Como ter sucesso em uma campanha de publicidade

O sucesso de uma campanha de publicidade depende de um conjunto de ações. Para começar, o ideal é trabalhar na construção de um planejamento consistente. Afinal, engajar pessoas requer muito “jogo de cintura”.

É preciso, ainda, ter uma mensagem atrativa. Mas, ao mesmo tempo, manter as estratégias de comunicação alinhadas com as de negócio. Pensando nisso, nós reunimos as principais dicas para te ajudar a criar campanhas incríveis e a chamar a atenção do seu público. Continue a leitura e confira!

1. Como criar uma campanha de publicidade eficiente?

Veja alguns passos:

1.1. Conheça o seu público-alvo

Antes de começar a criar a sua campanha de publicidade, estude o perfil do seu cliente. Quem são as pessoas que compram o seu produto? Identifique suas necessidades e preferências. Reúna informações como faixa etária, gênero, localização, profissão e outras. Essa ação é muito útil tanto para as ações publicitárias quanto para as estratégias de marketing digital — incluindo a publicação de anúncios. Afinal, a sua mensagem deve estar direcionada para o público-alvo. Muitas vezes, é preciso segmentá-lo para atingir pessoas com o mesmo interesse.

Outro fato que justifica a importância de conhecer bem o cliente é que a empresa deve usar a melhor linguagem para se comunicar com ele. Isso representa uma identificação instantânea com a marca. Fazendo tudo com base em suas características, o resultado é visível: ele compra o produto e tem chances de se tornar um cliente fiel.

1.2. Tenha uma identidade visual atrativa

Se fechar os olhos para imaginar o logotipo da Coca-Cola, você vai conseguir enxergar cada detalhe, inclusive o formato das letras, certo? Pois é! A identidade visual de uma marca é a representação da sua personalidade e por isso é tão importante. A falta de um design criativo faz com que o anúncio seja totalmente ignorado.

Sendo assim, faça com que a sua marca tenha uma presença forte. Dê prioridade a um logotipo exclusivo, padronize cores e fontes. Na maioria dos anúncios, as pessoas reconhecem uma marca apenas pela composição de cores. Utilize esse conjunto visual para ilustrar a fachada da sua empresa e o interior dela, assim como todo material impresso ou digital: cartões de visitas, panfletos, outdoors, perfis nas redes sociais e outros.

1.3. Crie um slogan atraente

Você também deve se lembrar de um dos slogans que mais marcou a infância dos brasileiros: “Nescau, energia que dá gosto!”. Ele é composto por uma frase simples, mas tem uma relação com o contexto do produto e uma pitada de persuasão para que o público (mães) compre um alimento nutritivo para os filhos. Outro slogan que se popularizou muito foi o da Bombril: “1001 utilidades”. Como você pode perceber, não existe nenhuma fórmula mirabolante para desenvolver criações como essas. Basta alinhar objetividade e simplicidade à realidade do produto.

Caso a sua marca ainda não tenha um, reúna a sua equipe de marketing e busque construir uma frase que seja impactante. A repetição de ideias criativas faz com que o slogan grude na mente das pessoas como chiclete. Pense nisso!

1.4. Defina os objetivos da campanha de publicidade

Os objetivos representam uma das partes mais relevantes de um planejamento estratégico. Por meio deles, é possível compreender exatamente o que se deseja alcançar. Dessa forma, as respostas acerca de como conseguir os resultados esperados são mais precisas.

Qual é o objetivo da sua campanha? Ele pode ser a introdução de um novo produto ou serviço ou o aumento do engajamento com a marca — entre outros. O importante é que você seja claro sobre essa definição na hora de construir o plano. Lembre-se de que é preciso saber onde se quer chegar para encontrar o caminho certo!

1.5. Crie uma mensagem difícil de ser ignorada

A parte de criação exige muito esforço. Para que a sua mensagem chame a atenção do público, primeiro é preciso que você cumpra rigorosamente todos os passos anteriores — principalmente o estudo do perfil do cliente. Desenvolva um conteúdo original, simples, cativante. Muitas campanhas que entraram para a história da publicidade apostaram no humor para se destacar. Arrancar sorrisos costuma ser uma boa técnica de persuasão.

Além disso, quando consegue mexer com a emoção das pessoas, você ganha mais engajamento, comentários e compartilhamentos nas redes sociais. Muitos comerciais de TV se tornaram virais na internet e foram eternizados com os famosos “memes”.

2. Como garantir a eficiência de uma campanha de publicidade?

A publicidade é um dos elementos do marketing mix que mais demanda recursos de uma empresa, independentemente do canal de mídia utilizado. Por conta do investimento financeiro e da relevância que essa estratégia tem para o reconhecimento da marca, é fundamental mensurar os seus resultados.

