É possível pensar em campanhas tradicionais para consumidores modernos?

Confira como o marketing tem reagido e se adaptado de maneira geral para agradar os novos consumidores.


clock
6 min
É possível pensar em campanhas tradicionais para consumidores modernos?

Não há mais como fugir: estamos na era digital e, como consequência, os consumidores estão mais modernos, de alguma maneira. Com isso, o jeito tradicional de fazer marketing tem perdido cada vez mais espaço para novas formas de as marcas se relacionarem com seus públicos.

Por meio de recursos que são capazes de criar experiências mais reais, os clientes têm sido não só impactados positivamente como também surpreendidos, construindo assim laços mais fortes com as empresas.

Nesse novo cenário, o marketing digital se firma como principal opção estratégica. Mas será que, na prática, ele é mesmo tão diferente assim daquele praticado no passado?

Não seria ele uma mera atualização do que foi feito até agora para atender a um novo perfil de consumidores? Afinal, será que é mesmo possível relacionar campanhas tradicionais e os novos consumidores?

Para responder cada uma dessas perguntas desenvolvemos este post! Acompanhe e veja como o marketing tem reagido e se adaptado de maneira geral para agradar os consumidores modernos. Descubra também as principais mudanças implantadas no setor e por que é importante as empresas responderem a essas transformações. Vamos lá?

woman in tech
@WOCInTech on Nappy.co

Campanhas tradicionais X O consumidor moderno: uma relação difícil, mas possível

Você, provavelmente, conhece ou já teve algum contato com campanhas tradicionais de marketing. Elas desconsideravam o mundo digital, explorando canais hoje considerados distantes, pouco interativos e com opções de segmentação bastante limitadas, como é o caso da televisão, rádio, jornal ou revista.

Por isso, era difícil mensurar seu impacto na decisão do consumidor. Além do mais, traziam diretrizes, tempos e ações muito bem definidas antes mesmo do seu começo, o que dificultava fazer ajustes ao longo da execução da campanha.

O marketing digital, por sua vez, chegou para atender às preces daqueles que buscavam atingir de maneira mais precisa e valiosa os clientes modernos.

Estamos falando de abordagens altamente personalizadas, de perfis de segmentação complexos e, consequentemente, assertivos para cada empresa e de uma mensuração de eficiência que ocorre quase em tempo real.

Mas, como se caracteriza esse novo consumidor?  E como devo me comunicar com ele em cada uma dessas novas mídias? É o que a gente te conta a partir de agora.

O novo perfil do consumidor moderno

A era digital e o crescente desejo de obter informação rápida acabou gerando um novo perfil de consumidor, com necessidades bastante específicas. Seguindo a tendência, a ciência do Marketing como um todo teve que se reestruturar para atender às demandas do novo consumidor moderno, que quer tudo — e quer agora.

A non-binary femme using their phone
Photo by The Gender 

Empoderados, ansiosos, ágeis e exigentes. Estamos falando de indivíduos que não aceitam – e muito menos se satisfazem – com pouco.

Não admitem ser enganados, gostam de ser impressionados e querem informações claras, precisas e úteis para uma boa tomada de decisão, especialmente aquelas em que investimentos altos estão em jogo.

Para o novo consumidor moderno, o processo de compra como um todo envolve mais pesquisa, dura mais tempo e leva em consideração mais fatores do que se costumava considerar antigamente.

A facilidade de troca de dados proporcionada pela internet faz com que esse público queira investir melhor seu tempo, sua energia e, principalmente, seu dinheiro.

As campanhas tradicionais

Que elas podem deixar muito a desejar nessa nova maneira de associação entre consumidores e marcas, não restam dúvidas. Mas será que é possível, em pleno século XXI, ainda optar por campanhas tradicionais para impactar, engajar e conquistar consumidores modernos?

Pode parecer impossível, mas a resposta para essa pergunta é sim. Aqui, será preciso considerar também o bom senso. Profissionais que não estejam dispostos a reestruturar, ainda que minimamente, seu jeito de fazer marketing, acabarão sem demanda.

No entanto, com ajustes mínimos, estratégias de campanhas tradicionais podem (e devem!) ser utilizadas como ponto de contato para empresas se aproximarem desse novo perfil de cliente.

A renovação do marketing tradicional

Para relacionar campanhas tradicionais de marketing e consumidores modernos, o profissional dessa área deve conhecer as técnicas que permanecem atuais e procurar um meio de dar nova roupagem àquelas que se encontram defasadas.

A dica mais básica é focar no marketing de conteúdo e ir trabalhando daí em diante. É possível, por exemplo, criar uma estrutura de produção e traçar os caminhos de ações (o que já é feito), mas ter atenção à possibilidade de mudar rápido de rumo caso os resultados não se mostrem positivos.

Outra possibilidade de atualização diz respeito à direção da comunicação. Tradicionalmente, as empresas criavam ações e anúncios de mídia paga (TV, principalmente) para divulgarem sua marca para o público.

Não é preciso acabar com as propagandas para agradar o consumidor moderno, mas é fundamental também investir em canais mais acessíveis e de mão dupla (redes sociais e um chat no site, por exemplo) para ouvi-los, melhorar seu relacionamento e satisfazer suas demandas de maneira mais próxima e personalizada.

Inclusive, uma ferramenta totalmente tecnológica, que é a pesquisa digital, ajudará a entender quais são as preferências do consumidor moderno, o que ainda utilizam e o que pretendem utilizar: redes sociais, TV, rádio, podcasts, sites, jornais, revistas, entre outros.

Photo by @ademay on Unsplash

As mudanças no marketing geradas pelos novos consumidores modernos

A introdução do marketing digital no mercado foi (e ainda tem sido) uma verdadeira revolução na maneira como os profissionais da área trabalham e se comportam.

Nesse sentido, várias mudanças foram implementadas para adequar a estratégia das marcas aos consumidores, que apresentavam novas necessidades, a uma velocidade nunca antes vista.

Foi assim que tantas empresas passaram a acompanhar mais de perto — e a verdadeiramente se importar — os impactos gerados pela chegada de tantas novas plataformas: redes sociais, blogs e sites.

Nessa equação, há que se considerar também os tablets e smartphones. Apenas como referência desse impacto no Brasil, o uso de celulares em 2021 chegou a 253,3 milhões, crescimento de 8,2% comparado com os 234 milhões registrados ao final de 2020. Em dezembro de 2021, o 4G representava 77,8% dos acessos.

Esse é ou não é um mundo completamente diferente quando pensamos em onde uma marca deve estar para se aproximar do novo consumidor moderno?

O que mudou, afinal?

A primeira das mudanças é a existência de um marketing completamente voltado para a educação do consumidor. A disponibilização de informações e criação de espaços de troca de ideias tornaram-se preocupações primordiais dos profissionais da área.

Como na internet não existe horário comercial nem feriado, tudo deve ser pensado para rodar 24 horas por dia, 365 dias por ano. E se o novo consumidor se sentir prejudicado, ele não hesitará em comentar e reclamar — afinal, a rede proporciona condições e ambientes favoráveis a tais manifestações.

Assim, o essencial é pesquisar, conhecer e traçar objetivos para agradar seu segmento de mercado e satisfazer as novas expectativas do consumidor moderno. Quem não fizer isso, infelizmente, perderá espaço até não fazer mais parte do mercado.

Como responder a tais mudanças?

Tudo está acontecendo muito rápido e adequar-se é urgente para se manter relevante para as pessoas.

As empresas devem estar atentas às necessidades do seu público, o que exige investimento em pesquisa de mercado e atenção aos touchpoints, sejam eles digitais e físicos, para a construção de uma imagem e reputação de marca bem-sucedidas.

É importante ainda que as empresas compreendam o perfil dos seus consumidores de forma cada vez mais individualizada para aproveitarem oportunidades e se anteciparem às tendências. Só assim será possível sair na frente da concorrência e verdadeiramente surpreender e encantar o cliente.

Para encarar o desafio de interação com o consumidor moderno, as empresas não estão sozinhas. Existem empresas atentas a essas mudanças e que oferecem soluções inovadoras para mapear perfis, compreender comportamentos e indicar canais de comunicação de maneira inteligente e sustentável para os objetivos de cada marca. A MindMiners é uma delas!

E agora que você sabe que é possível relacionar campanhas tradicionais e consumidores modernos, que tal conhecer os 9 fatores que influenciam o comportamento do consumidor?


Início