Pós-teste de comunicação: entenda a metodologia e como fazer

A metodologia permite validar se suas comunicações e campanhas atingiram o target correto, quantas pessoas lembram e qual foi o brand lift.


clock
4 min
Pós-teste de comunicação: entenda a metodologia e como fazer

Tão relevante quanto realizar um pré-teste de comunicação para avaliar o potencial de uma campanha publicitária, se faz necessária a avaliação de uma campanha já veiculada, a fim de entender e mensurar sua visibilidade, ou seja, o alcance da comunicação e os possíveis impactos  para a marca.

Para as agências de publicidade essa avaliação também pode ser uma grande aliada na hora de demonstrar a eficiência dos esforços de comunicação realizados em determinada campanha. Para todos esses fins, é recomendado realizar uma pesquisa de Pós-Teste de Comunicação.

A metodologia MindMiners de pós-teste de comunicação oferece uma avaliação da sua campanha publicitária a partir de aspectos como a penetração por canal, a compreensão por parte do público-alvo, os principais atributos e sentimentos transmitidos, além do engajamento gerado e intenção de compra.

Lembrança espontânea, brand lift e impacto da comunicação são apenas algumas das dimensões contempladas em uma pesquisa de pós-teste de comunicação.

Na prática, você poderá aferir o ROI de cada peça e identificar possíveis pontos de evolução para a implementação de melhorias em futuras campanhas da sua marca ou produto. Entenda as vantagens e aplicações.

Quando devo aplicar um pós-teste de comunicação?

Qualquer empresa que acabou de veicular uma campanha em algum canal de mídia (TV, rádio, jornal, revista, OOH, digital) pode (e deve) realizar uma pesquisa de pós-teste de comunicação, independentemente do seu porte e segmento.

Ela pode ser ainda mais estratégica para marcas que buscam ser cada vez mais assertivas em seus esforços de comunicação com campanhas de publicidade.

Com a metodologia MindMiners de pós-teste de comunicação você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

  • Os consumidores se lembram de ter visto sua campanha?
  • Como se deu a penetração por canal de veiculação?
  • A mensagem central da comunicação foi transmitida e percebida pelos consumidores corretamente?
  • Quais os pontos fortes e fracos da campanha e o que poderia ser alterado e aprimorado para as próximas campanhas?
  • Qual o impacto da comunicação na percepção da marca e intenção de compra?
banner-pos-teste

Como é o questionário de pós-teste?

Nosso questionário de pós-teste está pronto para uso. Os blocos de perguntas (e a sequência em que são apresentadas) foram pensadas para avaliar os principais aspectos que traduzem a eficácia de sua campanha publicitária.

  • Lembrança espontânea: verifica se o consumidor se recorda espontaneamente de alguma comunicação da sua categoria veiculada nos últimos 3 meses e a qual marca ele acredita que ela pertence.
  • Brand lift: compara a percepção da marca e intenção de compra entre quem foi e quem não foi impactado pela campanha, verificando assim qual foi o resultado da comunicação veiculada.
  • Pós teste de campanha: identifica se o consumidor se lembra da comunicação veiculada, a partir da apresentação da peça (em formato de vídeo, texto ou áudio), o quanto gostou da comunicação de forma geral e quanto a associam à marca em questão.
  • Impacto da comunicação: avalia o quanto a comunicação apresentada é engajante para o consumidor e seu potencial de compartilhamento.

De que forma um pós teste ajudará minha estratégia de comunicação?

A pesquisa de pós teste de comunicação da MindMiners foi desenvolvida com o objetivo de entregar insights como:

  • Avaliação visual e didática dos resultados gerados pela sua campanha, com indicadores de performance (ROI).
  • Entendimento do impacto da campanha na percepção da marca, consideração de compra e preferências do consumidor.
  • Resposta emocional dos consumidores à sua campanha, com feedbacks para promoção de melhorias futuras.
  • Grau de compreensão e engajamento da mensagem transmitida.

Lembrança espontânea: o primeiro bloco do questionário de pós teste busca identificar se os respondentes se lembram, espontaneamente, de terem visto alguma campanha da sua categoria nos últimos três meses. Para isso, a pesquisa da MindMiners contempla diferentes estágios de recall:

  • Recall total: avalia se as pessoas se lembram de ter visto alguma comunicação da categoria.
  • Recall de marca espontâneo: avalia se as pessoas se lembram de ter visto uma comunicação da categoria e da marca do cliente espontaneamente.

Brand lift: o bloco de brand lift tem o objetivo de filtrar pessoas impactadas vs aquelas que não foram impactadas pela campanha que está sendo avaliada pela pesquisa.

Ao dividir os respondentes nesses dois grupos, ele permitirá a segmentação das respostas de todas as questões que compõem os blocos seguintes para a mensuração do impacto da comunicação na intenção de compra e/ou percepção de determinada marca.

Pós-teste de campanha: ao exibir partes do anúncio e/ou campanha sem revelar a marca que o promove, novos estágios de recall são avaliados:

  • Recall de comunicação estimulado: mensura se as pessoas se lembram de ter visto a comunicação do cliente após ela ser apresentada no questionário (estímulo).
  • Recall efetivo: avalia se as pessoas se lembram de terem visto a comunicação da categoria, da marca do cliente e se entenderam a mensagem transmitida na campanha, além de pontos positivos e negativos associados a ela.

Impacto da comunicação: na última parte dos questionários, os respondentes terão que indicar a probabilidade de considerarem comprar produtos da sua marca e/ou seus produtos após ver a comunicação ou campanha e o quanto estariam dispostos a compartilhar a peça com amigos e familiares.

Dessa forma será possível obter um termômetro de potencial de engajamento e compartilhamento da sua campanha.

Tem interesse em conhecer melhor como funciona a metodologia? Aproveite para fazer um teste gratuito!

banner-trial

(créditos da foto de capa: Jonas Lee)


Início