Tendências de inovação: insights do SXSW 2022 e estudos

Quer conferir tendências de inovação? Fizemos um compilado de assuntos discutidos no SWSX 2022 junto de dados dos nossos estudos originais. Acompanhe!


clock
7 min
Tendências de inovação: insights do SXSW 2022 e estudos

Ninguém pode prever o futuro, mas ter um olhar atento sobre os indicativos que podem levar a verdadeiras mudanças na sociedade é um bom exercício para se preparar para o que está por vir. Para isso, existem as tendências.

Para quem está no mercado, isso passa de um mero exercício e se torna quase um compromisso. Até porque, profissionais de todas as áreas gostam de se manter atualizados sobre seus setores para entender os impactos no negócio e poder planejar suas ações.

Neste artigo, você vai conferir as principais tendências no que diz respeito à inovação, ao futuro e ao comportamento humano e que são refletidas nas atividades das marcas.

Além de trazer os principais insights do SXSW 2022, um dos eventos mais importantes da atualidade, fizemos um compilado com dados de estudos próprios da MindMiners que envolvem essas temáticas. Aproveite para se atualizar e exercitar o seu olhar sobre o futuro a partir das tendências. Boa leitura!

SXSW: reflexões sobre as várias faces da inovação

O South by Southwest, mais conhecido como SXSW, é um dos eventos mais importantes e reconhecidos mundialmente que tratam de inovação e comportamento humano. Em 2022, foi realizado entre 11 e 20 de março.

Se a palavra inovação te remete apenas à tecnologia e interatividade, não se engane, pois a proposta do evento é ir muito além.

Todos os anos, desde 1987, o SXSW é realizado em Austin, no Texas (EUA), e reúne pensadores, investidores, influenciadores, palestrantes e visitantes para refletir sobre assuntos diversos que têm reflexos diretos no comportamento humano.

Por isso, os temas vão desde discussões sobre a Nasa e novos robôs, até novidades do cinema e da música. Em outras palavras, o objetivo do SXSW é trazer provocações que façam as pessoas pensarem de forma inovadora sobre tudo o que elas se relacionam e, a partir disso, movimentar os diversos mercados.

Photo by Visit Austin | SXSW 2019

Este ano o evento foi híbrido (online e presencial) e foram realizadas palestras, workshops e diversas atividades dentro de 15 categorias principais:

  1. 2050;
  2. Publicidade e Experiência de Marca;
  3. Engajamento Cívico;
  4. Mudanças Climáticas;
  5. Cultura;
  6. Design;
  7. Indústria da TV e do Cinema;
  8. Futuro da Música;
  9. Indústria dos Games;
  10. Tecnologia para a Saúde;
  11. Produção de TV e Cinema;
  12. Indústria da Mídia;
  13. Startups;
  14. Indústria da Tecnologia e
  15. Transportes.

Se você perdeu o evento, mas quer conferir tudo o que rolou, pode adquirir o passaporte para o SXSW After Pass, que ficará disponível até dia 17 de abril, ou acompanhar trechos de algumas palestras no Live Studio do evento.

Diante de tanta informação, conexão e interatividade com pessoas do mundo inteiro, sobre assuntos diversos, não poderíamos deixar de jogar luz sobre alguns temas mais importantes para a sociedade, o mercado e as marcas.

Acompanhe a seguir algumas temáticas comuns, que foram tratadas no evento e que haviam sido mapeadas em nossos estudos originais ao longo de 2021.

Saúde mental: por que o assunto merece tanta atenção?

Saúde é coisa séria. Quem nunca ouviu essa frase? Este é um tema tão relevante a nível global que sua recorrência em eventos pelo mundo todo nem precisa ser justificada.

Quando não estamos bem de saúde, isso é refletido em várias outras áreas da vida. Mas, e quando o assunto é saúde mental? Como isso é percebido?

Certamente, você já sabe que a vinda da covid-19 foi um gatilho para o surgimento ou agravamento de doenças mentais na sociedade. No entanto, o número é alto: no Brasil, os casos de ansiedade e depressão cresceram 25% durante a pandemia.

Em nosso estudo sobre O Futuro da Beleza, realizado em 2021, identificamos que depressão, ansiedade e estresse tiveram impactos não apenas psicológicos, mas também físicos durante a pandemia.

Photo by Sydney Sims on Unsplash

Nesse sentido, muitas pessoas viram sua autoestima despencar, passaram a comer com menos qualidade, deixaram de se exercitar e se viram em meio ao caos mental provocado pelo medo e pelas incertezas do momento.

Manter a saúde mental é ainda mais complicado diante de uma sociedade que tem crenças como a que citamos abaixo, que são totalmente voltadas para a valorização do físico:

40% dos respondentes disseram que ter uma forma física dentro dos padrões sociais de beleza pode trazer sucesso nas relações sociais e amorosas.

Além disso, para 30% das mulheres, a relação com o corpo piorou durante a pandemia. Ao mesmo tempo, metade das pessoas que responderam à nossa pesquisa afirmaram que sua saúde mental foi impactada de forma negativa durante o período de isolamento.

Mesmo que hoje a sociedade esteja em um momento mais controlado da doença, a nível mundial, a pergunta que ainda permanece é: o que será que nos aguarda após o fim da pandemia?

