Qual é a diferença entre incidência e mapeamento na base de respondentes MeSeems?

Ao realizar uma pesquisa de mercado, um dos maiores desafios é encontrar o público correto. Em pesquisas com metodologias tradicionais, como face-to-face ou CATI (telefone), encontrar um target específico pode demorar dias e ter um alto custo de investimento. Mas com a metodologia mobileplataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, este processo fica mais fácil e transparente.

Imagine que você precise realizar uma pesquisa de mercado utilizando um público mais especifico, por exemplo, conversar com mães, vendedores, profissionais com cargo de gerência, consumidores de determinada marca, enfim, podemos ficar até amanhã dando diversos exemplos de targets comportamentais e/ou demográficos. Para mapear esse target específico dentro da nossa base de respondentes, o MeSeems, realizamos um processo que chamamos de incidência e mapeamento

Mas no fim das contas, o que isso significa? Mapeamento e incidência são a mesma coisa? Leia o nosso artigo e entenda como cada um dos processos funciona!

O que é incidência?

A incidência é um indicador estatístico do número mínimo de amostragem com as características que procuramos. Para descobrir a incidência de uma determinada demanda de cliente, basta fazer uma pesquisa rápida, por exemplo:

Um de nossos clientes precisa de uma pesquisa com 500 pessoas, que sejam consumidores de cerveja, residam na região sul do país, com idade entre 25 e 45 anos e da classe social AB. 

Como já temos as principais informações demográficas dos respondentes no nosso painel, enviaremos a pesquisa de incidência para um público já filtrado por idade, classe social e região. A próxima etapa é enviar uma pesquisa para essas pessoas seletas sobre seus hábitos de consumo (queremos identificar quem toma cerveja, certo?). 

A pesquisa seria como essa apresentada abaixo:
Lembrando que a segunda pergunta só será apresentada para quem responder que consumiu cerveja, na questão anterior.

Mesmo com uma quantidade de respostas baixa (comparado com a demanda da pesquisa principal) é possível, por meio de uma dedução estatística, termos uma ideia inicial de quantas pessoas vão responder a pesquisa principal de nossos clientes. É para esse objetivo que serve o mapeamento da incidência.

Veja o exemplo abaixo de como ficaria nossa incidência:

Legenda da tabela:

Requisito: Perfil avançado que buscamos

Pesquisa de Incidência

Respostas: Quantidade de respostas, dentro do requisito na incidência

Base: É a quantidade de pessoas que responderam essa pesquisa de incidência

Incidência: Olhando para a pesquisa de incidência, qual a porcentagem de pessoas que se encaixam dentro do perfil que procuramos

Pesquisa Principal

MeSeems: Tamanho da base amostral que temos sem contar o requisito, neste caso deu 7.500 de usuários dentro do perfil primário

FS / Fator de Segurança: Nem todas pessoas vão responder nossas pesquisas ou responder de maneira correta, então temos sempre que ter um fator de segurança para entregarmos as respostas, esse número pode variar dependendo da complexidade exigida do requisito.

Possível: Finalmente, é o número de respostas que vamos conseguir na nossa pesquisa principal dentro do perfil que procuramos.

Com nossa incidência feita e com os dados já analisados, conseguimos observar que é possível realizar a demanda de pesquisa principal de 500 respostas dentro do perfil que foi alinhado com o cliente. 

Mapeamento

O processo de mapeamento nada mais é que a ampliação da incidência.

Com base nas informações obtidas com a pesquisa de incidência, enviamos a pesquisa para uma quantidade maior de pessoas para que possamos atingir os 500 respondentes da proposta de projeto inicial.  O mapeamento nos mostrou que temos 3.793 pessoas dentro das características demográficas que precisamos e que são consumidoras de cerveja. Dessas pessoas, escolheremos 500 pessoas de forma randômica para disparar a pesquisa final exatamente para o target que o cliente final quer investigar. 

Quer entender melhor sobre a nossa base de respondentes? Baixe o nosso Panel Book e conheça todos os perfis demográficos e comportamentais disponíveis na nossa plataforma de pesquisa automatizada.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notificações