Como agências de publicidade podem usar pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado pode ajudar a sua agência de publicidade na criação de campanhas, no posicionamento e na elaboração de estratégias de Marketing.


clock
7 min
Como agências de publicidade podem usar pesquisa de mercado?

Se existe uma coisa importante para toda agência de publicidade é entender a fundo os mercados dos clientes que atende. Sem essa compreensão é ainda mais difícil ter insights e pensar em boas estratégias para dar resultados.

As agências já enfrentavam desafios típicos do segmento, agora, no mundo durante e pós covid-19 é ainda mais necessário ter atenção não só ao comportamento do consumidor, que muda muito rápido, como às minúcias de cada negócio. Nesse sentido, a pesquisa de mercado pode oferecer um panorama rico e de várias possibilidades.

Mas por que estamos falando em covid? Porque ela chegou para redefinir muitas coisas e acelerar mudanças, que antes dela eram apenas tendências. Ainda que o tema esteja se tornando algo batido, afinal, estamos falando da pandemia o tempo todo, não podemos negar o forte impacto dela nos hábitos de consumo — de todos os tipos.

E você sabe quais foram as transformações nos segmentos que atende? Quais foram as reais mudanças ocorridas com os seus consumidores e para onde eles estão indo? É hora de refletir sobre isso e nós vamos oferecer inputs!

Panorama das agências de publicidade em 2021

É difícil falar no panorama do mercado publicitário sem falarmos de covid-19, pois a pandemia mexeu com o mundo todo. A boa notícia aqui é que o segmento está otimista em meio a tudo isso.

Uma pesquisa realizada pelo Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda) identificou que 34,38% dos profissionais entrevistados têm uma perspectiva de futuro muito boa (de prosperidade) sobre a agência em que trabalham.

Além disso, 28,75% espera recuperar o faturamento da empresa no período entre seis meses e um ano, e mais de 25% disseram não ter tido queda de receitas. Outro dado animador é que quase 50% das empresas relataram não ter reduzido o quadro de pessoal durante a crise.

Boa parte desse cenário positivo se deve à valorização da atividade de um setor que atua em prol do que é mais importante para qualquer organização: atrair clientes e vender mais. E nesse sentido, as agências de publicidade trabalham em várias frentes com campanhas, peças e diversas estratégias voltadas para a atração de consumidores.

Por isso, ainda que a situação esteja desafiadora para muitos negócios durante a pandemia, os insights que só vêm das agências de publicidade se tornam extremamente relevantes em um cenário cada vez mais complexo e concorrido.

Como conquistar novos clientes na pandemia

Já reparou que cada vez mais é necessário entender de dados, mas também de pessoas para traçar boas estratégias de vendas? É importante ter em mente que isso não é um paradoxo, e sim, a integração de elementos que fazem os mercados girarem: as pessoas e os insumos fornecidos por elas, ou seja, os dados.

quatro publicitários olham para um quadro com post-its e conversam sobre a estratégia de campanha
Dados + entendimento do comportamento do consumidor = estratégia eficiente e boas campanhas de Marketing - Photo by Austin Distel on Unsplash

Nesse sentido, é importante investir na tecnologia de dados, por meio da pesquisa de mercado, para identificar padrões de comportamento e assim, ter efetividade nas ações. Os dados também ajudam em algo que pode ser ainda mais desafiador que atrair clientes: mantê-los.

Para ter uma visão clara dos problemas das suas personas e de quais tendências podem surgir — no segmento e na sociedade de maneira geral — não podem faltar estratégias baseadas em inteligência de dados.

Porém, não basta ter os sistemas e não utilizar. É preciso coletar e estudar esses dados de forma profunda e aplicá-los às estratégias de forma integrada em todos os setores da agência de publicidade.

Tenha em mente que os softwares de dados não só ajudam nas ações publicitárias como também na gestão das atividades de toda a empresa. Por isso, vale a pena conhecer plataformas que podem otimizar a rotina de uma agência inteira.

A utilização da tecnologia nesse sentido é tão importante que já foi constatado que empresas que investem em tecnologia para dados crescem muito mais do que aquelas que não dão a devida importância aos dados.

É ou não é uma excelente forma de conquistar novos clientes e fazer mais negócios durante e após a crise?

Como a pesquisa de mercado pode ajudar na rotina da agência - 5 exemplos de aplicação

Sabe aquele projeto que a equipe pensou depois de vários insights, quer colocar em prática, mas o cliente acha que não vai dar certo? A pesquisa de mercado pode ajudar a implementá-la!

Com as apurações feitas a partir de uma pesquisa preliminar, é possível utilizar dados concretos como base de argumentação, explicar os motivos que podem levar ao sucesso da ação e assim, convencer o cliente de que os investimentos são promissores.

Dessa forma, o cliente verá que nenhuma ação pode ser baseada em achismos e que a agência tem essa compreensão para fazer o que é importante para o negócio.

Mas não é só isso. Veja os principais campos de aplicação da pesquisa a favor das grandes ideias:

1. Planejamento estratégico de branding

Como as pessoas veem as marcas que a sua agência atende? Elas são percebidas como boas marcas por quais ações ou motivos?

