Respondentes reunidos em um aplicativo: quais as vantagens deste tipo de painel?

Para falarmos sobre as vantagens na utilização de um painel de respondentes que é, na verdade, um aplicativo, precisamos entender alguns conceitos básicos: o que são respondentes? E o que seria um painel de respondentes?

Respondentes são nada mais do que as pessoas que respondem uma pesquisa. A definição do perfil dos respondentes de uma pesquisa é uma etapa muito importante . Isso porque, se você conversar com uma amostra enviesada ou que tenha sido segmentada de maneira incorreta, os resultados obtidos podem te direcionar para uma tomada de decisão equivocada – o que pode sair muito caro lá na frente.

Para reunir esses respondentes e fazer com que seja fácil acessá-los para uma pesquisa, é muito comum a criação de um painel. Na prática, portanto, quando você ouvir sobre um painel de respondentes de pesquisa saberá que ele diz respeito a um grupo de indivíduos reunidos em um único local e que estão sempre prontos para responder perguntas dos mais diversos segmentos e áreas. 

Na MindMiners, trabalhamos com um painel respondentes proprietário e exclusivo, o MeSeems, que reúne mais de 400 mil usuários no Brasil. Além do volume de pessoas ali existente, o MeSeems hoje conta com uma série de outros diferenciais, que serão listados a seguir. Mas, antes de tudo, e para garantir a confiabilidade dos respondentes ali reunidos, somos os responsáveis por um complexo e criterioso processo de revisão de toda etapa de cadastramento, validação dos dados fornecidos como CPF, verificação das respostas de acordo com a metodologia do Critério Brasildentre outras medidas.

Mas, quais as vantagens de ter respondentes reunidos em um aplicativo?

1. O MeSeems é uma rede social

Mais que um painel respondentes que funciona em um aplicativo, o MeSeems é uma rede social de opinião. Os usuários, além de responderem pesquisas para ganhar pontos que podem ser trocados por vale ingressos e vale presentes interagem entre si, auxiliando “novatos” e compartilhando experiências

Um dos melhores exemplos são os grupos e comunidades criadas para os nossos usuários:

Os grupos são aqueles que não foram criados para uso dos clientes MindMiners, mas funcionam como incentivador para que os os usuários possam conversar sobre determinados assuntos com outros usuários, de forma mais organizada, e consequentemente utilizar o nosso aplicativo com mais frequênciaUm exemplo é o grupo sobre “Maternidade”onde mães e pais podem compartilhar dúvidas, ideias e informações sobre o tema.

Não seria sustentável um feed com diversas informações, misturando maternidade e futebol, por exemplo. Por isso, foram criadas categorias que se diferenciam em alguns pontos:

O principal objetivo é permitir ou possibilitar que os usuários conversem e compartilhem suas opiniões com os outros usuários e passem mais tempo no aplicativo, sem ter o intuito de responder pesquisas.

2O MeSeems é também um espaço interativo e sem viés comercial

Como mencionamos, os usuários do aplicativo MeSeems interagem entre si, como acontece na maioria das redes sociais. Isso garante que as respostas da pesquisa sejam realizadas em um ambiente sem viés comercial, onde as pessoas têm o costume de compartilhar as suas ideias e opiniões, sem se preocuparem em concordar entre si.

Gamification

Como vimos no exemplo acima, a usuária conseguiu o “Troféu Coliseu” por conta da ajuda dos usuários da base MeSeems, uma estratégia de gamification que já faz parte da nossa rede social.

Quer saber mais sobre essa técnica de engajamentoLeia aqui!

3O MeSeems permite a existência de perfis avançados de segmentação

Com a integração entre o painel de respondentes MeSeems e nossa ferramenta de pesquisa automatizada, a Miners Compass, é possível realizar pesquisas de mercado com targets bem específicos, utilizando perfis avançados sociodemográficos e comportamentais

4O MeSeems garante confiabilidade das respostas

No painel MeSeems, as respostas coletadas para as pesquisas são sempre de caráter anônimo. Além disso, e por serem respondidas online, diretamente pelo aplicativo, não existe uma interação entre entrevistador e entrevistado. Por conta disso, os respondentes sentem-se mais à vontade para responder as pesquisas com honestidade, mesmo quando isso envolver assuntos polêmicos ou delicados. Isso garante mais confiança e segurança para os resultados da sua pesquisa.

 5O MeSeems te conecta com seus consumidores onde eles estão: no celular

Com os avanços da tecnologia, o smartphone está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, seja para se comunicar, tirar fotos ou para se manter informado sobre as últimas notícias. Ao enviar uma questionário para o seu público-alvo através de um aplicativo, você oferece a eles a flexibilidade de responder à sua pesquisa de uma maneira prática, rápida e na hora que for mais conveniente para cada um.

6O MeSeems possibilita feedback constante entre usuários e marcas

Os respondentes reunidos no MeSeems podem compartilhar dicas, ideias e sugestões de melhores práticas para a equipe do MeSeems e MindMiners. Dessa forma, estamos em contato direto com nossos usuários para melhoria contínua dos nossos serviços.

Quer ver na prática como realizar uma pesquisa utilizando o painel de respondentes proprietário da MindMiners, o MeSeems? 

Em nosso blog disponibilizamos diversas pesquisas respondidas pelos usuários do MeSeems. Recentemente, divulgamos um infográfico sobre a Black Fridayum dos dias mais esperados pelos consumidores e profissionais de marketing do varejo. Ou mesmo nosso artigo sobre a visão das mulheres em relação ao Outubro Rosa.

Fale com um dos nossos especialistas e comece agora mesmo a pesquisar.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz