Metodologia MaxDiff: compreendendo as preferências do consumidor

Conheça o conceito da metodologia Maxdiff e como aplicá-la na prática.


clock
4 min
Metodologia MaxDiff: compreendendo as preferências do consumidor

Já se perguntou qual característica do seu produto é mais valorizada pelo seu consumidor? A resposta a esse questionamento pode ser desvendada por meio da metodologia MaxDiff.

Nesse artigo vamos entender o conceito dessa metodologia de pesquisa, como montar um questionário e situações em que a aplicação da técnica pode trazer benefícios significativos para a sua marca. Boa leitura!

O que é MaxDiff?

A Metodologia MaxDiff é uma técnica de pesquisa que visa avaliar as preferências dos respondentes diante de um conjunto de opções. Ela é muito eficaz, pois aponta com precisão “qual é a melhor e qual é a pior opção”, na opinião dos consumidores.

É aplicada em estudos de mercado e pesquisa de produtos, com o objetivo de analisar as preferências do consumidor. Essa abordagem oferece uma visão aprofundada e diferenciada das escolhas dos participantes.

MaxDiff destaca-se por sua capacidade de lidar com conjuntos consideráveis de opções e sua aplicação e resultados proporcionam insights fundamentais para orientar estratégias de marketing e tomada de decisões de negócio.

Em quais situações utilizar a metodologia MaxDiff?

Existem situações específicas em que entender qual é a preferência do seu consumidor é crucial para tomar uma decisão de negócio. A metodologia MaxDiff pode ser uma grande aliada nesse processo, ajudando nas seguintes situações comuns no dia a dia de uma marca:

Orientar uma estratégia de marketing

Ao aplicar MaxDiff em atributos específicos, empresas podem entender claramente o que seu público valoriza mais ou menos, permitindo estratégias de marketing mais personalizadas.

Por exemplo: é possível entender se o conceito de uma campanha tende a ser melhor ou pior aceito em comparação a outros na hora de planejar o lançamento de um produto. Esse é um bom teste antes de lançá-lo no mercado.

Mapear atributos de um novo produto

A MaxDiff ajuda a identificar características valorizadas pelo consumidor ao apresentar conjuntos de atributos, orientando o desenvolvimento e lançamento do novo produto para atender às preferências do mercado.

Identificar áreas para investimento

A metodologia MaxDiff revela as características mais e menos valorizadas, orientando o investimento em áreas específicas do produto para otimizar recursos e planejar melhor a competitividade.

Adequar campanhas publicitárias

Na escolha de campanhas publicitárias, MaxDiff ajuda a adaptar estratégias de comunicação, garantindo que as mensagens se alinhem às preferências do público-alvo para campanhas mais eficazes.

Como criar um questionário MaxDiff?

Uma das grandes vantagens de criar um questionário MaxDiff é que o questionário conta com perguntas simples para os respondentes, mas entrega resultados muito ricos e que podem dizer muito sobre um caminho que se pretende tomar.

Ao seguir alguns passos fundamentais, você pode garantir que sua pesquisa seja clara e capaz de fornecer insights sobre as escolhas dos respondentes. Confira abaixo:

1. Defina o objetivo da pesquisa

Antes de começar, tenha um entendimento  claro do que deseja alcançar com sua pesquisa MaxDiff. O que é preciso descobrir? Qual é o problema de pesquisa que se pretende entender?

Determine as preferências específicas que deseja explorar e como os resultados serão aplicados em sua área de interesse, seja ela de mercado, produto ou qualquer outro contexto.

2. Identifique os atributos relevantes

Escolha cuidadosamente os atributos que serão avaliados pelos participantes. Eles devem ser significativos em relação ao seu objetivo de pesquisa.

No contexto de uma marca de computadores, por exemplo, os atributos podem estar relacionados a processamento, design, memória, marca e outros. Um exemplo de pergunta seria: o que você considera mais e menos importante?

Na hora de construir seu questionário, esses atributos devem ser listados para o respondente marcar entre o mais e melhor relevante na hora de escolher o produto.

3. Estabeleça o número de atributos

Por falar em atributos, determine o número total que precisa ser avaliado em sua pesquisa. É importante equilibrar a quantidade para evitar sobrecarregar os participantes na hora da pesquisa.

Geralmente, sugerimos limitar o número de atributos a 12 para manter a clareza e o foco nas decisões dos respondentes.

4. Estruture as tarefas

Cada tarefa no questionário MaxDiff deve apresentar ao respondente um conjunto específico de atributos para avaliar. Garanta que as tarefas sejam formuladas de maneira clara e que as escolhas a serem feitas sejam significativas.

Cada tarefa representa uma oportunidade para os participantes expressarem suas preferências de forma diferenciada.

Outro ponto a definir é quantas vezes você deseja que os respondentes participem de uma tarefa. Isso depende da profundidade que você deseja alcançar em suas análises.

5. Analise e interprete os resultados

Após coletar os dados, aplique análises apropriadas para interpretar os resultados de MaxDiff.

Este é o estágio em que são reveladas as preferências mais e menos significativas em relação aos atributos avaliados. Além disso, em outro tópico desse artigo vamos desenvolver melhor esse passo.

Seguindo esses passos, as questões da metodologia ficam como no exemplo a seguir: ⁣

Imagem by MindMiners

Como interpretar os resultados da pesquisa MaxDiff?

A interpretação dos resultados da pesquisa MaxDiff envolve a análise das escolhas feitas pelos participantes em relação aos conjuntos de atributos apresentados.

Na plataforma MindMiners, oferecemos aos usuários cinco diferentes formas de visualização dos resultados provenientes da metodologia MaxDiff: Geral, Ranking, Importância, Dispersão e Barras.

Para conhecer mais sobre cada uma delas, acesse nossa central de ajuda sobre a metodologia MaxDiff.

Dentre as opções disponíveis, uma das formas de leitura de resultados mais eficiente e intuitiva é o ranking, pois nos exemplifica de forma facilmente visível qual atributo é mais valorizado pela amostra.

Se você quer se aprofundar mais no assunto ou restou alguma dúvida sobre a metodologia MaxDiff, considere entrar em contato com um de nossos especialistas.

Foto de capa by FreePik


Início