Como a Riachuelo criou a FanLab com a ajuda da MindMiners

Entenda como foi o processo de criação da FanLab Geek da Riachuelo com o apoio e os serviços MindMiners.


clock
5 min
Como a Riachuelo criou a FanLab com a ajuda da MindMiners

Quando falamos em Human Analytics, estamos falando — de forma resumida — de tecnologia aliada a métodos ágeis de pesquisa para oferecer dados sobre o comportamento do consumidor em tempo real.

Para as marcas parceiras, porém, esse conceito é traduzido em expansão estratégica de negócios, eficiência no lançamento de produtos e serviços, identificação de lacunas de mercado e utilização eficiente de investimentos.

E foi isso que aconteceu com a Riachuelo a partir do estudo base que resultou na inauguração da FanLab Geek da marca. Expandir atividades e operações é um desafio no mercado, e não é toda empresa que consegue êxito nesse processo.

Expert em estratégias de negócio, a Riachuelo contou com a MindMiners para compreender a fundo o mercado de Geeks e se lançar no universo de licenciados em um projeto muito importante para a marca. Vem entender como tudo aconteceu!

O desafio: investigar o segmento de licenciados

O objetivo inicial da Riachuelo era entender melhor a relação do consumidor com o segmento de licenciados e identificar gaps de mercado. A partir disso, também era necessário compreender o tamanho do nicho e suas projeções, até as necessidades e preferências do público geek.

A solução: parceria e conhecimento técnico na obtenção de insights

A solução proposta pela MindMiners para ajudar o cliente em seu desafio consistiu em:

  • realizar uma pesquisa de mercado focada em segmentação para compreender o público consumidor no segmento de licenciados, e após
  • fazer um teste rápido de nome para a loja para entender com quais termos esse público se identifica.

A partir do questionário, feito na nossa plataforma de human analytics e usando o nosso painel de respondentes, o MeSeems, da análise estatística e do relatório completo ao final da pesquisa, conseguimos entregar insights que foram essenciais para a criação da FanLab.

peças do projeto FanLab ainda em fase de construção, como capacetes de personagens e máscara do homem aranha
Photo by Promoview

1. Validação de naming e melhoria da experiência do cliente

Essa é a vertente analytics e data driven da MindMiners que permite que o cliente tenha a agilidade que precisa em seu projeto, sem perder qualidade e o timing para aproveitar oportunidades de mercado.

Junto da coleta de dados feita de maneira estratégica, temos o olhar técnico de nossos especialistas em pesquisa para apoiar os clientes e sugerir caminhos.

“A MindMiners nos ajudou a estruturar o projeto de maneira consistente, de forma a não perder nenhuma resposta importante para o projeto, que era enorme. Da validação de naming até orientações de experiência do cliente, o projeto trouxe insights importantes para a construção da FanLab.”, destaca Natalia Dourado, do setor de Consumer Insights da Riachuelo.

Outro fator importante oferecido pela MindMiners é a possibilidade de customização dos questionários para diferentes necessidades na plataforma de pesquisas.

Sendo assim, desde para projetos mais complexos, até os mais simples — para quem não é expert em pesquisa —, a ferramenta se torna uma aliada essencial.

2. Parceria e suporte constante

Além da agilidade nas entregas,  um fator essencial para o sucesso de projetos complexos é a parceria e troca de conhecimento entre os profissionais envolvidos. E esse foi outro elemento chave para a satisfação da Riachuelo com a MindMiners.

Dados frios, coletados sem análise estratégica não são efetivos para marcas que precisam impulsionar o negócio, afinal, ser data driven é utilizar o dado certo, na hora certa. Esse é um dos compromissos da MindMiners com seus clientes e é reforçado diariamente com entregas de alto nível.

“Com a MindMiners conseguimos falar com pessoas de diversos perfis de forma ágil e consistente, contando sempre com o apoio e parceria do time. Essa postura e proatividade com certeza fez da MindMiners um parceiro estratégico”, informa Natalia.

Os resultados: expansão, awareness e foco no consumidor

A FanLab, inaugurada em maio de 2022, surgiu nove meses após a entrega da pesquisa, e de maneira totalmente aderente aos desejos e necessidades reportados pelos consumidores e identificados por meio da pesquisa.

A FanLab - projeto da marca com NPS acima de 90

A FanLab é a criação da marca Geek da Riachuelo, focada em cultura pop. A nova frente de negócio da empresa oferece uma operação independente, com e-commerce dedicado a esse universo, que contempla: animes, games, HQs, filmes e séries.

Em seu portfólio estão roupas, calçados, acessórios, objetos de decoração e itens colecionáveis para fãs de cultura pop, que vão desde camisetas da série Star Wars até mochilas e jogos de tabuleiro de Stranger Things.

Todo o escopo de produtos foi pensado estrategicamente a partir dos relatos dos respondentes para atender aos desejos desse público-alvo, estreitar o relacionamento e reforçar a marca para essas pessoas.

“Do estudo, tiramos insumos fundamentais para orientar a construção de uma marca praticamente do zero. Entendemos que era um mercado em que havia espaço para a Riachuelo continuar o processo de expansão e que os próprios geeks sentiam falta de um universo próprio, que trouxesse identificação e sensação de pertencimento”, explica Natalia.

O projeto foi tão certeiro que hoje é um case de sucesso da Riachuelo, com um NPS acima de 90. Isso demonstra como a parceria conseguiu colocar em ação boa parte dos insights trazidos da pesquisa para oferecer a melhor experiência possível para os clientes da marca.

loja da Riachuelo FanLab
Photo by Boletim Nerd

Planos para o futuro

A parceria entre MindMiners e Riachuelo está apenas começando e, à medida que projetos estratégicos são planejados pela empresa, reforçamos nosso papel como parceiros de negócio e estreitamos o relacionamento para que novas expansões e lançamentos de produtos alcancem o sucesso esperado.

Com o estudo em mãos, a área de Insights da RCHLO foi capaz de alimentar diversas áreas chave da empresa com informações relevantes para a criação da marca Geek.

“Com a MindMiners percebemos o ganho na agilidade de entrega dos projetos. Hoje, temos condições de atender nossos clientes internos com mais estudos, sem perder o timing do negócio, o que faz com que a própria área de Insights ganhe relevância. Certamente, é só o começo”, finaliza Natalia.

Gostou de conferir essa história e entendeu como a MindMiners fez a diferença e ajudou a elevar o sucesso do projeto de licenciados da Riachuelo? Você também pode ter um case de sucesso da sua marca feito em parceria conosco!

Se quiser entender melhor como funciona a nossa plataforma de pesquisas, pode aproveitar 15 dias grátis para saber como implementar o seu projeto por meio da nossa ferramenta.

Já se você gostou da ideia de segmentar sua audiência e quer entender melhor como isso funciona sem ter de rodar um projeto de pesquisa do zero, indicamos conhecer a nossa ferramenta de clusters. Ela pode ser a estratégia que você precisa, mesmo não sendo especialista em pesquisa!

Mas se você já tem um desafio e quer conversar conosco para entendermos melhor como podemos auxiliar seu negócio, basta nos enviar uma mensagem clicando abaixo.

banner-trial

Início