Como a pesquisa de marketing pode ser usada pela área de Produto?

Quer ter sucesso com um produto novo ou na reformulação de algum já existente? Invista em pesquisas de marketing!


clock
5 min
Como a pesquisa de marketing pode ser usada pela área de Produto?

Vamos começar com um spoiler! Testar um conceito, inovar na fase da criação e mensurar a competitividade de um produto são apenas algumas das coisas possíveis ao aplicar pesquisas de marketing para empresas que lidam diariamente com desenvolvimento de produtos.

Engana-se quem pensa que esse tipo de pesquisa é melhor aplicada para campanhas de marketing, pois uma pesquisa pode ser utilizada em todas as etapas do desenvolvimento ou reformulação de um produto, desde as fases da ideação até o lançamento.

Mas agora, sem spoiler, podemos dizer que o não investimento nesse tipo de estratégia pode acarretar no fracasso dos produtos no mercado, no lançamento em um período incorreto e até em gastos desnecessários, provocando perdas financeiras.

Neste artigo você vai entender por que a pesquisa de marketing é tão eficiente para essa área e como tirar o melhor proveito da ferramenta. Acompanhe!

Além do Marketing: os benefícios da pesquisa de marketing para o departamento de Produto

A pesquisa de marketing é uma ferramenta importante para a área de produto, pois ajuda a pensá-lo a partir do entendimento das necessidades e desejos dos clientes em relação ao produto.

Essa ferramenta pode trazer muitos benefícios para o departamento, pois ela ajuda a identificar oportunidades de mercado que podem auxiliar na criação de lançamentos ou na melhoria dos produtos existentes.

Além disso, a pesquisa pode ser usada para avaliar a aceitação do produto no mercado, antes mesmo do seu lançamento. Isso pode ajudar a prever o sucesso do produto e tomar decisões melhor embasadas para planejar o lançamento de forma estratégica.

Qual a aplicação prática da pesquisa para ações de Produto?

A pesquisa de marketing pode ser integrada em todas as etapas do processo de desenvolvimento do produto.

Ainda na fase de ideação, a pesquisa pode ser usada para identificar oportunidades de mercado, entender o que os consumidores sentem falta, qual a opinião dos consumidores em relação à concorrência, quais são suas dores, expectativas, entre outros.

Na fase de desenvolvimento, a pesquisa pode ser usada para avaliar a aceitação do produto no mercado e entender a experiência do usuário para evitar que ele fracasse, como já aconteceu com muitas empresas. Também é possível identificar tendências do mercado nessa fase a partir dos apontamentos dos clientes.

A pesquisa de marketing também pode ser usada para melhorar a experiência do usuário do produto. Essa é uma etapa importante para as áreas de UX, pois é possível entender os gaps na experiência do usuário, quais são as melhorias na usabilidade, no design, na navegabilidade e nas funcionalidades do produto e tomar medidas para corrigi-los.

duas embalagens em formato de tubo em cima de dois suportes circulares
Photo by The Halal Design Studio

Como isso acontece em cada etapa, afinal?

Aqui estão algumas fases nas quais a área de produto pode usar a pesquisa de marketing:

1- Ideação:

Essa é uma pesquisa prévia que pode fornecer informações valiosas sobre o que os clientes estão procurando em um produto ou serviço, o que pode ajudar a guiar o desenvolvimento de novas ideias para o seu portfólio.

Além disso, esse tipo de pesquisa de mercado pode ajudar a identificar nichos de mercado que ainda não foram explorados, dando ao departamento de produto uma vantagem competitiva.

Essa etapa é muito importante para entender se o planejamento traçado pela companhia está no rumo certo e se o produto tende a ser relevante ou eficiente para o seu consumidor.

2- Desenvolvimento:

A pesquisa de marketing também pode ser usada durante a fase de desenvolvimento do produto, na prática. Um exemplo de aplicação aqui é testar conceitos e validar ideias iniciais.

Para essa etapa, com a plataforma da MindMiners é possível avaliar o potencial do conceito de um produto a partir de percepções, necessidades e desejos associados a ele e os recursos que mais desejam, seja do conceito do produto ou da embalagem.

Dependendo do tipo de produto a ser ofertado, também é importante avaliar os claims de embalagens, e essa é a ferramenta ideal para determinar quais informações devem estar contidas na embalagem do seu produto para atrair atenção.

Aqui temos um artigo sobre isso para te ajudar a definir e testar os melhores claim de produto. Aproveite para se aprofundar.

Por fim, tenha em mente que essas pesquisas podem ajudar a entender se o produto será bem recebido pelos clientes e se é viável do ponto de vista comercial.

3 - Lançamento:

Essa pesquisa tende a avaliar a resposta dos clientes ao novo produto antes e depois do lançamento e se as expectativas foram superadas ou não. Ela visa ajudar o departamento a entender como o produto é percebido pelos consumidores e identificar os pontos de melhoria e adaptação antes do lançamento oficial.

Antes do lançamento, também é possível ter um panorama geral dos melhores preços a serem praticados a partir da pesquisa de PSM, voltadas às estratégias de precificação e que visa avaliar o melhor preço possível a partir das indicações de potenciais compradores.

Cruzando dados da pesquisa com dados internos do time de Produto

Viu quantas possibilidades a pesquisa de marketing oferece para que a área de produtos possa ser mais estratégica? Mas para obter insights mais precisos, é importante cruzar os dados da pesquisa com dados internos do time de Produto.

Isso pode incluir dados de vendas, métricas de engajamento, feedback de clientes e outras informações pertinentes ao negócio.

Tenha em mente que a pesquisa de marketing não deve ser usada somente em momentos pontuais, mas sim como uma ferramenta contínua de análise e aprimoramento do produto e ser vista como uma aliada do setor em todas as suas ações.

Entendendo os resultados da pesquisa de marketing

Para compreender os resultados da pesquisa de marketing, o time de produto pode contar com a ajuda do departamento de marketing ou de profissionais mais técnicos, como os CMIs (Consumer Market Insights).

Eles podem fornecer insights valiosos sobre o mercado e os clientes, além de ajudar a interpretar os dados da pesquisa.

Ao integrar os dados da pesquisa de marketing com os dados internos do time de produto, as empresas podem obter uma visão mais holística dos clientes e do mercado. Isso pode incluir dados de vendas, engajamento do usuário e feedback do suporte ao cliente.

A análise desses dados em conjunto é essencial para as empresas identificarem padrões e tendências importantes que podem orientar o desenvolvimento de produtos no futuro.

Ao fazer isso, as empresas podem obter uma compreensão mais profunda do mercado, bem como desenvolver produtos cada vez mais inovadores e à frente da concorrência. Por isso, a coleta e análise precisa ser estratégica e centrada em uma cultura data-driven.

Quer entender de forma prática como a pesquisa de marketing pode ajudar suas estratégias de produto e como utilizá-la mesmo sem ser expert em pesquisas? Aproveite para experimentar a nossa plataforma gratuitamente, por 15 dias, e ver as diversas possibilidades de criar questionários para as várias fases das suas estratégias!

banner-trial

(créditos imagem de capa: Ayush Bharshankar)


Início