Se você não tem essas respostas é importante refletir sobre isso, pois um bom posicionamento de marca é capaz de aumentar sua receita — e isso vem sendo provado há anos — e melhorar a relação com os clientes, investidores, fornecedores e toda a sociedade.

2. Avaliação de hábitos de consumo

Um dos desafios das agências de comunicação é identificar onde seu público está para planejar estratégias focadas nesses meios, certo? Acontece que não basta saber quais são esses canais de comunicação, é preciso entender, de fato, como os consumidores se relacionam com eles.

Quais apps mais utilizam e quanto tempo permanecem ali? Que tipo de conteúdo consomem e por que? Compraram um produto da marca depois de ver alguma propaganda? Em quais horários fazem as compras ou acessam as ferramentas?

Essas são perguntas hipotéticas, para você se inspirar e compreender o quão profundo pode ser seu estudo. O importante é entender que se forem planejadas com foco na compreensão do comportamento da persona, esse tipo de avaliação é capaz de entregar um panorama cheio de possibilidades para atuação.

3. Processos de concorrência

Muitas empresas participam de concorrências e elas não costumam ser simples. É preciso mostrar o diferencial da sua agência de publicidade e por que ela merece atender aquela conta. Claro que para isso é preciso se destacar.

Com a pesquisa de mercado é possível pensar em estratégias diferenciadas e mostrar que a empresa está um passo à frente das demais. Antes do processo, por exemplo, dá para realizar uma pesquisa online, que é mais rápida, e conseguir informações sobre a persona ideal para a companhia com a qual pretende-se trabalhar.

Mostrar-se atualizado sobre os hábitos e perfis dos consumidores em potencial demonstra que a agência está preparada e empenhada em realizar um bom trabalho e poderá oferecer os melhores insights no dia a dia.

4. Testes de embalagens

Design de produtos é uma das atividades das agências de publicidade e sabemos o quanto é importante pensar em embalagens que agradem o mercado.

A pesquisa de mercado pode ajudar a identificar quais propostas de embalagens tendem a ser melhor aceitas em relação ao formato, cor, abertura, logo, entre outros elementos.

embalagens de cosméticos diferentes dispostos sobre uma mesa com pétalas de rosa espalhadas
Entenda quais propostas de embalagens mais agradam e aumentam potencial de compra dos seus consumidores - Photo by Valeriia Miller on Unsplash

Além disso, é possível identificar melhorias para as peças que já circulam pelo mercado a partir das críticas e sugestões feitas pelos clientes. Uma pesquisa online planejada com esse objetivo é uma ótima forma de evitar o fracasso em vendas.

5. Análise de aceitação de campanhas

Quando a agência de publicidade tem uma campanha em mente é possível entender se ela será bem aceita pelo mercado por meio das pesquisas de marketing.

Implementar uma campanha demanda esforço, mas os impactos negativos podem ser reduzidos com uma análise prévia, ou corrigidos de forma rápida ao entender o que deu errado.

Os projetos de pesquisa que podem ser utilizados pelas agências

Há diversas possibilidades de realização de pesquisas de mercado e, após a compreensão do que se pretende, é possível escolher opções que se encaixam para cada objetivo. Por hora, conheça alguns:

  1. Pesquisa de comportamento do consumidor: para identificar o perfil demográfico, o nível educacional, a personalidade, objetivos, frustrações e motivações, o consumo de informação e mídia etc. Ou seja, criar a persona com perfil do consumidor ideal para orientar melhor os esforços de Marketing;
  2. Pesquisa de saúde de marca: avalia awareness da marca, funil de consumo, imagem de marca e apego emocional. Ideal para alavancar estratégias de branding;
  3. Pesquisa para desenvolvimento de produtos: o teste de conceito permite avaliar o impacto do conceito, a associação de marca, a intenção de compra, a sensibilidade a preços, dentre outros. Recomendado para quem deseja mapear as forças e fraquezas de um produto, além de entender o interesse e o impacto na intenção de compra;
  4. Pesquisa de satisfação e experiência do consumidor: mede a satisfação e o nível de lealdade com o produto ou serviço, além de permitir avaliar canais de atendimento. Ideal para compreender, mensurar e melhorar métricas relacionadas a retenção de clientes, LTV (life time value), churn etc.

As pesquisas são feitas individualmente e precisam de um roteiro bem estruturado a fim de entender os hábitos, desejos, as necessidades e opiniões do entrevistado. A vantagem é que podem ser realizadas por uma plataforma online, ganhando em agilidade, como falamos anteriormente.

Para realizar uma pesquisa, é possível à agência utilizar um mailing próprio ou do cliente, ou ainda contratar uma base de respondentes que correspondam ao perfil desejado e respondam de forma anônima em um painel de respondentes.

Na MindMiners, por exemplo, oferecemos o MeSeems, que é a nossa plataforma de recompensas, com mais de 4 milhões de consumidores reais cadastrados de todo o Brasil.

Viu como a dinamicidade do mercado pede a utilização dos melhores meios para ter um entendimento profundo e completo do consumidor, mas sem abrir mão de processos ágeis?

A pesquisa de mercado é um desses meios e se encaixa perfeitamente nas atividades dinâmicas como as realizadas por agências de publicidade.

Interessou-se pelo assunto? Que tal baixar nosso e-book e entender melhor sobre A importância dos dados para agências de publicidade?


Início