Tão relevante quanto realizar um pré teste de comunicação para avaliar o potencial de uma campanha publicitária, se faz necessária a avaliação de uma campanha já veiculada, afim de entender e mensurar sua visibilidade, ou seja, o alcance da comunicação e possíveis impactos na marca. Para as agências de publicidade essa avaliação também pode ser uma grande aliada na hora de demonstrar a eficiência dos esforços de comunicação realizados em determinada campanha. Para todos esses fins, é recomendado realizar uma pesquisa de Pós Teste de Comunicação.

A metodologia MindMiners de pós teste de comunicação oferece uma avaliação da sua campanha publicitária a partir de aspectos como a penetração por canal, a compreensão por parte do público-alvo, os principais atributos e sentimentos transmitidos, além do engajamento gerado e intenção de compra.

Lembrança espontânea, brand lift e impacto da comunicação são apenas algumas das dimensões contempladas  em uma pesquisa de pós teste de comunicação.

Na prática, você poderá aferir o ROI de cada peça e identificar possíveis pontos de evolução para a implementação de melhorias em futuras campanhas da sua marca e/ou produto.

Quando devo aplicar um pós teste de comunicação?

Qualquer empresa que acabou de veicular uma campanha em algum canal de mídia (TV, rádio, jornal, revista, OOH, digital) pode (e deve) realizar uma pesquisa de pós teste de comunicação, independente do seu porte e segmento.

Ela pode ser ainda mais estratégica para marcas que buscam ser cada vez mais assertivas em seus esforços de comunicação.

Com a metodologia MindMiners de pós teste de comunicação você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

  • Os consumidores se lembram de ter visto sua campanha?
  • Como se deu a penetração por canal de veiculação?
  • A mensagem central da comunicação foi transmitida e percebida pelos consumidores corretamente?
  • Quais os pontos fortes e fracos da campanha e o que poderia ser melhorado para as próximas campanhas?
  • Qual o impacto da comunicação na percepção da marca e intenção de compra?

Como é o questionário de pós teste?

Nosso questionário de pós teste está pronto para uso. Os blocos de perguntas (e a sequência em que são apresentadas) foram pensadas para avaliar os principais aspectos que traduzem a eficácia de sua campanha publicitária.

  • Lembrança espontânea: verifica se o consumidor se recorda espontaneamente de alguma comunicação da sua categoria veiculada nos últimos 3 meses e a qual marca ele acredita que ela pertence.
  • Brand lift: compara a percepção da marca e intenção de compra entre quem foi e quem não foi impactado pela campanha, verificando assim qual foi o resultado da comunicação veiculada.
  • Pós teste de campanha: identifica se o consumidor se lembra da comunicação veiculada, a partir da apresentação da peça (em formato de vídeo, texto ou áudio), o quanto gostou da comunicação de forma geral e quanto a associam à marca em questão.
  • Impacto da comunicação: avalia o quanto a comunicação apresentada é engajante para o consumidor e seu potencial de compartilhamento.

De que forma um pós teste ajudará minha estratégia de comunicação?

A pesquisa de pós teste de comunicação da MindMiners foi desenvolvida com o objetivo de entregar insights como:

  • Avaliação visual e didática dos resultados gerados pela sua campanha, com indicadores de performance (ROI).
  • Entendimento do impacto da campanha na percepção da marca, consideração de compra e preferências do consumidor.
  • Resposta emocional dos consumidores à sua campanha, com feedbacks para promoção de melhorias futuras.
  • Grau de compreensão e engajamento da mensagem transmitida.

Lembrança espontânea: o primeiro bloco do questionário de pós teste busca identificar se os respondentes se lembram, espontaneamente, de terem visto alguma campanha da sua categoria nos últimos três meses. Para isso, a pesquisa da MindMiners contempla diferentes estágios de recall:

  • Recall total: avalia se as pessoas se lembram de ter visto alguma comunicação da categoria.
  • Recall de marca espontâneo: avalia se as pessoas se lembram de ter visto uma comunicação da categoria e da marca do cliente espontaneamente.

Brand lift: o bloco de brand lift tem o objetivo de filtrar pessoas impactadas vs aquelas que não foram impactadas pela campanha que está sendo avaliada pela pesquisa.

Ao dividir os respondentes nesses dois grupos, ele permitirá a segmentação das respostas de todas as questões que compõem os blocos seguintes para a mensuração do impacto da comunicação na intenção de compra e/ou percepção de determinada marca.

Pós teste de campanha: ao exibir partes do anúncio e/ou campanha sem revelar a marca que o promove, novos estágios de recall são avaliados:

  • Recall de comunicação estimulado: mensura se as pessoas se lembram de ter visto a comunicação do cliente após ela ser apresentada no questionário (estímulo).
  • Recall efetivo: avalia se as pessoas se lembram de terem visto a comunicação da categoria, da marca do cliente e se entenderam a mensagem transmitida na campanha, além de pontos positivos e negativos associados a ela.

Impacto da comunicação: na última parte do questionários, os respondentes terão que indicar a probabilidade de considerarem comprar produtos da sua marca e/ou seus produtos após ver a comunicação/campanha e o quanto estariam dispostos a compartilhar a peça com amigos e familiares. Dessa forma será possível obter um termômetro de potencial de engajamento e compartilhamento da sua campanha.

Descubra o impacto da sua campanha!
Faça um trial da nossa plataforma e veja essa metodologia na prática