Talvez seja a hora de as empresas agirem para tornar esse impacto menos negativo para a sociedade, conscientizando, auxiliando e educando seus consumidores a lidar com questões sobre a saúde mental e os reflexos disso no seu dia a dia.

Entretenimento digital: um caminho sem volta

Tecnologia e entretenimento fazem parte da diversão da vida moderna e isso tende a se intensificar no futuro. Agora, será que as interações pessoais vão diminuir mesmo após o fim da pandemia que tanto nos afastou?

Temos um motivo para refletir sobre isso e acreditar no fortalecimento do entretenimento digital. Nosso estudo original identificou que 45% das pessoas acreditam que estão desacostumadas a interagir presencialmente em ambientes sociais.

Junto disso, está o fato de que oito a cada dez pessoas têm procurado meios digitais para se entreter.

Photo by photo Travis Lilley on SXSW

Os jogos online são um dos grandes exemplos dessa busca por diversão digitalizada. Quase 80% das pessoas conectadas apreciam essa categoria de entretenimento.

Além disso, o universo gamer ganhou uma nova onda de jogadores nos últimos dois anos e é reconhecido por priorizar a acessibilidade dos jogos em diferentes dispositivos.

Leia mais: Tendências de mercado: como identificá-las e se preparar para o futuro

Metaverso

Dentro dessa perspectiva futurista, ainda temos o metaverso, um dos assuntos relacionados à inovação. A ideia do metaverso vai além da realidade virtual; é um mix entre o universo físico e o digital.

A tendência vem sendo introduzida aos poucos e sempre é pauta de discussão em assuntos que envolvem tecnologia, inovação e futuro. Diante da revolução proposta pelo metaverso na sociedade, dedicamos um artigo exclusivo para você entender como esse tema se relaciona com as marcas. Não deixe de conferir!

Preocupação ambiental: comportamento social que vai além do reciclo

As preocupações do consumidor moldam a forma como a indústria age e, nos últimos anos, isso tem sido bastante notório quando o assunto é o meio ambiente.

Mudanças no comportamento do consumidor podem transformar nichos inteiros e, com pessoas cada vez mais antenadas sobre os impactos no meio ambiente, é importante que as empresas identifiquem caminhos pelos quais podem percorrer e os que devem evitar para não perder receita.

Apenas sustentar o modo de vida da sociedade moderna e as formas da cadeia de produção das indústrias por todo o mundo já não são suficientes para garantir a sobrevivência do planeta.

Muito mais do que pensar em sustentabilidade, é necessário voltar um passo e criar novas condições de trabalho, modelos mais econômicos, novas formas de produção e mudanças de hábitos que tenham como objetivo a regeneração da Terra.

Gostou desse assunto e quer se aprofundar um pouco mais? Aproveite para conferir o nosso artigo sobre Ecoansiedade.

Engajamento cívico: muito além das limitações partidárias

Ao longo de 2021 realizamos estudos com o objetivo de identificar o comportamento das pessoas quando o assunto é posicionamento das marcas, fake news, cultura do cancelamento, intolerância política e polarização.

De certa maneira, todas essas abordagens fazem parte da vida dos cidadãos — mesmo que muitos não tenham consciência disso — sem que isso esteja alinhado diretamente com questões partidárias.

De forma geral, as pessoas têm se dado cada vez mais conta de que suas escolhas, sua visão de mundo e seu relacionamento com as marcas e até mesmo as marcas que desejam não se relacionar estão interligados ao posicionamento e percepção sobre a seriedade do assunto.

Exemplos disso podem ser representados pelos dados dos nossos estudos:

  • Desemprego e corrupção estão no topo da lista de principais problemas enfrentados pelo Brasil para 45% e 44% dos respondentes, respectivamente;
  • Desigualdade social, inflação e a fome no país também são, aos olhos dos respondentes, desafios sérios enfrentados aqui e que vão além de posicionamento político e merecem reflexão de toda a sociedade.

Veja que a conscientização política comportamental é uma tendência que veio para ficar, e isso não é apenas constatado nos nossos estudos, como também foi um dos temas do SXSW, que levou reflexões sobre “Engajamento cívico”, uma track dentro do macro tema “Estamos todos conectados”.

O engajamento cívico é assunto tão urgente que inclusive a organização do evento enviou uma mensagem de apoio e solidariedade à população ucraniana pela situação de guerra vivida atualmente. Como dissemos, o pensamento político vai além de barreiras partidárias e passa por questões sociais e humanitárias.

Ficou claro como o conceito de inovação vai muito além de questões relativas à tecnologia e também é sinônimo de mudanças comportamentais?

É necessário que as marcas tenham uma visão macro e pensem de maneira inovadora sobre a saúde dos seus consumidores, como eles se divertem, interagem e se relacionam com as diversas camadas da sociedade e como tudo isso impacta no seu dia a dia.

Deu para perceber que, assim como a proposta do SWSX, ter a inovação como base de reflexões que podem transformar a sociedade não é apenas uma tendência, e sim, algo que veio para ficar. Sendo assim, as empresas que conseguirem inovar na maneira de se aproximar verdadeiramente do seu público tendem a sair na frente.

Quer conferir todos os dados dos estudos que citamos aqui e muito mais? É só clicar no nosso report e acompanhar todos os detalhes!

(foto de capa: Divulgação SXSW)


Início