Qualidade e agilidade em pesquisa de mercado: é possível conseguir os dois?

Tem receio de investir em pesquisas ágeis e, com isso, abrir mão da qualidade? Saiba que dá para conciliar velocidade e eficiência. Entenda como!


clock
5 min
Qualidade e agilidade em pesquisa de mercado: é possível conseguir os dois?

O hábito de realizar pesquisa de mercado é uma prática essencial para o sucesso do processo de tomada de decisões. Mas, sabemos que muitas vezes, quando uma empresa ou agência decide realizar uma pesquisa, sua pergunta não pode esperar semanas para encontrar uma resposta.

Esse cenário de urgência é a realidade de muitos que precisam tomar decisões rápidas e efetivas, e torna-se ainda mais crítico quando é necessário alcançar um público diversificado e garantir uma ampla representatividade de respondentes - o que consequentemente, melhora a veracidade dos resultados obtidos.

O valor do investimento também é uma das principais preocupações na hora da contratação de uma pesquisa e o alto custo pode inviabilizar sua realização em projetos com um budget mais apertado.

Então, como garantir que a pesquisa caiba no orçamento do seu projeto, mas também combine insights de qualidade obtidos de forma ágil? Continue a leitura para descobrir!

Tecnologia e métodos ágeis aplicados à pesquisa de mercado

É fato que agilidade e qualidade não são sinônimos e muitas vezes, alinhar os dois pode parecer um grande desafio. Mas, quando falamos de métodos ágeis, é importante ter em mente que não estamos falando somente de velocidade.

A agilidade também está ligada à qualidade e significa, mais do que tudo, contar com as ferramentas certas para garantir produtividade mesmo diante da necessidade de agir rapidamente.

A plataforma de Human Analytics da MindMiners traz tecnologia e a aplicação de métodos ágeis para o universo da pesquisa de mercado. É por meio das ferramentas oferecidas que mostramos que sim, é possível conciliar velocidade, eficiência e qualidade no desenvolvimento do seu projeto de pesquisa.

Photo by MindMiners

A seguir, vamos contar um pouco mais sobre como o nosso jeito Human Analytics garante que sua pesquisa obtenha resultados de qualidade, no tempo que você precisa.

Questionários prontos e validados por especialistas

As Metodologias MindMiners são questionários prontos para uso, elaborados pelo nosso time de especialistas em pesquisa de mercado.

Hoje temos 15 metodologias e 22 questionários que oferecem agilidade e autonomia no desenvolvimento de projetos para cada um dos seus desafios, garantindo que você faça as perguntas certas, otimize seu cronograma e obtenha insights confiáveis em tempo recorde.

Para facilitar a visualização dos dados coletados e transformar as respostas em insights acionáveis com mais agilidade, as Metodologias MindMiners também acompanham um modelo de gráfico para cada pergunta, escolhido por nossos experts e desenvolvido pelo nosso time de tecnologia.

O questionário perfeito do seu jeito, no seu tempo

Dentro da plataforma de Human Analytics da MindMiners, você também possui total autonomia para criar seu questionário do zero, incluindo as perguntas da forma que quiser e no tempo que o seu projeto demanda.

São mais de 13 tipos de perguntas disponíveis, lógicas simples,  avançadas e inúmeras outras possibilidades que permitem você construir o questionário perfeito do seu jeito e no seu tempo.

Saiba mais: Conheça o case da JustForYou e descubra como a marca utilizou das possibilidades de personalização dos questionários para avaliar a experiência de navegação no seu e-commerce.

Converse com consumidores reais em tempo recorde

O MeSeems é o painel de respondentes próprio da MindMiners e uma plataforma de recompensas que ajuda pessoas a economizarem no dia a dia ao compartilharem suas experiências rotineiras.

Com milhares de perfis cadastrados, é possível escolher o público com o qual deseja falar a partir de dados demográficos e comportamentais, e assim, ter em pouco tempo, respostas apenas de pessoas que têm a ver o objetivo da sua pesquisa.

Explore resultados como preferir

A grande quantidade de informação disponível hoje no mercado torna o processo de análise de dados mais complicado e trabalhoso.

Entendemos que cruzar informações é essencial para garantir insights de qualidade e, por isso, nossa plataforma de Human Analytics permite a aplicação de diferentes filtros de análise para comparação de perfis de uma mesma pesquisa.

Photo by MindMiners

Nossos clientes também conseguem exportar os resultados obtidos em sua pesquisa em diferentes formatos como Excel, Word e SPSS e efetuar a integração dos dados obtidos à ferramenta Power BI da Microsoft.

Isso tudo significa ter informações centralizadas e um processo de análise e cruzamento de dados ainda mais eficiente.

Custo que cabe no seu budget

Uma pesquisa feita por meio do serviço tradicional de institutos tem custos muito mais elevados, uma vez que conta com o valor de profissionais em campo, deslocamento, tempo para tabulação e análise dos resultados.

Nesse sentido, uma plataforma de pesquisa digital como a da MindMiners viabiliza a pesquisa de mercado para diferentes empresas, sejam de pequeno ou grande porte. Em paralelo, nossos planos e preços também variam de acordo com as necessidades do negócio e podem ser personalizados com base nos desafios enfrentados.

Para a Nestlé, por exemplo, a economia tanto de tempo como de budget permitiu que o seu time Marketing & Insights passasse a focar ainda mais no desenho de estratégias da marca e realizasse projetos de pesquisa que não aconteceriam caso continuassem a utilizar processo e metodologias tradicionais.

“Com a MindMiners, tivemos a chance de gerar entendimento para categorias e marcas com menos investimento e mais importância. Foi uma democratização até interna”, nos conta Caio Tanizaki Consumer & Marketplace Insights na Nestlé.

O lado humano dos dados

Unindo tecnologia de ponta a um time de especialistas apaixonado por resultados, os clientes MindMiners contam com a ajuda da nossa equipe durante todo o processo de construção de uma pesquisa, desde a escolha da melhor metodologia até o desenvolvimento do projeto, captação das respostas e análise dos resultados.

Combinamos o conhecimento do nosso time às possibilidades da nossa plataforma para tornar todas as etapas da sua pesquisa mais ágeis e intuitivas.

Photo by MindMiners

Qualidade e agilidade: sim, é possível!

A pesquisa digital é conhecida por ser sinônimo de velocidade, ainda mais se comparada ao serviço tradicional oferecido por institutos. O objetivo da MindMiners, no entanto, é ir além.

Buscando não só velocidade e baseando-se em um mindset ágil, nossa plataforma de Human Analytics oferece as ferramentas necessárias para que você obtenha agilidade e qualidade em todo o processo de desenvolvimento do seu projeto de pesquisa.

Isso garante respostas confiáveis e insights valiosos para o seu negócio. Para nós, qualidade e agilidade podem e devem andar juntas!
Quer saber mais sobre a MindMiners e como podemos fazer a diferença para o seu negócio?

Entre em contato com nossos experts ou cadastre-se agora para experimentar gratuitamente a nossa plataforma por 15 dias.

(Foto de capa: Possessed Photography on Unsplash)


Início