Claims são informações complementares presentes nas embalagens, materiais de comunicação e pontos de venda que agregam valor ao produto por destacarem seu(s) benefício(s). O claim de produto deve ser claro, objetivo e atrativo para que cumpra sua função. E para garantir que o claim corresponde a esses critérios é recomendado realizar uma pesquisa de teste de claim.

Uma pesquisa de teste de claim permite avaliar quais as melhores informações para fazer com que o consumidor preste mais atenção no seu produto.

A metodologia MindMiners de teste de claim busca coletar feedbacks de consumidores reais, mapeando argumentos sólidos que transmitam os benefícios do produto e, ao mesmo tempo, atendam aos desejos do público-alvo.

Na prática, você poderá testar diferentes opções de claim para escolher aquele com maior potencial de sucesso na hora da venda.

Quando realizar o teste de claim?

Qualquer empresa que vai lançar um novo produto ou reposicionar um produto antigo pode (e deve) realizar uma pesquisa de teste de claim para avaliar o que colocar em destaque em sua embalagem ou material de comunicação.

Ela pode ser ainda mais estratégica para marcas que buscam entender qual caminho seguir nas etapas de desenvolvimento de um novo produto ou qual a melhor estratégia para o desafio de se destacar frente à concorrência.

Com nossa pesquisa de teste de claim você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

  • Como os potenciais consumidores reagem ao conceito do produto?
  • Qual opção de claim melhor traduz o benefício do produto?
  • As informações trazidas pelo claim são atrativas? Diferenciam o produto? Despertam a vontade de consumir?
  • Qual claim mais combina com a marca do produto?

Qual a estrutura da pesquisa de teste de claim?

Na plataforma MindMiners você encontrará o modelo de questionário de teste de claim pronto para uso.

As perguntas (e a sequência em que são apresentadas) foram pensadas para avaliar qual o melhor claim para seu produto.

  • Impacto do conceito: Após apresentar o conceito do produto, as primeiras questões buscam identificar o quanto os respondentes gostaram.
  • Avaliação de atributos: Agora que já conhecem o conceito do produto, as diferentes opções de claim começam a ser apresentadas a fim de compreendermos o potencial de cada uma delas pensando em atratividade, atenção, diferenciação e qualidade.
  • Associação de marca: Avalia a relação do respondente com a marca e o nível de conexão da marca com o conceito.
  • Intenção de compra: Intenção de comprar, frequência de uso do produto e, para os casos nos quais se aplicar, se o respondente estaria disposto a substituir o produto/serviço que utiliza pelo apresentado na pesquisa.

Quais insights um teste de claim irá me entregar?

A pesquisa de teste de claim da MindMiners foi desenvolvida com o objetivo de entregar insights como:

  • Avaliação visual e didática do(s) seu(s) claim(s), com possibilidade de compará-los para identificar qual o mais indicado.
  • Entendimento da reação despertada em seus potenciais consumidores pelo(s) claim(s) de produto(s) testado(s).
  • Grau de interesse despertado pelo(s) claim(s) e seu impacto na intenção de compra daquele produto/categoria.
  • Mapa das forças e fraquezas de cada um dos claims testados.
  • Oportunidades e gaps do produto para a promoção de melhorias dos claims.

Impacto do conceito: a primeira parte do questionário de teste de claim busca identificar, após o conceito do produto ser apresentado, o quanto o consumidor gostou do que viu e/ou leu. Para isso, a pesquisa avalia dois aspectos principais:

  • Pontos fortes: o que os respondentes mais gostaram.
  • Pontos fracos: o que os respondentes menos gostaram.

A plataforma da MindMiners gera uma nuvem de palavras com os termos mais citados, de modo a oferecer insights qualitativos e facilitar a análise.

Avaliação de atributos: já a segunda parte apresenta várias opções de claim ao entrevistado para mensurar seu potencial de sucesso a partir de uma série de atributos. São eles: atratividade, unicidade, potencial de diferenciação e qualidade.

Dessa forma você poderá compreender a relação entre cada atributo e a avaliação geral do conceito, permitindo assim que você possa identificar pontos de melhoria no claim.

Associação de marca: um bom conceito não pode ser eficaz por si só. É necessário que ele tenha sinergia com a marca que o está promovendo. Aqui, será possível avaliar essa relação a partir da perspectiva do potencial consumidor.

  • Relação com a marca: o respondente já conhecia a marca anteriormente? Que tipo de relação possui com ela?
  • Conexão marca, conceito e claim: o conceito e o claim combinam com a marca por trás do produto?

Intenção de compra: todo claim objetiva ser forte e marcante o suficiente para despertar uma necessidade ou um desejo no consumidor. Por isso, na última parte do nosso questionário, buscamos compreender o impacto causado.

  • Intenção de compra: qual a sua intenção de comprar esse produto?

Caso o seu produto venha como substituto para alguma solução já disponível no mercado, será possível avaliar ainda a probabilidade do respondente de realizar essa troca.

Resumindo, esse tipo de pesquisa vai auxiliar no melhor direcionamento para seu claim de produto, garantindo que ele transmita com clareza todas as informações relevantes para o bom desempenho dele no mercado.

Seu claim transmite corretamente os benefícios do seu produto?
Faça um trial da nossa plataforma e veja essa metodologia na prática