Pesquisa de saúde de marca: quão saudável é a sua marca?

A metodologia permite entender como sua marca está sendo vista pelos consumidores, quais são os atributos que apresentam problemas e a comparação com a concorrência.


clock
4 min
Pesquisa de saúde de marca: quão saudável é a sua marca?

Qual é a primeira marca que vem à mente do seu consumidor quando pensa na categoria? Quais marcas são mais compradas e consideradas? A base de conhecedores é convertida em reais compradores da marca? Se não, por que isso acontece?

Tem curiosidades como essas sobre a sua empresa? Neste artigo você encontra tudo o que precisa para entender um pouco mais sobre a metodologia de avaliação de Saúde de Marca e como a MindMiners te ajuda a responder as principais questões relacionadas à saúde da sua marca.

O que é a metodologia de Saúde de Marca?

A pesquisa de Saúde de Marca funciona como um guia para mapear o momento atual de uma marca e entender o que os consumidores pensam sobre ela.

Desde o cenário de categoria em que ela está inserida até entender se as percepções que os consumidores têm sobre ela estão realmente alinhadas com seus objetivos.

Essa metodologia promove uma avaliação abrangente e, ao mesmo tempo, detalhada da sua marca, a partir da opinião de seus reais e potenciais consumidores, para identificar seus pontos fortes e fracos.

Awareness de marca, funil e força de marca e consideração de compra são apenas algumas das dimensões contempladas em uma pesquisa desse tipo. Na prática, ela é indicada para aqueles que buscam uma solução para alavancar os resultados da sua estratégia de branding.

Quando devo fazer um estudo de Saúde de Marca?

Qualquer empresa pode (e deve) realizar uma pesquisa de saúde de marca, independentemente do seu porte e segmento. Ela pode ser ainda mais estratégica para empresas cujos mercados estão passando por mudanças ou crises.

Além disso, é recomendada para negócios que buscam alinhar sua comunicação com suas metas e em casos de reposicionamento e redesenho de targets.

Com nossa pesquisa de saúde de marca você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

  • Qual posição sua marca ocupa na mente e coração dos consumidores?
  • Como sua marca é percebida no mercado?
  • Como ela performa dentro do funil de consumo e em qual etapa de aproximação com o cliente ela pode se fortalecer?
  • Quais atributos da sua marca devem ser usados como fonte de diferenciação em seus esforços de comunicação?
  • Como a sua marca se destaca frente à média do mercado nos aspectos de equity?

Como é o estudo de Saúde de Marca?

Os blocos de perguntas (e a sequência em que são apresentadas) são pensadas para avaliar os principais aspectos que compõem a saúde de uma marca. São eles:

Awareness de marca: avalia aspectos como lembrança espontânea, lembrança estimulada e o grau de familiaridade do consumidor com a sua marca versus marcas concorrentes.

Funil de marca: do conhecimento à compra frequente, avalia como a sua marca performa frente aos concorrentes. Mede a performance da sua marca em cada uma das etapas do funil de consumo: conhecimento, consideração, experiência anterior, frequência de compra, preferência de marca e rejeição à marca.

Imagem de marca: identifica como a marca é percebida por seus reais e potenciais consumidores a partir de atributos de posicionamento de marca previamente definidos vs. concorrentes. Também ajuda a identificar as fraquezas da sua marca em relação às outras.

Força de marca: as perguntas desse bloco são voltadas a entender como os consumidores enxergam o posicionamento da marca e onde devem ser concentrados esforços para que a sua marca ganhe destaque frente à concorrência.

Que tipo de resultados posso esperar de um estudo de Saúde de Marca?

Awareness de Marca:  como o objetivo aqui é avaliar diferentes estágios de lembrança de marca, a pesquisa da MindMiners alcançar respostas como:

  • Top of mind: identificação da primeira marca da categoria que vem à mente do consumidor.
  • Lembrança espontânea: além da primeira marca, identifica-se quais outras marcas vêm em mente quando o respondente pensa na categoria.
  • Lembrança estimulada: o respondente deverá selecionar as marcas da categoria que conhece, mesmo que só de ouvir falar, dentro de uma lista previamente preenchida.

Funil de Marca: o funil de consumo avalia se a base de conhecedores da marca é realmente convertida em reais compradores.

banner-clusters

É possível ter um panorama de qual o nível de conversão em todos os níveis do funil, assim como o consumo em determinado período e maior frequência de consumo — bem como os níveis de preferência e rejeição.

Adicionalmente, as taxas de conversão indicam quanto de cada estágio do funil de consumo é convertido para os estágios seguintes.

Imagem de Marca: os resultados da pergunta de imagem de marca indicam o quanto os consumidores concordam que uma marca se destaca dentre os principais pilares associados aos seus produtos, em comparação à concorrência. Entenda quais são os atributos que os consumidores associam à sua marca para:

  • Estabelecer uma base para monitorar mudanças futuras.
  • Entender os diferenciais e fraquezas em termos de posicionamento em relação aos meus concorrentes.
  • Identificar quais concorrentes ocupam o mesmo território de imagem que a sua marca.

Por fim, saiba que realizar um estudo de Saúde de Marca é essencial para qualquer perfil de empresa e sempre trará informações relevantes e que ajudarão sua marca em qualquer fase que esteja, seja de introdução no mercado, expansão ou alcançar a maturidade nos negócios.

Quer entender como funciona esse tipo de pesquisa na prática? Clique no banner abaixo e experimente sem custos por 15 dias e veja quantas possibilidades!

banner-trial

Início