Pós-teste de comunicação com Brand Lift

É importante realizar uma série de perguntas que juntas trazem um panorama completo sobre a sua campanha.


clock
3 min
Pós-teste de comunicação com Brand Lift

Para acompanhar o ritmo cada vez mais acelerado do consumidor e conhecer de fato o seu público-alvo, as empresas devem olhar para o futuro da pesquisa de mercado, que vai além das questões sobre qual foi a marca mais lembrada, ou se o respondente viu seu anúncio na televisão.

Uma tendência dentro da pesquisa de mercado é o cruzamento de métodos, para compreender o impacto de uma peça ou ação de comunicação na percepção da marca, e na intenção de compra do seu público-alvo.

Pensando na regularidade das pesquisas de mercado, que poderão embasar toda a estratégia de comunicação e marca do seu negócio, a MindMiners disponibiliza na plataforma de human analytics as Metodologias MindMiners.

As metodologias são questionários prontos para uso, desenvolvidos por especialistas em pesquisa, nos quais somente alguns campos são editáveis: na tela de set-up e, dentro do questionário, onde é possível adicionar questões entre os blocos de perguntas.

Cada metodologia tem a sua tela de set-up, com informações que normalmente são o nome da empresa ou a marca, a logo, campanha ou embalagem que está sendo testada, objetivo da comunicação, entre outros.

Após a coleta de respostas de questionários feitos somente com as Metodologias MindMiners, são gerados automaticamente os Dashboards de Resultados, relatórios analíticos que otimizam o tempo dedicado à análise dos resultados e proporcionam mais autonomia nessa etapa da pesquisa.

Visualização dos dashboards de resultados da metodologia de Pós-teste de Comunicação + Brandlift

Nesse artigo, vamos apresentar a metodologia de Pós-teste de Comunicação com Brand Lift. Com ela, os usuários da nossa plataforma de Human Analytics podem comparar, de forma ágil e prática, a performance de uma campanha entre as pessoas que foram impactadas por tal esforço de comunicação.

Metodologia de Pós-teste de Comunicação

Uma pesquisa de pós-teste de comunicação tem por objetivo medir a eficácia de uma ou mais comunicações já veiculadas por uma determinada marca.

Esse tipo de projeto promove, portanto, uma avaliação da sua campanha a partir de aspectos como:

  • a penetração por canal
  • a compreensão por parte do público-alvo
  • os principais atributos e sentimentos transmitidos
  • o engajamento gerado  
  • a intenção de compra

Com essa metodologia, você consegue entender, em um curto período de tempo, como sua campanha está sendo vista pelo seu consumidor e realizar ajustes.

O questionário está dividido em blocos de perguntas, apresentadas em uma sequência pensada para avaliar os principais aspectos que traduzem o êxito da sua campanha. São quatro blocos:

  • Lembrança espontânea
  • Brand lift
  • Pós-teste de campanha
  • Impacto da comunicação

Brand Lift

(Foto: https://nappy.co/CreateHERStock)

O bloco de Brand Lift contém questões que comparam a percepção da marca e a intenção de compra entre quem foi e quem não foi impactado pela campanha, verificando assim qual foi o resultado da comunicação veiculada.

Um bom insight que pode ser extraído desse bloco, é o paralelo entre a intenção de compra daqueles que foram impactados pela sua campanha versus os que não foram. Isso permite uma melhor defesa da sua estratégia de branding com clientes ou colegas, utilizando números e KPIs.

Os insights e aprendizados levantados por esse bloco podem (e devem) ser aplicados ao longo do ano, como na definição do planejamento estratégico e de comunicação de outras campanhas de mídia.

Em outras palavras, Brand Lift é uma maneira eficiente de mensurar a efetividade de uma campanha publicitária, seja ela composta por anúncios, filmes e/ou banners em um portal, por exemplo, na intenção de compra e/ou na percepção do consumidor sobre uma determinada marca.

Quer ver como essa metodologia funciona na prática?

Com a nossa metodologia de Pós-teste de Comunicação com Brand Lift, você poderá mensurar a impressão inicial de um anúncio, ao impacto dessa comunicação na intenção de compra de um produto.

Quer experimentar esta e outras Metodologias MindMiners? Faça um cadastro rápido e utilize nossa plataforma por 15 dias. Comece a pesquisar de um jeito diferente!

(Foto de capa: https://unsplash.com/@viniciusamano)


Início