Diversão digital: o mundo dos games!

Se inspire no comportamento do público gamer e em tendências do mercado de jogos digitais!


clock
7 min
Diversão digital: o mundo dos games!

Diversão é uma necessidade humana. A diversão se desenvolveu junto com o ser humano desde o início de nossa história e é o grande responsável pela criação das artes e de culturas ao redor do mundo.

Desde que a tecnologia nasceu, nos esforçamos para encontrar maneiras de integrá-la a nossa diversão e assim, criamos jogos eletrônicos, a televisão, computadores, e tudo o que conhecemos hoje em dia, dando origem ao que hoje chamamos de diversão digital.

Da pessoa que assiste um filme casualmente até o geek de carteirinha, o diversão digital é uma das ferramentas mais importantes para a nossa cultura.

Pixelated Game Over screen on an oversized PAC-MAN arcade machine
Photo by Sigmund / Unsplash

Pensando nessa relação entre o ser humano e a diversão - e utilizando a nossa rede social de opinião e painel de respondentes, o MeSeems - a MindMiners conversou com 1.000 brasileiros de todas as idades, regiões, classes sociais e gêneros para entender o papel do diversão através do digital em nossas vidas.

Como este tema é extremamente amplo (e um dos nossos assuntos favoritos), este artigo será inteiramente dedicado aos games!

Ready? Go!

Relaxa & Joga!

Depois de passar muito tempo somente trabalhando, estudando, ou fazendo outras obrigações que a vida nos exige, a melhor forma de relaxar e aproveitar a vida é através da diversão, e nós, como seres criativos, inventamos milhares de formas diferentes para nos entreter.

O consumo de videogame é gigante no Brasil e uma das principais formas de diversão atualmente, independente da idade ou gênero, e possui uma comunidade de fãs bastante diversificada, ao contrário do que se  pensa, videogame não é coisa só de menino.

88%  das pessoas prefere formas de entretenimento que proporcionam relaxamento ou diversão

Os jogos eletrônicos, independentemente de ser jogado no celular, tablet, computador ou console, é uma das atividades mais populares dos brasileiros e está presente na vida de 77% das pessoas.

Mas o que leva as pessoas a gostarem de um jogo?

Vários fatores parecem ser bem relevantes para quem gosta de jogos, mas o grande destaque vai para a acessibilidade (84%), seguido bem de perto pela qualidade de arte e som (80%). Isso demonstra que o público gamer preza muito pelo bom funcionamento dos jogos independente das configurações do dispositivo que utilizam é bastante importante para que gostem do jogo.

Fatores importantes para gostarem de um jogo

Um excelente exemplo sobre acessibilidade no cenário gamer, é o grande sucesso do jogo Free Fire, que por ser extremamente acessível para diversos dispositivos sem deixar de entregar qualidade de jogabilidade, é também um dos jogos favoritos do momento, segundo os nossos respondentes.

Além disso, o crescimento do Free Fire é tão grande, que recentemente o jogo se tornou patrocinador das seleções brasileiras de futebol masculino e feminino. Sentiu o poder?

Favoritos no coração

E quais são os tipos de jogos mais populares entre os gamers? Nessa questão, quase temos um empate!

A nostalgia bate mais forte e os jogos de tipo plataforma (41%) acabam sendo os favoritos do público geral que gosta de jogar videogame! Jogos como Super Mario Bros, Sonic e Donkey Kong, mesmo anos após o seu auge, ainda marcam presença no coração dos fãs.

Aliás, quando perguntamos quais jogos as pessoas mais tinham gostado de jogar na vida, também notamos a grande presença dos jogos de plataforma, com o merecido destaque a Super Mario Bros:

"Qual é o jogo que você mais gostou de jogar em sua vida?"

Porém, os jogos de aventura de ação como, God of War, Tomb Raider e The Last of Us, não ficam atrás e são os favoritos de 40% dos respondentes.

Kratos e Atreus - God of War 4 / Santa Monica Studios

Também é importante citar que jogos de quebra-cabeças (34%), Luta (34%) e Ação Arcade (28%) também ganham o coração dos gamers!

Itens e acessórios além do virtual

Considerando que a acessibilidade diz respeito ao desempenho e disponibilidade que o jogo tem independente do dispositivo utilizado e é o fator mais importante para que os gamers gostem mais da experiência de jogar, os smartphones - independente do nível de especificação técnica - lideram a lista de dispositivos favoritos do público gamer.

Dispositivos mais usados para jogar

Ainda no contexto de dispositivos, as marcas favoritas dos gamers também não ficaram de fora! A marca campeã no coração dos fãs de jogos é a Samsung (47%), seguida pela Motorola (23%), Apple (17%) e Xiaomi (17%).

Já quando o assunto é consoles, o Playstation (53%) é o favorito dos gamers, seguido pelo Xbox (33%) e Nintendo (7%). Parece que a Sony acerta em cheio quando o assunto é marcar presença com o público, né?

Silver DualShock 4
Photo by Federico Vitale / Unsplash

Não dá pra pausar, é online

Mesmo que 70% dos gamers gostem de jogar online, é um pouco limitado pensar que essa é a única forma de se conectar com jogos pela internet, já que 41% dos gamers gosta de ver vídeos ou transmissões ao vivo de pessoas jogando videogame.

As gameplays começaram a surgir no Youtube há cerca de 10 anos e, com o passar dos anos, novas plataformas foram se popularizando.

Atualmente, é bem mais comum acessar gameplays através de plataformas de streaming ao vivo, algumas das mais populares entre os nossos respondentes são a Twitch (50%), o Youtube Gaming (49%) e o Facebook Gaming (41%). Além disso, o grande diferencial do formato de livestream é  a possibilidade de interação com os streamers em tempo real.

Aliás, temos alguns streamers que são os queridinhos do público gamer (e nossos também). Alan Ferreira (@alanzoka) e Gaules (@gaules) são os streamers favoritos dos brasileiros!

" Pessoa que você mais gosta de assistir emtransmissões ao vivo de jogos eletrônicos?" -MindMiners, 2021
"Quem é a pessoa que você mais gosta de assistir em transmissões ao vivo de jogos eletrônicos?"

Essa atividade é bastante acessível também para aqueles que não compram um jogo mas gostariam de conhecer sua história, pegar dicas do que fazer quando for jogar sozinho, conhecer melhor a jogabilidade, popularizar jogos mais recentes ou simplesmente por diversão.

eSports: já escolheu seu time?

Os esportes eletrônicos são as competições organizadas de jogos eletrônicos, especialmente para jogadores profissionais. As competições mais comuns de eSports são de jogos dos gêneros como de RTS (Real Time Strategy), luta, FPS (First Person Shooter), futebol e MOBA (Multiplayer Online Battle Arena).

Leia mais: MOBA, FPS, MMO, RPG? Conheça os gêneros de games eletrônicos mais populares!

Segundo os nossos respondentes, 33% do público gamer gosta de acompanhar eSports, e os jogos favoritos de acompanhar em competições são Free Fire (46%), FIFA (46%) e League of Legends (37%).

Final do CBLoL entre Flamengo e INTZ — Foto: Thierry Goozer 

Com o grande crescimento ano após ano dos eSports e com as competições e modalidades crescendo proporcionalmente, surgem as discussões - que dividem opiniões - em torno de integrar o eSports aos Jogos Olímpicos. O que você acha? Já imaginou torcer pelo Brasil nas categorias de jogos eletrônicos?

Leia mais: Olimpíadas de Tóquio 2020: a relação do público brasileiro com os jogos

Trabalhar para comprar meus jogos...

Os gamers não costumam poupar esforços para aprimorar a experiência de jogar.

30% dos gamers assinam algum serviço de jogos eletrônicos

Dentre os serviços assinados, os mais populares são Xbox Game Pass, Playstation Plus e Steam. Pode parecer uma parcela pequena do público gamer, mas o modelo de assinatura de serviços relacionados a games ainda é um tendência a ser explorada, principalmente após a Netflix anunciar que pretende investir no mercado de jogos eletrônicos. A princípio, a empresa pretende ter games originais, que serão incluídos no custo da assinatura atual - em vez de serem oferecidos como um complemento.

Quando observamos os low, medium e heavy users de jogos eletrônicos, é possível notar o quanto o investimento na diversão pode ser valorizado.

Os low gamers - jogadores que passam no máximo 4 horas por semana jogando e correspondem a 42% do público gamer - não são muito propensos a gastar nesse setor, tendo em vista que dentre eles, apenas 31% compra jogos e no geral, preferem os gratuitos. Considerando que dinheiro não fosse um problema, a porcentagem não sobe tanto e apenas 38% declara que gastaria muito mais com games.

Dentre os medium gamers, - jogadores que passam de 5 a 12 horas por semana jogando e representam 33% dos gamers - essas porcentagens sobem um pouco mais, porém, ainda vemos um cenário bastante dividido em relação à aquisição, já que 56% costuma comprar seus jogos e 48% declara que se pudessem, gastariam muito mais.

Overwatch
Photo by Florian Olivo / Unsplash

Mas tudo muda quando observamos os heavy gamers, que correspondem a 25% do público gamer.

Além de investir tempo e dinheiro, - mais de 13 horas por semana - os jogos eletrônicos também fazem parte de seu estilo de vida.

Além dos jogos, 66% dos heavy gamers costumam comprar jogos, extensões, skins ou itens para aprimorar e/ou personalizar o jogo. E 62% declara que gastaria muito mais, se fosse possível.

Proporcionar uma boa experiência é essencial para os gamers, já que todos os perfis demonstram se preocupar bastante com esse aspecto ao comprar produtos e escolher as marcas que mais gostam. Vale muito se inspirar nesses fatores que mais influenciam esse público na hora de pensar em inovações e imersões digitais.


Início