7 erros em planejamento de campanhas de marketing que devem ser evitados

Veja quais são os 7 erros mais comuns em planejamento de campanhas de marketing e como evitá-los para garantir os melhores resultados.


clock
4 min
7 erros em planejamento de campanhas de marketing que devem ser evitados

Que atire a primeira pedra o profissional de Marketing que nunca errou em um planejamento. Em muitas empresas, inclusive, as estratégias e o planejamento de campanhas de marketing são vistos de maneira secundária, sendo despriorizados.

Nesses casos, é comum vermos profissionais que não são da área sendo responsáveis pelo planejamento e execução de campanhas que, muitas vezes, custam caro.
Invariavelmente, acabam cometendo alguns erros que poderiam ser evitados.

Selecionamos neste artigo 7 dos erros mais comuns para você poupar tempo, energia e budget da sua empresa e ter mais estratégia na elaboração das suas campanhas. Confira quais são eles!

1. Não planejar

Talvez o erro mais preocupante de uma campanha de marketing é a falta do próprio planejamento. Essa etapa, tão importante antes de qualquer ação, é essencial para definir com quem e de que forma sua empresa se comunica nas suas campanhas.

Esse passo deve começar sempre com uma pesquisa de mercado, afinal, para planejar é preciso conhecer seu público. Uma boa pesquisa de mercado se torna a base para um planejamento efetivo, que vai gerar resultados nas campanhas de marketing.

Tanto no marketing digital quanto nas ações de marketing tradicionais, o planejamento de campanhas de marketing é a chave para que se minimizem os erros ao longo do percurso.

Além disso, o planejamento serve para que se descubra onde alocar os recursos necessários e em que altura é preciso tomar determinadas ações. Na verdade, sem um planejamento geral, pouca coisa é feita no mundo empresarial.

Portanto, jamais ignore essa etapa do processo!

2. Não entender os prazos

Quando falamos em planejamento de campanhas de marketing, poucas empresas entendem que um resultado duradouro acontece de médio a longo prazo. Muitas vezes, são criadas campanhas grandiosas que exigem um retorno imediato, quando, na maioria dos casos, isso não acontece.

O investimento em estratégias de marketing deve ser contínuo e cuidadosamente dosado. Não adianta colocar em prática, por exemplo, uma grande campanha por ano, sendo que no restante do tempo seu público-alvo não vai ouvir da sua empresa.

Entender como funcionam os prazos para o retorno dos investimentos em marketing é essencial para planejar com cuidado suas ações.

3. Não conhecer o seu público-alvo a fundo

Campanhas de marketing vão, inevitavelmente, se comunicar com alguém, e esse é seu objetivo. E o que acontece em muitas empresas é o desconhecimento sobre para quem direcionar as ações previstas.

Se você justifica esse desconhecimento pelo simples fato de que sua empresa possui vários consumidores, e que nesse universo cada um conta com hábitos e personalidades distintas, você não sabe quem é o seu público-alvo.

Sendo assim, será muito difícil fazer um planejamento de campanhas de marketing adequado.

Definir esse público parte de realizar uma pesquisa sobre os seus consumidores. A partir dela você descobrirá, por exemplo, a faixa etária, região em que moram, classe social, costumes de compra, comportamento e preferências.

Ao encontrar os dados médios da maioria dos seus consumidores, você definirá quem é seu público-alvo. Um bom exemplo de uma definição de público-alvo seria:

“adultos de 30 a 40 anos, do sexo feminino, que moram em grandes centros urbanos. Costumam comprar pela internet e ler blogs de moda”.

A partir dessa descrição, é possível adaptar a linguagem e o conteúdo da sua campanha para atingir com precisão esse perfil ideal.

Photo by Smartworks Coworking

4. Não trabalhar com as ferramentas certas

Após definir o público-alvo e adaptar o planejamento da campanha de marketing de modo a atingi-lo de maneira eficaz, é preciso escolher os canais certos de comunicação. Seja pelas redes sociais ou em meios mais tradicionais, essa escolha será decisiva para que sua campanha chegue corretamente ao seu público.

5. Não acompanhar as campanhas

Outra falha bem comum é não supervisionar as ações que estão sendo tomadas. Isso é necessário para evitar que pequenos deslizes tomem proporções muito grandes e chamem a atenção do público de maneira prejudicial.

Nas redes sociais, por exemplo, é praticamente impossível apagar uma postagem sem deixar rastros. Lembre-se sempre de conferir tudo o que será feito para não correr o risco da sua campanha ter uma repercussão negativa.

6. Não interagir

Campanhas de marketing devem gerar engajamento do público atingido. Principalmente por meio do marketing digital, se bem-feitas, suas ações poderão ser replicadas, compartilhadas e difundidas.

Tudo isso é muito bom, pois os próprios usuários agem como propagadores da sua própria campanha. Mas, um erro muito recorrente para muitas empresas é ignorar a possibilidade de interação com os seus consumidores.

E isso é ainda mais importante se sua campanha de marketing se valer do espaço das redes sociais. Afinal de contas, essas plataformas foram feitas para encorajar a interação e, quando você não responde comentários, dúvidas, críticas ou elogios, está dizendo para o seu público que não existe diálogo com a sua empresa.

É claro que, muitas vezes, é impossível responder a todos, principalmente se a campanha toma grandes proporções. Mas, faça sempre o possível para não deixar seu público sem resposta. Isso pode ser um grande diferencial para o seu negócio!

7. Não medir resultados

Uma campanha de marketing começa sempre pelo planejamento. Porém, a última etapa é tão importante quanto a inicial. Após a conclusão da campanha, lembre-se de medir e analisar os resultados.

Durante a execução da campanha, todos esses resultados podem e devem ser colhidos. Mas, o panorama geral do sucesso das ações só pode ser alcançado no final, e é nele que sua empresa deverá basear as próximas estratégias de marketing que realizará.

Pontuar tudo o que foi positivo para que possa ser abordado novamente é tão importante quanto reconhecer os erros para evitá-los no futuro. Além disso, é interessante manter um controle de todas as campanhas já realizadas.

Plataformas sociais, como o Facebook, já disponibilizam esse tipo de informação pronta, mas, sempre que possível, procure ir a fundo nos resultados das suas campanhas! Isso faz toda a diferença.

A sua empresa está desperdiçando tempo e dinheiro ao cometer algum desses erros de planejamento de campanhas? Você conhece outros erros em campanhas de marketing que precisam ser evitados?

Se você gostou deste conteúdo, não se esqueça de nos seguir no Facebook, Instagram e no LinkedIn para ficar por dentro de outros conteúdos como este!


Início