Descubra novas formas de aplicar pesquisa de marketing

Quando você compreende o comportamento do consumidor e da sua concorrência, existe uma maior propensão a se sobressair no mercado. Para isso, muitos profissionais recorrem a uma pesquisa de marketing para fundamentar as suas estratégias.

De acordo com o seu objetivo, o modelo da pesquisa pode variar, mas sempre servirá para antecipar tendências ou para entender o comportamento do consumidor.

Neste artigo, você vai aprender a escolher o melhor modelo de pesquisa de marketing para o seu negócio. Está pronto? Então, boa leitura!

Como funciona uma pesquisa de marketing?

Em uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar diversos tipos de pesquisa de marketing, mas todos eles levam em consideração o planejamento, a execução e a apresentação dos resultados, com o desenvolvimento de insights sobre como gerar leads a partir dos dados obtidos. O processo pode ser o mesmo, mas existem particularidades para cada negócio e setor de atuação. Quer saber mais, a MindMiners trabalha com mais de 40 questionários de pesquisa prontos para uso.

O processo de elaboração de uma pesquisa de mercado segue as seguintes etapas:

Reconhecimento do problema

O primeiro passo é entender qual o problema de marketing seu negócio ou produto está sofrendo, a pesquisa de marketing auxilia na tomada de decisão para resolver este problema. Um problema poderia ser uma taxa de abandono (churn) alta, isso pode ser solucionado ou minimizado por meio de pesquisa.

Antes mesmo de começar uma pesquisa de marketing, você deve ter em mente o recorte do mercado que deseja pesquisar. Isso vai ser fundamental para o desenvolvimento do projeto. Quer entender os hábitos do seu consumidor ou deseja identificar uma oportunidade de mercado? Independentemente da finalidade, é preciso ser objetivo. Caso você precise, a MindMiners possui em nossa plataforma de pesquisa automatizada, Miners Compass, questionários para analisar e entender o comportamento e dados demográficos dos seus consumidores. 

Planejamento

Com o problema definido, é importante pensar acerca da importância da pesquisa. Quais questões você espera que sejam sanadas e como isso vai ajudar a sua empresa a tomar decisões? Dessa forma, já é possível pensar na melhor maneira de obter os dados necessários para compreender e resolver o seu problema e escolher qual será a fonte desses dados. Também é no planejamento que se discute a melhor maneira de aplicar a pesquisa de marketing, se online ou presencial.

Execução

É durante a execução que começa a se levantar os dados, buscando saber qual o melhor método de coleta de respostas. É importante ter prazos definidos, para que as outras etapas não saiam do controle.

Nessa fase, você já deve escolher se a pesquisa será levada à frente por você ou por um instituto. Desde a elaboração do questionário, coleta de respostas por amostra, representatividade, tabulação dos dados e apresentação dos resultados.

Apresentação dos resultados

A análise dos dados obtidos é fundamental para conseguir cumprir os objetivos definidos na fase do planejamento. De nada adianta conseguir informações na etapa de execução, se o trabalho de tabulação e análise forem mal executados na apresentação de resultados. Pensando nisso, a plataforma Miners Compass realiza este trabalho e apresenta de forma visual e prática para tomada de decisões.

Uma análise apurada permite gerar insights para a sua empresa e contribui para a geração de leads.

Quais são os tipos de pesquisas de marketing?

Você pode ter acesso a informações sobre o mercado em que atua de duas formas principais. São elas:

Pesquisas primárias

Os dados obtidos por meio de uma pesquisa primária são mais valiosos, pois servem diretamente para a sua finalidade. Para consegui-los, você vai precisar de mais tempo e mão de obra, já que terá de trabalhar para obter a informação — com a criação de questionários, a aplicação e a interpretação dos resultados.

A vantagem é que todas essas etapas podem ser segmentadas para o problema reconhecido inicialmente.

Pesquisas secundárias

Esse tipo de informação pode ser obtido por meio de dados na internet, em pesquisas de mercado já existentes ou até mesmo em bases de agências públicas, como o IBGE, bibliotecas e conselhos locais.

Encontrar dados que colaborem com os seus objetivos pode ser uma tarefa difícil. Por isso, é aconselhável basear-se em pesquisas secundárias e colocar ações de marketing em prática depois da aplicação de uma pesquisa primária.

Como posso aplicar uma pesquisa de marketing?

1. Pesquisas Digitais

Já parou para pensar como as grandes empresas conseguem ter sucesso em cada ação que realizam, como se conseguissem medir a satisfação do cliente e sempre sair na frente da concorrência constantemente e sem muito esforço? A resposta pode estar no uso de pesquisa digital.

Hoje, é mais vantajoso contar com uma plataforma de pesquisa digital automatizada, pois ela consegue cumprir o papel de diversas metodologias tradicionais e ainda permite combiná-las, de acordo com a sua necessidade.

Por meio de uma pesquisa digital, é possível resolver diversos desafios de marketing, desde a concepção de novos produtos, a otimização das vendas, o lançamento de novas campanhas e até a manutenção do engajamento dos clientes.

Existem algumas opções de plataformas de pesquisa digitais no mercado, mas para não errar na escolha de uma, tenha atenção a essas dicas:

  • busque plataformas de inteligência de marketing que permitam criar, analisar e distribuir questionários para pessoas prontas para responder às suas perguntas. Como é o caso de nossa base proprietária, MeSeems;
  • prefira metodologias prontas, que permitam compreender a opinião e o comportamento do consumidor;
  • observe se a plataforma conta com dashboards intuitivos, por onde é possível gerar insights diretamente com o seu público-alvo.

2. Pesquisas presenciais

A abordagem presencial demanda mais trabalho e custo, porém, é possível obter resultados específicos, de acordo com as suas finalidades. Um dos enfoques possíveis é o teste de campo. Ele serve para simular a experiência de venda por meio da distribuição dos produtos em lojas selecionadas para observar a resposta dos clientes. Desse modo, é possível obter informações sobre aspectos como:

  • ajustes de preço;
  • melhoria da embalagem;
  • mudanças nas estratégias de comunicação;
  • modificações nos produtos.

Ao mesmo tempo, esse método permite construir um relacionamento com donos de lojas ou sites de vendas na web, além de ser uma forma que o pequeno empresário tem de testar a seu produto na prática. A desvantagem, é que você precisará de mais tempo para obter resultados mensuráveis e dependerá da contratação de entrevistadores para coletar os dados.

Devo contratar um instituto ou fazer por conta própria?

Considere sempre o custo-benefício e tempo. 

Esqueça o sinônimo de pesquisa como algo caro, hoje, até mesmo pequenas empresas podem contratar pesquisas de mercado personalizadas e elaboradas por equipes experientes no assunto. A economia de tempo e a qualidade da análise de dados pode fazer toda a diferença no final. Fale com nossa área de atendimento e saiba mais.

Agora que você já entende um pouco mais sobre pesquisas de marketing, assine a nossa newsletter e continue recebendo materiais como este no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz