O que é pesquisa de mercado: confira o conceito e passo a passo!

Descubra tudo sobre o que é pesquisa de mercado, sua importância para os negócios, os principais tipos e um passo a passo para você aplicar na sua empresa.


clock
5 min
O que é pesquisa de mercado: confira o conceito e passo a passo!

Seus consumidores estão satisfeitos com o seu produto ou serviço? Qual é a percepção que o seu público-alvo tem em relação à sua marca? As respostas para essas e outras perguntas do seu negócio você só pode encontrar de forma confiável ao realizar uma pesquisa de mercado.

Trata-se de uma ferramenta muito importante que possibilita ao gestor ter uma visão mais ampla sobre a sua área de atuação; ela serve para orientá-lo durante a definição de estratégias e nos processos de tomada de decisão.

Descubra agora tudo sobre o que é pesquisa de mercado, sua importância para os negócios, os principais tipos e um passo a passo para você aplicar na sua empresa.

O que é pesquisa de mercado?

Não é difícil entender o que é pesquisa de mercado. Ela é uma ferramenta que permite coletar e analisar dados valiosos sobre o segmento. Por isso, é bastante útil no momento de definir as estratégias de negócio e muito usada no marketing.

As informações obtidas servirão para traçar os melhores caminhos a serem seguidos e para tomar decisões, por exemplo, em relação aos 4Ps do Marketing: Produto, Promoção, Preço e Praça.

Para arrematar o entendimento do conceito, acompanhe esta definição:

A pesquisa de mercado nada mais é do que a coleta de informações a fim de identificar oportunidades e problemas inerentes à área de atuação da empresa e/ou dos seus produtos e serviços.

Pessoa analisando um gráfico de dados pelo computador
Photo by @mjessier on Unsplash

Agora que você já conhece o significado dessa ferramenta tão importante para qualquer negócio, veja alguns exemplos de como ela é usada para auxiliar na definição de cada P do Mix do Marketing:

Produto:

  • Mensurar a satisfação do público em relação aos produtos e serviços oferecidos;
  • Avaliar a qualidade e o desempenho dos produtos ou serviços;
  • Testar a recepção do público, a capacidade de absorção do mercado, etc;
  • Detectar novas tendências do segmento;
  • Identificar demandas ainda não atendidas pelo mercado;
  • Realizar testes de conceito de produtos;
  • Testar conceito de embalagens.

Promoção:

  • Pesquisa de planejamento estratégico de mídia para identificar os canais mais utilizados pelo seu público-alvo;
  • Pré-teste de comunicação para avaliar se a mensagem está sendo transmitida corretamente, sua credibilidade, engajamento e outros fatores;
  • Pós-teste de comunicação para identificar como foi a percepção e a reação do público às suas campanhas.

Preço:

Praça:

  • Pesquisar hábitos de consumo para descobrir onde o consumidor compra e quais canais prefere;
  • Analisar o perfil do público-alvo: aspectos comportamentais, estilo de vida, escolaridade, faixa etária, características socioeconômicas, entre outros;
  • Avaliar a lembrança de marca;
  • Pesquisa NPS.

Viu o leque de oportunidades que a pesquisa de mercado oferece para traçar e melhorar suas estratégias?

consumidora indecisa em meio à gôndola do supermercado
Photo by Viki Mohamad by Unsplash

Passo a passo: como realizar uma pesquisa de mercado?

Ficou claro para você o que é pesquisa de mercado? Então, que tal colocar a teoria em prática? Esse tipo de estudo pode ser feito por meio de diferentes abordagens, dependendo da finalidade pretendida.

Por isso, elaboramos um passo a passo mais geral, mas com etapas imprescindíveis:

Passo 1 – Objetivo da pesquisa

Qual a finalidade da sua pesquisa? O que você pretende descobrir? Nessa etapa, é importante ter os objetivos definidos de forma clara, pois o caminho a ser traçado dependerá dessas respostas dessas perguntas.

Passo 2 – Público-alvo da pesquisa

A quem a sua pesquisa é destinada: Consumidores? Fornecedores? Concorrentes? O público-alvo da pesquisa será estabelecido a partir dos objetivos. O perfil do público pode ser definido a partir de características sociodemográficas ou comportamentais.

Aproveite para conferir alguns perfis disponíveis no painel de respondentes MeSeems.

Passo 3 – Amostra da pesquisa

Qual o universo do seu estudo? O universo delimita qual é o público que se quer representar na pesquisa, definindo informações como a região geográfica onde a pesquisa foi realizada, faixa etária dos respondentes, classe social, entre outras.

Quantas pessoas irão responder às perguntas? Essa é a amostra: as pessoas dentro do universo que irão responder à pesquisa. Que tal entender melhor sobre população e amostra de pesquisa de mercado?

Abaixo, também separamos um vídeo para você compreender como definir a amostra de pesquisa:

Passo 4 – Elaboração do questionário

É preciso que o questionário contenha todos os aspectos que se deseja analisar. O ideal é que ele funcione como um funil, começando com perguntas mais genéricas e se tornando cada vez mais específicas.

Passo 5 – Aplicação do questionário

Existem algumas formas de aplicar um questionário de pesquisa. Essas são as principais:

Pesquisa tradicional: a coleta das respostas pode ser feita face a face ou por telefone.

  • Face a face: o entrevistador aborda diretamente os respondentes e pode ser treinado para mostrar a relevância de cada pergunta, além de colher outras impressões, ao ouvir as respostas;
  • Telefone (CATI): consome menos tempo que a coleta face a face, mas pode apresentar certa dificuldade para se conseguir os números de telefones, além de resistência em dar informações, por parte dos respondentes.

Pesquisa digital: a coleta é feita por meio de uma plataforma de pesquisa automatizada.

  • Por link: a pesquisa é enviada para uma lista de e-mail, inserindo em um post de blog ou rede social que leva ao questionário que deve ser respondido;
  • E-mail: a pesquisa é enviada diretamente para sua lista de contatos;
  • Integrado ao site: é criado um banner que é inserido em seu site ou blog que leva os respondentes ao questionário;
  • Painel de respondentes: ideal para contar com uma amostra dentro dos parâmetros desejados, já que o painel permite a escolha do perfil da amostra de forma mais precisa.

Se você tem interesse em entender mais sobre a pesquisa digital e a pesquisa tradicional, aqui você confere as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Passo 6 – Análise dos resultados

Com os dados em mãos, cruze informações, construa tabelas, elabore gráficos e faça uma análise dos resultados.

Na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, a apresentação dos resultados conta com gráficos e uma série de filtros que ajudam a fazer suas análises e gerar insights com muito mais agilidade.

Conclusão

As informações obtidas por meio da pesquisa de mercado são muito valiosas. São esses dados que permitem ao gestor planejar ações de forma mais estratégica, aumentando as chances de sucesso da empresa.

Se você deseja entender melhor como a plataforma de pesquisa de mercado da MindMiners pode te ajudar a criar questionários personalizados, acompanhar os resultados em tempo real, ter acesso a relatórios automáticos e realizar sua pesquisa com total segurança e agilidade, que tal experimentar a ferramenta de forma gratuita por 15 dias? Aproveite!


Início