Defina sua estratégia de branding com a ajuda dos consumidores

É muito comum ver empresas construindo sua estratégia de branding a portas fechadas. Afinal, se tem “estratégia” no meio, tem que ser confidencial, certo? Mais ou menos. Na verdade, essa ideia de manter tudo em segredo acaba fazendo os profissionais de Marketing se esquecerem da importância de consultar o consumidor antes de tomar decisões. Quem melhor do que eles para dizer se aquele conceito que está realmente alinhado à sua marca? Ou se determinada ação irá ou não ser suficiente para engajar? Compartilhar caminhos com quem será impacto diretamente pela estratégia é um jeito simples e eficaz de escolher a melhor opção para a sua marca.

A seguir, vamos falar sobre como os consumidores podem te ajudar na construção da sua estratégia de branding, assim como ferramentas para tornar essa prática uma realidade dentro da sua empresa. Espero que goste!

O que é branding mesmo?

Antes de começar a falar sobre a ajuda que os consumidores poderão dar na hora de construir sua estratégia de marca, é importante alinhar alguns conceitos. Isso porque muita gente costuma confundir branding com logotipo. Você é uma dessas pessoas? Se sim, não se preocupe.

Apesar de uma coisa estar diretamente relacionada com a outra, branding e logotipo estão longe de ser sinônimos. O logotipo é a representação visual da sua empresa. Já o branding cuida de quase tudo que está relacionado com a marca da sua empresa, num sentido bem mais amplo. Nesse aspecto, o conceito trabalho por Laura Busche, acutora do livro “Lean Branding”, é bastante pertinente:

Marca é uma história que o consumidor/cliente lembra quando pensa em você. Não é uma tarefa de designers, marketing ou consultores. É uma tarefa de todos. Branding é um verbo, não um logo.

Para muitos profissionais, inclusive, marca e negócio acabam sendo uma coisa só. Ao compreender isso fica fácil entender também que uma marca comunica a todo momento, e não apenas com campanhas e esforços publicitários. O papel do branding e, portanto, pensar a marca a partir de toda a sua complexidade e pontos de contato, e não apenas aqueles que estão ligados às disciplinas do Marketing.

Se quiser saber um pouco mais sobre tendências e o que está por vir no mundo do branding, esse texto do nosso blog poderá ajudar.

Mas, se o seu desafio é construir uma marca no ambiente online, temos também um artigo sobre e-branding para te orientar nesse desafio.

Como os consumidores podem contribuir para sua estratégia de branding?

Conhecer a opinião dos seus consumidores é fundamental não apenas quando você vai lançar um novo produto ou serviço, mas também para o seu branding. Eles são o termômetro da sua marca e poderão indicar como anda sua imagem, sua reputação e como suas ações tem sido recebidas e percebidas por cada um. Em todos os casos aqui descritos, a pesquisa é a ferramenta mais indicada. Por meio dela, você poderá ouvir tudo o que o consumidor tem a dizer sobre você.

Para te ajudar nessa missão e fazer com que sua empresa ganhe tempo e consiga estruturar um plano de branding em pouco tempo, sugerimos que você escolha entre os muitos questionários certificados e prontos para uso existentes em nossa plataforma de pesquisa automatizada e com foco na área de Marca e Branding. Basta definir qual o seu objetivo com a pesquisa e dar início ao seu projeto.

E aí? Gostou do nosso artigo? Comece agora mesmo a consultar seus consumidores para estruturar sua estratégia de branding. Neste artigo você poderá aprender metodologias que te ajudarão a entender qual lugar sua marca ocupa na mente de quem consome seus produtos ou serviços. De bônus, ainda te damos esses 9 passos para criar uma marca de sucesso.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz