Como montar um teste de conceito de produto com a MindMiners

A realização de um teste de conceito de produto garante melhores retornos junto aos consumidores. Comece sua pesquisa agora mesmo!


clock
3 min
Como montar um teste de conceito de produto com a MindMiners

Frases como "tenho uma ideia inovadora para um serviço”, “produto como esse você nunca viu”, ou até “vou fazer meu primeiro milhão com esse produto que vou lançar”, já foram ditas por diversos empreendedores, profissionais de marketing e pesquisadores ao longo de suas carreiras.

Mas será que afirmações como essas são embasadas por dados, ou somente pelo feeling e empolgação de seus criadores?

Para acabar com essa dúvida, um Teste de conceito pode (e deve) ser aplicado para o público-alvo do seu novo produto/serviço, para dimensionar a sua aceitação, e assim garantir um lançamento seguro e de sucesso.

“Eu li no blog da MindMiners que não é bom seguir o seu feeling no lançamento de um novo produto”. Opa, não estamos dizendo isso!

Pelo contrário, sabemos da importância das experiências acumuladas ao longo da nossa vida profissional e pessoal para atravessarmos com sucesso o vasto campo da inovação. O que buscamos aqui, no entanto, é somar uma metodologia de pesquisa a tudo isso, com testes de conceito de produto.

O objetivo deste artigo não é criar um tutorial de como lançar produtos inovadores, mas mostrar os principais passos para você testar o seu novo produto ou serviço com os consumidores, e com isso, seguir com o seu desenvolvimento e lançamento, ou até mesmo recalcular a rota. Vamos lá?

Agilidade para o seu teste de conceito

Entre a ideação, o desenvolvimento e lançamento de um produto, os prazos costumam ser mais curtos do que gostaríamos, e nem sempre é rápido e viável encaixar uma pesquisa ao cronograma.

Pensando nisso, desenvolvemos as Metodologias MindMiners, que são questionários prontos para uso, elaborados por especialistas em pesquisa, com relatórios analíticos, gerados automaticamente após a coleta de respostas, os Dashboards de Resultados.

Visualização dos dashboards de resultados da metodologia de Teste de conceito de produto

Passo a passo para montar um teste de conceito de forma ágil

Pareceu complexo realizar um teste de conceito? Acompanhe o nosso passo a passo com elementos básicos de uma pesquisa desse tipo e entenda como o processo pode ser mais simples!

1º passo: Criar um conceito inovador

Uma dica que podemos lhe dar é: pense sempre na competitividade de seu produto/serviço frente à concorrência. Isso auxilia na criação de um conceito claro e de sucesso.

O questionário de Teste de Conceito de Produto permite mapear o entendimento que o público-alvo possui do seu produto, além do quão atrativo ele é, utilizando filtros sócio-demográficos e/ou comportamentais.

2º passo: Entender qual é o real potencial de mercado do novo produto/serviço

Para isso, recomendamos uma pesquisa na plataforma de Human Analytics da MindMiners com a metodologia de Teste de Conceito de Produto.

A nossa plataforma é intuitiva, e por se tratar de um questionário pronto, você deverá preencher apenas a tela de setup, com as seguintes informações:

Nome da marca;
Conceito do produto/serviço que deseja testar;
Definição de preço do produto/serviço.

Um exemplo de case de sucesso de um teste de conceito, foi o lançamento do novo sabor do chocolate da linha Baton, no qual a Garoto realizou uma pesquisa com a MindMiners para validar o conceito e outros atributos do novo chocolate para lançar ao mercado.

Photo by Empório Nestlé

3º passo: Descartar ideias com baixo potencial e focar na estratégia de Marketing

Além do Teste de conceito de produto, você também pode usar o questionário pronto da Metodologia MindMiners de Comparativo de conceitos de produto, e com ela eliminar ideias de produtos/serviços com baixo potencial de mercado.

Por fim, os resultados das suas pesquisas irão orientar os profissionais de Marketing quanto às características e benefícios que deverão ser  comunicados nos novos lançamentos  — e para além deles — ao público-alvo.

Para saber mais sobre a estrutura do questionário de Teste de Conceito, e quais resultados ele irá entregar, clique aqui.

Quer experimentar esta e outras Metodologias MindMiners? Faça um cadastro rápido e utilize gratuitamente a nossa plataforma por 15 dias! Comece hoje mesmo a pesquisar de um jeito diferente!

(Fonte capa: Agenlaku Indonesia on Unsplash)


Início