5 dicas para realizar um bom pré-teste de conceito de campanha

Na era das redes sociais, as marcas usam cada vez mais canais para se comunicar com seus consumidores. E isso acabou tornando o cenário midiático ainda mais complexo. Além disso, o desenvolvimento da tecnologia está impactando o comportamento de um consumidor mais engajado e exigente com as marcas que consome. Por conta disso, testar campanhas de comunicação antes de lançá-las tornou-se uma obrigação para reduzir riscos.

Nesse post, vamos te dar algumas dicas do que considerar na hora de realizar um pré-teste de campanha. Aprenda a coletar feedbacks do seus consumidores de forma rápida e objetiva.

1. Defina uma hipótese alinhada aos seus objetivos

Todo tipo de teste precisa de uma hipótese. Não faz sentido realizar um teste se você não definir qual é o seu objetivo macro. Nesse cenário, o planejamento se torna fundamental para entender exatamente o que você quer avaliar e o que você deseja que os resultados da pesquisa comprovem.

2. Explore os sentimentos que a campanha provoca no público alvo

Cada vez mais, consumidores estão optando por comprar de marcas que os fazem sentir bem – durante e após o consumo do produto/serviço. Um ótimo exemplo de campanha que soube criar um laço emocional com o seu público alvo foi a campanha da Dove, que envolveu mulheres reais para transmitir uma mensagem tocante sobre beleza verdadeira.

Por isso, para criar uma relação sólida e duradoura com o seu público, é essencial que a comunicação invoque reações emotivas nos consumidores. Mas, quais sentimentos sua marca deseja estimular? Será que a campanha criada está cumprindo essa missão? Explore questões ligadas a aspectos intangíveis dentro do seu pré-teste.

3. Entenda como a sua marca está sendo representada na campanha

Uma parte muito importante do pré-teste de campanha é a mensuração do recall de marca. Isso não significa que é necessário repetir o nome incansavelmente ou mostrar seu logo durante toda a campanha. Mas é essencial que o consumidor consiga relacionar o que foi divulgado com a marca que está por trás do produto/serviço.

É comum, especialmente em campanhas mais institucionais, que as marcas sejam apresentadas de forma mais sútil. Pensando em todos os ruídos que podem surgir, é importante testar a campanha antes de lançar para ter certeza que a exposição da marca está sendo realizada na medida ideal.

4. Avalie o impacto da campanha na intenção de compra do produto/serviço sendo divulgado

Na maioria dos casos, o objetivo principal de uma campanha publicitária é vender de determinado produto/serviço. Mas saber o quanto ela está efetivamente contribuindo para isso é um grande desafio. Será que os atributos do produto estão sendo trabalhado de forma clara? Como os diferenciais destacadas estão sendo percebidos? Será que a abordagem é suficientemente convincente para estimular a compra?

Tudo isso pode ser abordado no seu pré-teste de campanha.

5. Pergunte que mudanças poderiam ser feitas para melhorar a campanha

Para realizar um teste de campanha eficaz é importante ter uma base comparativa. Com certeza, até chegar nessa ideia de campanha, outras tiveram que ser descartadas. Que tal listar pequenas mudanças possíveis para analisar o caminho mais eficaz?

Compartilhe com seu target outras opções de atrizes ou atores, outras frases de impacto, caminhos criativos complementares. Talvez você descubra novas combinações possíveis e que trarão melhores resultados. Para isso, conte com técnicas de pesquisa como rankeamento de opções, escala Likert, dentro outras.

Não se esqueça de nenhuma dessas dicas na hora de construir seu questionário de pré-teste de campanha. Elas garantirão que nenhum ponto importante a ser avaliado fique de fora da sua pesquisa. Aqui você vai encontrar dicas para construir um bom questionário.

Caso não se sinta preparado para construir o questionário, nosso questionário certificado de pré-teste de campanha pode ser uma boa solução. Ele foi testado por profissionais altamente qualificados e está pronto para uso. Basta personalizar os campos já indicados. Entenda aqui como funciona um questionário certificado e como utilizá-los dentro da nossa plataforma automatizada de pesquisa.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz