Black Friday 2022: planos e desejos de compras

Saiba quais são as preferências, hábitos e categorias de produtos mais desejados pelos consumidores que irão fazer compras na Black Friday 2022!


clock
2 min
Black Friday 2022: planos e desejos de compras

A Black Friday é um dos eventos comerciais mais esperados do ano, tanto para quem vende quanto para quem deseja comprar produtos.

Com o objetivo de entender quais são os itens mais desejados, formas de pagamento, hábitos e opiniões do público em relação a Black Friday, a MindMiners conversou com 1.000 pessoas de todas as regiões do país, classes sociais e faixas etárias (acima de 18 anos) pelo nosso painel de respondentes exclusivo, o MeSeems.

Expectativas para 2022

Segundo o G1, a Black Friday de 2021 teve um faturamento total de R$ 5,4 bilhões, com um crescimento de quase 6% em relação ao ano de 2020. Este ano, apenas 10% dos respondentes afirmam que não pretendem comprar na Black Friday.

Os principais motivos são a falta de dinheiro (40%); por não estarem precisando de algum item no momento (23%) ou por não acharem os descontos realmente atrativos (20%).

Sobre a Black Friday 2022, os respondentes declaram que:

38% dos respondentes já estão planejando a compra dos produtos que desejam durante a Black Friday

Além disso, 24% dos respondentes disseram que não estão planejando, mas pretendem comprar alguma coisa na Black Friday 2022; enquanto 28% ainda não decidiu se irá fazer alguma compra.

Photo by Markus Spiske / Unsplash

Considerando o perfil das pessoas que declaram que irão fazer alguma compra na Black Friday 2022, também é possível observar algumas opiniões sobre hábitos de compra comuns durante essa data, e até mesmo sugestões de como os consumidores podem aproveitar ainda mais as vantagens que a Black Friday oferece.

78% já comprou produtos sem ter planejado antes, mas que estavam com bons preços;
72% acha que as lojas deveriam ter condições de parcelamento mais abrangentes para compras de Black Friday.

Mas além disso, o que as pessoas mais buscam comprar na Black Friday 2022?

Assim como descobrimos na Black Friday de 2021, os Eletrônicos/Eletroportáteis são os itens mais cobiçados pelos respondentes. Em 2022, também observamos um aumento de 5 p.p de interesse em moda, roupas e acessórios em relação ao ranking de 2021.

Quais as categorias de produtos mais desejados da Black Friday 2022?

43% Eletrônicos/Eletroportáteis (televisão, aparelho de som, entre outros)
41% roupas e acessórios
36% Eletrodomésticos
33% Beleza e saúde
30% Informática (tablets, computadores, etc)

As preferências por categorias de produtos desejados na Black Friday 2022 e outros dados deste estudo são diferenciados quando observados de geração em geração.

Quer saber quais são essas diferenças? Basta acessar o infográfico no botão abaixo! Por meio dele, você verá em detalhes as preferências e os desejos dos consumidores por faixa etária em relação à Black Friday 2022 e muito mais.

Conferir mais dados!

(foto de capa: Tamanna Rumee)


Início