Descubra novas formas de aplicar pesquisa de marketing

Aprenda como aplicar pesquisa de marketing de maneira automatizada e com foco em atender a demanda de seu negócio


clock
5 min
Descubra novas formas de aplicar pesquisa de marketing

Quando você compreende o comportamento do consumidor e da sua concorrência, existe uma maior propensão a se sobressair no mercado. Para isso, muitos profissionais recorrem a uma pesquisa de marketing para fundamentar as suas estratégias.

Neste artigo, você vai aprender a escolher o melhor modelo de pesquisa de marketing para o seu negócio. Está pronto? Então, boa leitura!

Como funciona uma pesquisa de marketing?

Em uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar diversos tipos de pesquisa de marketing, mas todos levam em consideração o planejamento, a execução e a apresentação dos resultados, com o desenvolvimento de insights a partir dos dados obtidos sobre como atingir seu objetivo, que pode ir desde aumento de reconhecimento de marca a uma maior geração de leads.

O processo pode ser o mesmo, mas existem particularidades para cada negócio e setor de atuação.

Saibamais: a MindMiners trabalha com mais de 40 modelos de questionário de pesquisa prontos para uso.

O processo de elaboração de uma pesquisa de mercado segue as seguintes etapas:

Reconhecimento do problema

O primeiro passo é entender qual problema de marketing seu negócio ou produto está sofrendo, já que a pesquisa de marketing auxilia na tomada de decisão para resolvê-lo. Um exemplo seria uma taxa de abandono (churn) alta, o que pode ser solucionado ou minimizado por meio de pesquisa.

Antes mesmo de começar uma pesquisa de marketing, você deve ter em mente o recorte do mercado que deseja pesquisar. Isso vai ser fundamental para o desenvolvimento do projeto. Quer entender os hábitos do seu consumidor ou deseja identificar uma oportunidade de mercado? Independentemente da finalidade, é preciso ser objetivo.

Caso você precise, a MindMiners possui em nossa plataforma de pesquisa automatizada, modelos de perguntas prontos para usar, dashboards para analisare entender o comportamento e dados demográficos dos seus consumidores.

Planejamento

Com o problema definido, é importante pensar acerca da importância da pesquisa. Quais questões você espera que sejam sanadas e como isso vai ajudar a sua empresa a tomar decisões?

Dessa forma, já é possível pensar na melhor maneira de obter os dados necessários para compreender e resolver o seu problema e escolher qual será a fonte desses dados. Também é no planejamento que se discute a melhor maneira de aplicar a pesquisa de marketing, se online ou presencial.

Execução

É durante a execução que começa o levantamento dedados, buscando saber qual o melhor método de coleta de respostas. É importante ter prazos definidos, para que as outras etapas não saiam do controle.

Nessa fase, você já deve escolher se a pesquisa será levada à frente pelo time interno  ou por uma empresa qualificada. Isso irá influenciar desde a elaboração do questionário, coleta de respostas por amostra, representatividade, tabulação dos dados e apresentação dos resultados.

Apresentação dos resultados

A análise dos dados obtidos é fundamental para conseguir cumprir os objetivos definidos na fase do planejamento. De nada adianta conseguir informações na etapa de execução, se o trabalho de tabulação e análise forem mal-executados na apresentação de resultados. Pensando nisso, a plataforma realiza este trabalho e apresenta de forma visual e prática para tomada de decisões.

Além disso, ainda é possível contratar o serviço de um time de especialistas que irá conduzir sua pesquisa do início ao fim.

Uma análise apurada permite gerar insights acionáveis para a sua empresa e contribui para atingir seus objetivos.

Quais são os tipos de pesquisas de marketing?

Você pode ter acesso a informações sobre o mercado em que atua de duas formas principais. São elas:

Pesquisas primárias

Os dados obtidos por meio de uma pesquisa primária são mais valiosos, pois servem diretamente para a sua finalidade. Para consegui-los, você vai precisar de mais tempo e mão de obra, já que terá de trabalhar para obter a informação — com a criação de questionários, a seleção do público que irá respondê-los, a aplicação e a interpretação dos resultados.

