Como a área de CMI pode ir além dos dados?

A área de CMI realiza atividades valiosas para ajudar nas estratégias dos setores e nas tomadas de decisão. Saiba como ir além!


clock
4 min
Como a área de CMI pode ir além dos dados?

Trabalhar com dados e usá-los a favor das decisões da empresa são atividades rotineiras para todo profissional que atua na área de CMI (Consumer Market Insights). Mas como aumentar a relevância do trabalho, impactar verdadeiramente o negócio e ter mais voz estratégica?

Entendemos que antes de mudar o negócio, é preciso impactar os times das diversas áreas da organização, não só ajudando-os a tomar decisões baseadas em dados, mas a acreditar que a área de Insights é parceira nas tomadas de decisão. O setor também precisa ser visto com uma fonte de conhecimento para toda a empresa.

Entenda como transformar a área de Insights, ampliando a sua importância, e saiba como é possível ir além da obtenção e análise de dados com um novo jeito de atuar.

Os desafios dos profissionais de CMI

Em linhas gerais, a principal atividade da área de Consumer Market Insights é olhar para o consumidor do ponto de vista quantitativo e qualitativo para entender suas necessidades e motivações de compra.

Nesse sentido, seu insumo de trabalho mais importante são os dados e, por isso, pesquisa é um recurso fundamental do seu dia a dia.

Desde entender o que pode motivar os consumidores a comprar um novo produto ou serviço até as razões de eles desistirem dessas compras, tudo é analisado pelo setor de Consumer Market Insights.

No entanto, nem sempre os profissionais CMIs têm uma visibilidade de todas as dores do negócio para atuar com mais estratégia. Da mesma forma, nem sempre contam com autonomia para atuar da forma que precisam, já que dependem das ações e do budget de marketing.

Outros desafios para os CMIs são: encontrar parceiros ideais, que realmente entreguem dados confiáveis, e o receio de trocar esses parceiros e acabar perdendo qualidade ou que não consigam entregar no tempo que precisa.

Diante desses obstáculos, como os CMIs podem inovar e ser mais estratégicos e propositivos?

Como aumentar a voz estratégica da área de Consumer Market Insights

Quando trata-se de geração de valor para o negócio, os CMIs exercem um papel super importante. Eles ajudam a mudar os cenários de uma marca e contribuem para a geração de receitas, no planejamento e realinhamento de processos, além de influenciar na tomada de decisões valiosas.

Veja algumas possibilidades de potencializar o poder desse departamento e ir além da análise de dados.

Atuar como gerador de conhecimento

Todo setor tem uma questão-problema a ser resolvida, mas nem sempre esses setores sabem identificar esse problema de forma fácil ou de onde ele vem. O que acontece é que área de Pesquisa e Insights é munida de recursos que ajudam a desvendar essas questões para as outras áreas, pela própria natureza das atividades que desempenha.

equipe praticando remo
Photo by Josh Calabrese

É aí que entra a parceria com os setores e a atuação como uma área facilitadora, uma geradora de dados que são transformados em conhecimento. Como profissional que trabalha com pesquisa e marketing, você já deve saber que nem sempre as áreas têm a real noção de quais problemas estão enfrentando.

Muitas vezes, acredita-se que o caminho X é o mais eficiente para resolver um desafio de negócio, mas quando mergulha-se sobre o problema, é comum entender que será necessário traçar outras rotas.

Pode acontecer, por exemplo, de a empresa ainda não saber bem qual é a sua principal audiência ou qual é o perfil ideal para consumo de um novo produto. E essas rotas são difíceis de planejar sem o auxílio dos CMIs nas organizações.

Ao atuar lado a lado das demais áreas, o CMI será capaz de ajudar a desvendar onde está o problema, traçar possíveis caminhos a partir de pesquisas de mercado e da utilização estratégica de Desk Researchs.

Sendo assim, a partir dos dados e das informações que o CMI consegue extrair e analisar, os outros setores passam a enxergar a área de Insights como uma geradora estratégica de conhecimento, na qual os dados servirão de embasamento para as melhores tomadas de decisão.

Auxiliar na redução de custos

Pode acontecer de um departamento precisar de informações que a área de CMI já tenha disponíveis em outras pesquisas já realizadas. Com isso, é comum utilizar o Desk Research — que é uma pesquisa secundária, exploratória — de dados que já estão coletados e prontos para uso.

Com o cenário financeiro desafiador que muitas empresas vêm enfrentando nos últimos anos, essa é uma boa maneira de reduzir custos com pesquisa sem abrir mão de recursos tão valiosos que são os números e dados sobre o comportamento do consumidor.

Escolher não apenas fornecedores, mas parceiros

Umas das principais dúvidas dos CMIs é se vale a pena investir tempo e dinheiro com empresas que não conhecem bem e com atividades que não sabem se vão ser úteis para o negócio. Questionamentos assim são muito plausíveis, já que direcionar o budget com eficiência é de extrema importância para qualquer empresa.

Portanto, sabemos que a confiabilidade dos dados é algo que um CMI olha com bastante atenção, pois uma escolha errada é um passo para trás em relação à credibilidade e ao objetivo da área como um todo.

No entanto, o mercado de pesquisa está bastante aquecido nos últimos anos e existem outras opções além dos institutos de pesquisa com entregas de alto nível de qualidade e agilidade, como as plataformas de pesquisa digital. Além disso, com projetos de pesquisa cada vez mais complexos, metodologias pouco flexíveis podem não ser mais a solução.

Leia mais: Instituto de pesquisa tradicional ainda consegue atender às demandas atuais?

É possível obter respostas variadas sobre diversos perfis de consumidores com rapidez e contar com a ajuda de especialistas em pesquisas para a realização de projetos ou análises aprofundadas.

Investir em parceiros que ajudem a ir além e a destravar projetos também é uma das formas de CMIs inovarem e serem ainda mais relevantes para seus negócios.

E claro, ninguém faz investimentos tão importantes e estratégicos para as empresas sem antes testá-los para entender se existe compatibilidade com as necessidades da companhia.

Se você busca inovar em pesquisas, obter insights que mais importam e ajudar os seus times a tomar as melhores decisões, aproveite para conhecer a nossa plataforma agora mesmo!

São 15 dias gratuitos para experimentar, conhecer infinitas possibilidades e obter ajuda do nosso time de especialistas. É só clicar no banner abaixo para começar!

banner-trial

(crédito foto de capa: Ryoji Iwata)


Início