North Star Metric: como identificar a melhor métrica para o negócio?

Nem sempre é possível ter atenção a várias métricas, por isso, toda empresa precisa ter uma North Star Metric. Veja como definir a sua!


clock
5 min
North Star Metric: como identificar a melhor métrica para o negócio?

Todo profissional sabe da importância de lidar com métricas e indicadores, mas também sabe que no dia a dia nem sempre é fácil definir quais são eles e, principalmente, acompanhá-los.

Por isso, ainda que ter atenção a diversos indicadores diretamente relacionados ao negócio seja importante, na prática, isso nem sempre funciona tão bem. E é com foco em te ajudar a identificar e focar na melhor métrica que preparamos este artigo. Estamos falando de encontrar a North Star Metric (NSM), a métrica estrela-guia da sua empresa.

Já ouviu falar sobre esse tema? Isso pode fazer toda a diferença no seu dia a dia organizacional, afinal, quem conta com muitas opções, pode acabar não olhando com atenção para nenhuma delas. Continue a leitura para entender melhor!

O que é  North Star Metric, afinal?

A métrica da estrela-norte ou métrica estrela-guia é a métrica que vai guiar e orientar os processos da sua empresa, portanto é a métrica mais importante a ser observada.

Parece impossível definir uma única métrica principal para toda a empresa? Sim. Em um primeiro momento, pode parecer inviável pensar em uma métrica comum às áreas de RH e de Vendas, por exemplo. Mas tenha em mente que essa métrica deve reunir elementos coletivos, que são importantes para todas as áreas da organização.

O Medium tem como NSM o tempo total de leitura por usuário. Sendo assim, de que maneira cada setor será responsável e contribuirá para o alcance da meta estipulada? Outro exemplo é a Netflix, que tem como North Star Metric o tempo em que o assinante passa na plataforma assistindo aos seus conteúdos.

Certamente, essa métrica passa por setores como marketing, vendas, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e até pelo financeiro. Por isso, é importante entender que a NSM será o guia para treinar e preparar as diversas áreas para desempenhar suas atividades com foco nela, mesmo desempenhando atividades distintas.

Por que é importante ter uma North Star Metric

Nem sempre é fácil definir a North Star Metric de uma empresa, principalmente por ser a métrica mais importante e que traz consigo diversos desafios. Porém, essa definição é essencial para que todos os setores consigam caminhar na mesma direção.

É como diz o ditado: “todos devem estar na mesma página”, e a NSM será a guia para áreas como vendas, produto, tecnologia e os demais setores terem a mesma visão estratégica e caminharem juntos.

Além de oferecer uma visão global, ter uma North Star Metric oferece vantagens a curto, médio e longo prazos, tais como:

  • direcionamento correto do foco e na priorização das atividades de cada equipe;
  • ampla visibilidade e mais transparência dos números que mais importam para a empresa;
  • melhoria na integração dos times.
braço estendido segurando uma bússola
Photo by Heidi Fin

Exemplos de uso da métrica estrela-guia e categorias de aplicação

Assim como todos os indicadores, a definição da North Star Metric varia de empresa para empresa e dos objetivos que cada uma deseja alcançar. Pode ser necessário, por exemplo:

  1. Bater a meta de 5 mil clientes no ano;
  2. Baixar o índice de insatisfação dos consumidores com determinados produtos ou serviços;
  3. Aumentar o número de novos usuários ou pagantes em x%;
  4. Crescer o consumo na plataforma ou do produto em x%;
  5. Ampliar o número de usuários ativos no site em x%;
  6. Alcançar número x de investidores ou de aportes financeiros. Essa é uma boa métrica para empresas que estão enfrentando dificuldades financeiras;
  7. Aumentar os números do NPS da companhia em x%;
  8. Ampliar o tempo de vida dos clientes (lifetime value).

Como definir a métrica estrela-guia da empresa

Como a NSM é um indicador fundamental para toda a companhia, isso precisa estar inserido na cultura organizacional e não em apenas alguns setores. Essa mudança de mindset corporativo precisa acontecer antes mesmo da definição de qual será a melhor métrica.

Além disso, ao definir a North Star Metric ideal, é preciso levar em consideração que a métrica precisa:

  • ser mensurável;
  • ser coerente com a realidade da empresa e com sua missão, visão e seus valores;
  • ser acionável;
  • ser customer centric, ou seja: estabelecida com foco no consumidor e na geração de valor para ele;
  • estar centrada na visão do produto;
  • ter toda a sua comunicação feita de forma simples, na qual todos os colaboradores entendam;
  • ser focada no futuro e não em resultados passados, afinal, ela guiará toda a empresa a partir de então;
  • ser definida com a participação de líderes de todos os setores.

Um fator muito importante a ser observado quando falamos da definição da Star Metric é que ela não pode ser uma métrica de vaidade, ou seja, aquela que a empresa estabelece apenas para mostrar o quão bem está no mercado.

Esse tipo de métrica não reflete a verdade sobre o negócio, não ajuda a tomar decisões estratégicas e nem a orientar para o futuro com foco na realidade da organização. Número de cliques, seguidores e likes, visualizações de páginas, quantidade de downloads são alguns exemplos de métricas de vaidade. Porém, é preciso analisar caso a caso.

Além disso, é preciso entender minimamente de métricas e refletir sobre em que momento a empresa está para definir sua métrica estrela-guia estrategicamente.

Como a pesquisa de mercado pode ajudar na definição da sua NSM

Uma pesquisa de mercado tem, em sua essência, o objetivo de ajudar as empresas a tomarem decisões e entender a marca e o mercado de forma mais profunda. Justamente pelo fato de a NSM ser uma métrica que impactará todo o negócio, a pesquisa pode ajudar nessa definição.

Isso porque ela visa identificar, a partir da opinião dos próprios consumidores, os pontos fortes e fracos da marca e entender como ela é vista pelo mercado e diante dos concorrentes.

Se em determinado ano as vendas sofreram quedas consideráveis, a pesquisa é um ótimo recurso para entender o que deu certo e o que não na opinião de quem mais importa, o cliente.

Por meio dela, é possível saber qual é sua principal audiência, quem está consumindo seu produto ou serviço, quem não o faz e os motivos. Além disso, também é possível medir os índices de satisfação (NPS) com a empresa e obter feedbacks valiosos desses clientes que ajudarão a corrigir erros e a traçar as próximas estratégias.

A partir disso, a companhia obterá dados muito importantes para definir uma North Star Metric com eficiência, que seja saudável e coerente. E se você pensa que precisa rodar um grande projeto de pesquisa ou ser especialista no assunto para isso, saiba que não é bem assim.

A MindMiners oferece questionários prontos para uso, que podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada negócio. Você pode experimentar sem custo por 15 dias e ver como a plataforma é bastante intuitiva!

Percebeu como a North Star Metric é um indicador essencial para alavancar o negócio e que nem sempre é efetivo ficar observando muitas métricas ao mesmo tempo? Tenha em mente que a NSM pode ser estabelecida por períodos, o tempo que fizer mais sentido para o objetivo da companhia no momento.

Ou seja, não existem regras tão definidas quanto ao tempo de utilização da métrica estrela-guia. O mais importante é ter um panorama completo que ajudará a identificar esse guia para todo o time.

Se você gostou do conteúdo, aproveite e visite o nosso blog. Temos diversos insights para as marcas a partir dos nossos artigos, de cases de sucesso e dos nossos estudos originais. Não deixe de utilizar essas fontes em suas consultas e pesquisas!

(créditos de capa: Mike Setchell)


Início