A vantagem é que todas essas etapas podem ser segmentadas para o problema reconhecido inicialmente.

Pesquisas secundárias

Esse tipo de informação pode ser obtida por meio de dados na internet, em pesquisas de mercado já existentes ou até mesmo em bases de agências públicas, como o IBGE, bibliotecas e conselhos locais.

Outra forma comum e mais recente é o social listening, em que é realizado um monitoramento de conversas, tópicos relevantes, menções à marcas e outras palavras-chaves específicas para encontrar oportunidades de conteúdo e até mesmo para direcionar ações.

Encontrar dados que colaborem com os seus objetivos pode ser uma tarefa difícil. Por isso, é aconselhável basear-se em pesquisas secundárias e colocar ações de marketing em prática depois da aplicação de uma pesquisa primária.

(Imagem do Clube de Vazamento)

Como posso aplicar uma pesquisa de marketing?

Existem diversas formas de aplicar uma pesquisa de marketing, e o ideal é escolher o mais adequado para seu problema de marketing. Existem alguns tipos de pesquisa, podendo ser digital e presencial, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Pesquisas Digitais

Já parou para pensar como as grandes empresas conseguem ter sucesso em cada ação que realizam, como se conseguissem medir a satisfação do cliente e sempre sair na frente da concorrência constantemente e sem muito esforço? A resposta pode estar no uso de pesquisa digital.

Hoje, é mais vantajoso contar com uma plataforma de pesquisa digital automatizada, devido à sua maior agilidade na obtenção de insights, e por ela conseguir cumprir o papel de diversas metodologias tradicionais e ainda permite combiná-las, conforme a sua necessidade.

Por meio de uma pesquisa digital, é possível resolver diversos desafios de marketing, desde a concepção de novos produtos, a otimização das vendas, o lançamento de novas campanhas e até a manutenção do engajamento dos clientes.

Existem algumas opções de plataformas de pesquisa digitais no mercado, mas para não errar na escolha de uma, tenha atenção a essas dicas:

1- Busque plataformas de inteligência de marketing que permitam criar, analisar e distribuir questionários de maneira simplificada e rápida;

2- Priorize empresas que possuam painel com pessoas prontas para responder às suas perguntas. Como o MeSeems, painel proprietário da MindMiners;

3- Prefira metodologias prontas, que permitam compreender a opinião e o comportamento do consumidor sem precisar construir uma pesquisa do zero, o que te fará ganhar tempo;

4- Observe se a plataforma conta com dashboards intuitivos, por onde é possível acompanhar tudo em tempo real e gerar insights diretamente com o seu público-alvo.

Pesquisas presenciais

A abordagem presencial demanda mais trabalho e custo, porém, é possível obter resultados específicos, conforme as suas finalidades. Um dos enfoques possíveis é o teste de campo. Ele serve para simular a experiência de venda por meio da distribuição dos produtos em lojas selecionadas para observar a resposta dos clientes. Desse modo, é possível obter informações sobre aspectos como:

  • ajustes de preço;
  • melhoria da embalagem;
  • mudanças nas estratégias de comunicação;
  • modificações nos produtos.

Ao mesmo tempo, esse método permite construir um relacionamento com donos de lojas ou sites de vendas na web, além de ser uma forma que o pequeno empresário tem de testar seu produto, na prática. A desvantagem, é que você precisará de mais tempo para obter resultados mensuráveis e dependerá da contratação de entrevistadores para coletar os dados.

Devo contratar um instituto ou fazer por conta própria?

Considere sempre o custo-benefício, o tempo e o conhecimento que sua equipe possui.

Esqueça o sinônimo de pesquisa como algo caro, hoje, é muito mais fácil contratar pesquisas de mercado personalizadas e elaboradas por equipes experientes no assunto. A economia de tempo e a qualidade da análise de dados podem fazer toda a diferença no final. Fale com nossa área de atendimento e saiba mais.

Agora que você já entende um pouco mais sobre pesquisas de marketing, assine a nossa newsletter e continue recebendo materiais como este no seu e-mail!


Início