O que é comportamento do consumidor e por que entender isso é importante?

Entenda o que é comportamento do consumidor e como compreender isso pode ajudar nas estratégias da sua empresa.


clock
4 min
O que é comportamento do consumidor e por que entender isso é importante?

Toda empresa tem como objetivo satisfazer as vontades e necessidades do seu público, buscando aumento nas vendas e mais lucratividade.

Para que isso aconteça, no entanto, é preciso conhecer a fundo seu público-alvo, bem como seu padrão de comportamento e consumo.

Nesse contexto, compreender o que é comportamento do consumidor é a base para poder fornecer aquilo que ele realmente espera do seu produto ou serviço.

No artigo de hoje, você vai entender melhor o que é comportamento do consumidor, saber por que este é um assunto importante e de que maneira colocar isso em prática. Confira nossas dicas!

O que é comportamento do consumidor

Veja como a AMA, American Marketing Association, define o que é comportamento do consumidor:

“A interação dinâmica de sentimentos e percepções, comportamentos e ambiente pelo qual os seres humanos conduzem os aspectos das relações de troca em suas vidas. […] O comportamento do tomador de decisão no mercado de produtos e serviços. Muitas vezes é usado para descrever o campo interdisciplinar do estudo científico que tenta entender e descrever tal comportamento”

Várias pessoas ao redor de uma mesa fazendo refeição e interagindo
Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

Como você pôde ver, o comportamento do consumidor é considerado um campo de estudo científico e, em função disso, sua análise sempre deve se basear no uso de pesquisas executadas com as melhores práticas estatísticas.

Confira também: Pesquisas de tendência e a importância para o seu negócio

Como perceber as mudanças no comportamento do consumidor

Saiba que entender o consumidor nem sempre é uma tarefa simples, principalmente porque somos pessoas únicas e existem diversos fatores que influenciam nosso comportamento.

Por isso, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a entender cada vez melhor o consumidor e a maneira como ele toma suas decisões de compra. Acompanhe!

Mostre interesse pelo seu público

Se você mostra interesse pelas preferências, vontades, e principalmente, nas dores do seu consumidor, ele vai retribuir e se interessar cada vez mais pela sua marca.

Entender o comportamento do cliente não significa simplesmente se colocar de maneira hipotética no lugar dele. Saiba que existem diversas formas que permitem ter uma visão mais ampla que se aproxima da experiência real do consumidor em termos de contexto, motivações, percepções e movimentos.

Contar com informações concretas e quantificáveis sobre o comportamento do consumidor permite que você consiga:

  • Desenhar os melhores produtos e serviços para satisfazer as necessidades e as vontades do seu consumidor;
  • Decidir quais praças vão garantir ao consumidor melhor acesso aos seus produtos e serviços;
  • Decidir qual é o preço ótimo para o seu produto ou serviço;
  • Encontrar o método de promoção mais eficiente para atrair consumidores;
  • Entender as principais motivações e fatores por trás da decisão de compra.
Rapaz de mochila em frente à loja da Louis Vuitton olhando para a vitrine
Photo by Dyana Wing on Unsplash

Adapte-se à mudanças

Os consumidores mudaram a forma como se relacionam com as marcas que consomem. Hoje, eles vivem num contexto cultural que preza pela inovação, processam informações de maneiras novas e diversas e desejam interagir com as marcas e empresas de forma mais pessoal.

Portanto, profissionais de marketing que não procuram entender o consumidor de um ponto de vista antropológico e que não procuram insights sobre o seu comportamento não vão mais conseguir engajar com seu público-alvo a ponto de convertê-los em clientes.

Além disso, com a evolução das redes sociais, tudo isso precisa ser feito de maneira ágil. A reação do consumidor está cada vez mais rápida e implacável: o que atrai um consumidor um dia pode não ter o mesmo efeito no dia seguinte.

Sendo assim, marcas que não atendem às necessidades dos consumidores podem ser altamente rejeitadas por conta da influência das redes sociais. Da mesma forma, marcas que agradam os clientes podem ganhar mais confiança do público também por conta dessa influência.

Fidelize os clientes

Tenha em mente que um cliente fiel age como propagador da sua marca. Ao indicar seu negócio para seus conhecidos, um consumidor fidelizado funciona como instrumento de marketing eficaz, já que a indicação de alguém próximo tem um enorme valor.

Além disso, consumidores fiéis são ótimos termômetros para o sucesso das ações da sua empresa. Como consomem com frequência, esses clientes podem ser o parâmetro ideal para saber se as ações tomadas estão realmente funcionando ou não.

Comunique-se da maneira certa

Um dos principais aspectos de sucesso de uma marca, que deve ser construído a partir do entendimento do comportamento do consumidor, é a linguagem utilizada na publicidade, definida em seu plano de comunicação.

E essa linguagem deve se moldar de acordo com o pensamento do público, com o objetivo de que ele se identifique facilmente com a marca que está sendo divulgada.

A mudança de posicionamento das fabricantes de cerveja é um bom exemplo de adaptação de comunicação de acordo com mudanças de percepção dos consumidores.

Gradativamente, esses players estão abandonando o estereótipo de comerciais com mulheres seminuas e lançando mão de uma estratégia mais criativa e menos apelativa e sexista, adequando-se a um novo modelo a partir do entendimento do comportamento do consumidor.

Conclusão

Percebeu como entender o comportamento do consumidor é importante para a sua marca? Saiba que, em vez de tentar mudar atitudes e movimentos, profissionais de marketing devem aprender a perceber esse comportamento e utilizar esse conhecimento a seu favor das suas estratégias de marketing e comunicação.

Por falar em comunicação, selecionamos um artigo que relaciona esse tema à conexão mais profunda com os consumidores por meio da comunicação humanizada. Que tal complementar seus conhecimentos?


Início