De acordo com os canais escolhidos para a veiculação de uma campanha, pode ser muito difícil avaliá-la. No entanto, existem soluções inovadoras e métodos de pesquisa que permitem uma boa visão dos índices de desempenho. Isso ajuda muito na hora de direcionar os investimentos de comunicação da sua empresa.

Para garantir a eficiência de uma estratégia, a melhor forma é por meio da obtenção de insights sobre a percepção do consumidor em todas as etapas da campanha. Isso deve ser feito desde a produção até a veiculação com o objetivo de garantir o melhor retorno do investimento. Para obter esses insights, é necessário realizar pesquisas de comunicação (ou testes de comunicação). Saiba mais sobre isso nos próximos tópicos!

3. O que é uma pesquisa de comunicação?

As pesquisas de comunicação são estudos realizados com consumidores que representam o público-alvo de uma marca. A finalidade é testar a eficiência e a adequação de campanhas publicitárias, independentemente do seu formato.

Essa coleta de dados e análise de informações ajuda a determinar:

  • o segmento de mercado que melhor se encaixa no target da campanha;
  • a melhor estratégia de comunicação a ser utilizada;
  • o canal de mídia mais apropriado.

Feito isso, a campanha ganha condições de ser aperfeiçoada e é possível analisar se os investimentos em comunicação têm retorno. A extensão de um teste da campanha depende do budget disponível — tanto de produção quanto de mídia.

Entretanto, é possível testar uma campanha em todos os estágios do seu desenvolvimento, bem como comparar o antes e o depois da sua veiculação — conhecidos como pré-teste e pós-teste.

4. Qual é a importância de medir a eficiência de uma campanha?

Ainda que você não esteja trabalhando com uma campanha de budget milionário, é fundamental testar a campanha antes de lançá-la. Fazer um teste de campanha é a melhor forma de garantir o sucesso da sua estratégia.

Esse também é o jeito mais certo de garantir que você não vai desperdiçar os recursos investidos em comunicação — ou, ainda, colocar em risco a reputação da empresa.

É possível usar o feedback da pesquisa para aprimorar a campanha ou tomar a decisão de abortá-la para investir os recursos em outra campanha mais assertiva, por exemplo. Em suma, a pesquisa fornece insights valiosos para que você possa tomar decisões informadas e certeiras.

5. Quais são os tipos de pesquisa mais usados?

De forma geral, a pesquisa de marketing para comunicação analisa a reação dos consumidores potenciais a respeito de uma campanha e os seus efeitos. Afinal, ela é muito mais eficiente quando os objetivos estão bem desenhados.

Algumas campanhas são feitas para aumentar a lembrança (awareness) de marca, outras para instigar um certo comportamento no consumidor. Independentemente do propósito, é importante alinhar os objetivos da pesquisa antes de começar a realizar os testes.

Os principais itens mensurados são o recall da campanha, o poder de persuasão e o impacto na intenção de compra. Todos podem fazer parte de uma mesma pesquisa mais completa:

5.1. Recall

Marcas e campanhas precisam ser memoráveis para que os consumidores considerem comprar os seus produtos e serviços. O recall serve para medir isso. Os respondentes observam uma propaganda e, em seguida, respondem às perguntas. Isso permite identificar a percepção do cliente sobre o anúncio e quais informações causam lembrança a respeito do produto e da marca que foram divulgados.

5.2. Persuasão

Esse tipo de pesquisa é muito utilizado para determinar a eficácia de uma campanha. A ideia é mudar o comportamento e as atitudes do consumidor por meio da avaliação da percepção dos principais atributos da marca — antes e depois da exposição à publicidade. Os entrevistados respondem algumas perguntas antes de ver o anúncio e depois respondem outra série de perguntas que verificam o impacto que esse anúncio teve na percepção deles.

5.3. Intenção de compra

Essa pesquisa é útil para medir a eficácia da campanha em aumentar a intenção de compra do produto após a divulgação. Ela deve medir o quanto o anúncio atrai a atenção do respondente e promove percepções favoráveis à marca. Ela observa o quanto a propaganda estimula também a lembrança de marcas concorrentes ou faz com que o consumidor confunda a marca que está sendo anunciada com outras.

E então? Gostou de saber mais sobre como criar uma campanha de publicidade de sucesso? Quer ter acesso a outros artigos interessantes? Assine gratuitamente a nossa newsletter para receber, em primeira mão, várias dicas relevantes para o seu negócio!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz