O que é teste de conceito? Como usar na empresa?

Entenda como o teste de conceito pode ser uma ferramenta poderosa no desenvolvimento de produtos e campanhas de marketing.


clock
6 min
O que é teste de conceito? Como usar na empresa?

Sabe aquela ideia inovadora, na qual você tem apostado para fazer suas vendas decolarem? Será que ela é boa mesmo? Realizar um teste de conceito antes de levá-la para o mercado pode ajudar a economizar tempo e dinheiro.

Seja ela relacionada ao conceito de um novo produto ou serviço, a uma campanha publicitária, a um logotipo ou a uma nova plataforma de relacionamento com seu cliente, ouvir a opinião do seu público-alvo é essencial para garantir sucesso e bons resultados.

Apesar de existirem metodologias complexas, é possível para um iniciante em pesquisa realizar um teste de conceito. Quer saber como?

Nesse post vamos compartilhar algumas recomendações e descrever algumas regras para você seguir na hora de montar o seu questionário!

O que é teste de conceito, afinal?

Teste de conceito é a ferramenta de pesquisa de marketing ideal para testar ideias e conceitos de produtos, bem como campanhas e outras formas de estímulos, para ter certeza de que seu lançamento seja de sucesso.

Esse é um tipo de pesquisa que tem o objetivo de avaliar o potencial de mercado e a aceitação de uma ideia de um produto antes mesmo de seu desenvolvimento ou lançamento no mercado.

Porém, não se engane. O teste de conceito pode até parecer algo complicado à primeira vista, mas quando desvendado, você vai ver que é uma metodologia simples e extremamente útil!

Conheça mais sobre o que é teste de conceito a seguir.

Qual é a função de um teste de conceito?

A função do teste de conceito é identificar sinais de fraqueza de um produto ou serviço que vai ser lançado e do mercado no qual ele pretende entrar. Com isso, as empresas poderão agir para modificar o que não estiver sendo aceito pelos potenciais consumidores e evitar gastar recursos em algo que pode não ser tão assertivo.

Além disso, o teste pode ser feito para analisar a aceitação do produto como um todo ou apenas de uma parte específica, como a embalagem do produto, o preço, a distribuição, merchandising, entre outros aspectos.

embalagem de copo feito com materiais orgânicos
Photo Oana Cristina on Unsplash

Qual a importância de testar o conceito do produto?

O resultado do teste de conceito ajuda a empresa a melhorar a sua ideia para que o produto tenha uma aceitação melhor quando for lançado no mercado.

O teste indica: (i) quais são as características do produto que os potenciais consumidores mais gostam ou desgostam, e (ii) para quais segmentos da população o produto é mais atrativo.

Apesar de a aceitação e o público-alvo serem, geralmente, os principais pontos de análise desse tipo de estudo, há outras aplicações mais específicas que veremos adiante nesse post.

Como se faz um teste de conceito?

O teste de conceito é feito por meio da aplicação de um questionário com potenciais clientes deste produto ou serviço, sendo que as perguntas, geralmente, seguem uma estrutura predeterminada com base nos objetivos do estudo.

O questionário de teste de conceito apresenta, em primeiro lugar, o produto (ou seu conceito) de forma clara e completa ao consumidor. Em seguida, busca mensurar a aceitação e o interesse a respeito do produto.

A estrutura mais comum segue a seguinte ordem:

  1. Apresentação do conceito, geralmente com fotos, imagens ou vídeos;
  2. Mensuração da reação geral sobre o conceito, necessidade sobre conceito e intenção de compra;
  3. Avaliação específica do conceito, medindo likes e dislikes, bem como atributos do produto;
  4. Situações de uso e probabilidade de uso em situações específicas;
  5. Aspectos adicionais, como sensibilidade a preços e segmentação de mercado.

De forma geral, a ideia é apresentar o conceito do produto para consumidores potenciais e analisar quais são suas reações a respeito do mesmo.

Como funcionam os elementos de um questionário de teste de conceito?

Esse tipo de teste pode ser construído assim que os componentes chave do conceito a ser testado estiverem definidos, podendo variar de acordo com o contexto da empresa.

Na hora de montar um teste de conceito, é importante analisar com cuidado os objetivos gerais e específicos do projeto, traçados a partir do problema de pesquisa, para, em seguida, determinar qual é o método que vai trazer os melhores resultados.

Desdobrando os principais componentes de um questionário de teste de conceito, que vimos acima, temos:

Apresentação do conceito:

O conceito precisa ser descrito detalhadamente e de maneira clara e objetiva. Você pode usar fotos, vídeos ou amostras de produto para ilustrar de forma mais completa o conceito e seus atributos e benefícios principais.

Medidas de reação geral sobre o conceito:

  • Reação geral do conceito (aceitação, atração, intenção de compra);
  • Probabilidade de compra;
  • Possíveis melhorias para o conceito.

Análise detalhada do conceito:

  • Likes e dislikes sobre o conceito;
  • Avaliação de atributos;
  • Awareness da concorrência;
  • Awareness de produtos que podem complementar ou substituir o conceito;
  • Nível de superioridade em relação a produtos concorrentes.

Avaliação de situação de uso

  • Probabilidade de uso em situações específicas;
  • Frequência intencional de uso;
  • Uso atual de produtos parecidos.

Análise de valor

  • Estimativa do valor do produto;
  • Análise de sensibilidade de preço.

Análise de segmentação

Por fim, também temos a análise de segmentação que são os segmentos do mercado mais prováveis de comprar o conceito (em ordem de prioridade).

Phot by: Boxed Water Is Better

Quais são os itens principais de um teste de conceito?

Aqui vão os pontos principais que um teste de conceito procura identificar:

  • Possíveis barreiras que impeçam o conceito de atingir seu maior potencial;
  • o relacionamento do consumidor com o conceito;
  • o conceito em relação à concorrência potencial;
  • possíveis fraquezas na comunicação do conceito;
  • se o conceito é memorável;
  • a força da marca associada ao conceito;
  • possíveis consistências e inconsistências entre imagem de marca e percepção do consumidor;
  • benefícios e percepções do conceito que não foram identificados previamente.

Quais as aplicações de um teste de conceito?

Com base na estrutura geral do questionário, podemos aplicá-lo de diversas formas, cada uma com ênfase e objetivos diferentes. Por isso, é importante avaliar a necessidade de cada projeto.

Existe teste para modificação de um produto?

Esse tipo de teste é usado para direcionar o planejamento de possíveis modificações e reformulações de um produto já presente no mercado.

Antes de investir em modificações, é importante identificar e priorizar as necessidades do consumidor, para que o aprimoramento do produto seja visto como uma melhoria real pelo consumidor, aumentando sua percepção de valor. Nessa fase, é importante ter atenção aos pontos “Avaliação específica do conceito” e “Situações de uso”.

Como são os testes de conceito para experiência do consumidor?

Esse tipo de estudo é utilizado para avaliar a experiência do consumidor com o produto e ajuda a perceber como melhor satisfazê-lo durante o seu consumo.

É um teste muito importante de ser realizado principalmente quando há possíveis alterações no preço ou oscilações de demanda. O foco aqui é principalmente no ponto “Situações de uso”.

É possível fazer testes de precificação?

Esse tipo de teste é usado para avaliar a percepção de valor do produto para o consumidor, estimar a curva de aceitação de preço, e com isso encontrar o preço ótimo para o produto no mercado.

Geralmente, sua aplicação vem acompanhada de outras metodologias, como a de PSM (Price Sensitivity Model), sobre a qual explicamos melhor neste artigo do nosso blog.

O que concluímos então?

Tenha em mente que boas decisões são baseadas em dados, e as melhores são baseadas nos dados da opinião de quem consome seus produtos.

O teste de conceito é primordial para inovação e desenvolvimento de produtos vencedores. Ele ampara as empresas na tomada de decisões mais estratégicas e assertivas na hora de desenvolver e lançar seu produto/serviço no mercado, diminuindo as chances de erros e de perdas financeiras.

Por isso, saber como seus consumidores enxergam o seu produto é um fator chave no seu posicionamento e estratégia de marketing.

Que tal conhecer a MindMiners e entender como podemos ajudar na sua pesquisa de teste de conceito? Ou, se preferir, entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!

banner-trial

Início