5 técnicas de relacionamento com o cliente para usar em 5 passos

técnicas de relacionamento com o cliente

Todas as empresas, independente do segmento, buscam usar técnicas de relacionamento com o cliente como forma de encantar aqueles que consomem seus produtos ou serviços para ampliar vendas e fidelizar.

Apesar de não existir uma fórmula mágica para solucionar esse desafio, a realização de pesquisas e a experiência acumulada por profissionais da área comercial mostra que algumas práticas são fundamentais para a construção de um bom relacionamento com o cliente.

Existem 5 pontos essenciais. E é por aí que nós vamos começar.

Técnicas de relacionamento com o cliente:

·         Empatia
·         Honestidade
·         Integridade
·         Ética
·         Paixão

Neste artigo, vamos mostrar quais as melhores maneiras de conduzir um relacionamento forte, intenso e saudável com reais e potenciais clientes a partir de cada um dos pontos já listados.

Preparado?

5 Técnicas de relacionamento com o cliente

Por onde começar a construir um bom relacionamento com o cliente?

1. Empatia

Em primeiro lugar, é crucial que tenhamos em mente que estamos lidando com seres humanos, ou seja, pessoas cheias de sentimentos, emoções e centenas de particularidades.

A empatia, em sua definição, diz sobre os sentimentos do outro. Mas esta explicação não resulta obrigatoriamente em uma mesma concepção entre as pessoas, uma vez que a habilidade em lidar com diversas situações geralmente baseia-se em experiências vividas e bagagens coletadas, contudo, está totalmente ao alcance de qualquer indivíduo praticar a empatia.

Como fazer isso?

Para um bom relacionamento com o cliente, compreendê-lo emocionalmente, analisá-lo intensamente, estudá-lo profundamente, se colocar sempre na posição do próximo, são as primeiras tarefas básicas para alcançar o sucesso.

 2. Honestidade

Depois de ter visto como a empatia contribui para um bom relacionamento com o cliente, o segundo passo a ser alcançado é uma das mais importantes Técnicas de relacionamento com o cliente: a honestidade.

Não há nada melhor que estar rodeado de pessoas honestas não é mesmo? Então, essa “regra” também se aplica para o relacionamento que estamos buscando construir.

É muito importante trazer esta essência para o campo profissional. Quando a honestidade é percebida e transmitida, fica nítida a fluidez e a aproximação com o seu cliente, uma grande barreira é quebrada neste estágio tornando o “campo” mais confiável e hábil.

A confiança está agudamente ligada ao conhecimento. Assim, quando confiamos naquilo que conhecemos, já estamos um passo à frente de um bom relacionamento com o cliente.

Por isso, conte a trajetória da empresa para os clientes e enfatize os obstáculos que foram vencidos para chegar até ali. A prática do storytelling auxilia na conexão entre a marca e o cliente, e uma prática muito comum é conversar com seus clientes.

3. Integridade

O próximo passo para um bom relacionamento com o cliente é a integridade. Esse termo significa dominar o senso de justiça.

Em termos mais práticos, é ser educado, é conduzir com clareza um bom papo, é ser puro de alma. Mas você deve estar se perguntando por que estamos priorizando tanto estes conceitos abstratos?!

Como falamos no início do texto, estamos lidando com indivíduos cheios de sentimentos e características únicas.

Por isso, uma das técnicas de relacionamento com o cliente é falar sempre a verdade. Garantir coisas que não será capaz de realizar pode até favorecer as vendas no primeiro momento, mas raramente fará com que a empresa obtenha a confiança do cliente.

Lembre-se: não basta vender uma vez. É preciso vender sempre. Qual é a competitividade de seu produto em frente aos concorrentes?

 4. Ética

Falando sobre ética… Bom, ética é tão óbvio que, partindo do ponto de vista de respeito ao próximo, deveria ser um conceito básico, praticado por todos.

Nas áreas de marketing, vendas e Customer Success, para um bom relacionamento com o cliente, não é diferente. Ter caráter, personalidade e um posicionamento consolidado são itens de importância fundamental.

Mas, atenção! Não adianta apenas reproduzir os passos mencionados até agora se seus colaboradores não estiverem preparados e treinados para agir de tal maneira. Para que os funcionários estejam engajados constantemente para atender o consumidor, é fundamental proporcionar treinamentos e mantê-los motivados.

 5. Paixão

A paixão é uma emoção intensa. É desejo, entusiasmo, admiração. Deixamos esse tópico por último porque, no nosso ponto de vista, é algo bastante profundo, mas igualmente importante dentro da nossa missão.

Quando pensamos em técnicas de relacionamento com o cliente:

  • Tudo fica mais fácil quando executamos o que gostamos;
  • Colocar intensidade, entusiasmo, admiração no seu trabalho e no ser humano que está do outro lado faz total diferença;
  • Admirar o próximo é valorizar quem ele é, é se importar com o bem-estar do indivíduo, é ter todo o carinho possível com os seus clientes.

A chave para o sucesso no uso das técnicas de relacionamento com o cliente

Os 5 passos citados neste artigo, utilizados de forma equilibrada e incorporados à cultura da sua empresa, são a chave do sucesso para a construção de um bom relacionamento com o cliente.

Se você se dedicar e for capaz de colocar na posição do outro, desenvolver a confiança por meio do conhecimento, ser verdadeiro, ter colaboradores de caráter, motivados e sentir entusiasmo no dia a dia, rapidamente verá os resultados começarem a surgir.

Nesse caso, a potencialização dos lucros da sua organização será apenas uma consequência desse bom relacionamento. Neste artigo apresentamos mais 6 sugestões para melhorar o atendimento ao cliente.

Gostou das dicas sobre técnicas de relacionamento com o cliente? O nosso objetivo é continuar contribuindo para o crescimento da sua empresa e para o seu desenvolvimento profissional.

E, agora que você vai começar a implementar essas práticas no seu dia a dia, que tal mensurar o quanto seus clientes estão satisfeitos com esse relacionamento? Para esses casos, o NPS é a pesquisa mais indicada. Saiba mais sobre a metodologia neste artigo.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar