura na tela?”


“Fazer uma videoconferência do iPad seria legal, não? Falar com seus colegas e familiares que estão a quilômetros de distância usando apenas aquela telinha de 9.7” seria de arrasar. Mas o iPad não tem câmera”

Não é possível para nós, de fora da empresa, sabermos realmente se tudo isso foi um erro no conceito do produto ou se, na verdade, como muitos afirmam, era a versão beta, de produção mais barata (sem a câmera), que logo seria incorporada à segunda geração do aparelho.

Assim, além de fazer um teste de mercado para se certificar das reais melhorias que deveriam ser efetuadas no aparelho, a Apple aproveitava para lucrar com a primeira leva de produção, que seria, como de costume, rapidamente esgotada pelos “early adopters”, que faziam fila na porta de suas lojas, alguns acampados em barracas. Independente da verdade por trás das intenções do mito Steve Jobs, essa história está aqui para chamar a atenção para um ponto: a importância do teste de conceito de produto.

Teste de conceito de produto: a importância de começar com o pé direito

O teste de conceito de produto é uma maneira confiável de testar as ideias de um novo produto a ser lançado com o objetivo de avaliar o seu potencial de mercado e aceitação junto ao público, para diminuir os ricos e se assegurar de seu sucesso. Com esse tipo de teste de conceito, a empresa poderá ter acesso a uma série de informações importantes, como:

1- Verificar se o público-alvo entendeu o conceito do produto

Muitas vezes, sua ideia não ficou bem clara e os possíveis usuários não entendem os benefícios que podem usufruir com seu novo produto ou a maneira certa de usá-lo. Descobrir isso antes do lançamento permitirá fazer os ajustes necessários.

2- Descobrir se sua ideia é atrativa e relevante

Mesmo entendendo o que seu produto faz, é fundamental descobrir se ele é relevante para seu público, ou se não trará grandes benefícios e, por isso, as pessoas acreditam que podem viver muito bem sem ele. Em outras palavras: o conceito do novo produto foi compreendido, mas não atrai os consumidores.

3- Entender quais os pontos positivos e negativos do lançamento

Com um questionário bem feito, será possível identificar os pontos que seu público-alvo identifica como os maiores benefícios de seu produto, assim como aqueles que precisam ser melhorados. Isso ajudará sua empresa a providenciar melhorias e facilitará também na hora de desenvolver os materiais de comunicação, focando nos pontos positivos apontados pelo público.

4- Descobrir se o produto gera intenção de compra

Identificar a intenção de compra de seu novo produto pelos consumidores é fundamental para fazer previsões de vendas e descobrir se seu lançamento conseguirá atingir as metas de faturamento necessárias para cobrir seus custos e em quanto tempo isso vai acontecer.

Importância do teste de conceito de produto

Com as informações e dados obtidos, a empresa será capaz de refinar o conceito do produto, promover alterações ou mesmo acrescentar funcionalidades. Os testes de conceito de produto aumentam suas chances de aceitação no mercado e auxiliam na tomada de decisões mais seguras para garantir o sucesso do lançamento e o desenvolvimento de produtos inovadores. Atualmente, testes de conceito de produto podem ser feitos por meio de pesquisas digitais.

Na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners você encontrará questionários certificados estatisticamente testados, prontos para usar, e poderá fazer seu teste de conceito de produto – além de vários outros testes e pesquisas –, com agilidade e um preço extremamente acessível, permitindo lançar seus novos produtos com muito mais confiança e chances de sucesso.


Início