Como uma pesquisa de satisfação pode ajudar na retenção de clientes?

O sucesso de uma empresa e, consequentemente, seu crescimento não dependem apenas da aquisição de novos clientes. Enquanto muitos empreendedores e profissionais estão focados apenas no volume de novos contratos, a maioria ainda se esquece que investir para fidelizar aqueles que já consomem sua marca, produtos e/ou serviços pode trazer muito mais retorno financeiro e de branding.

Um cliente fiel não necessita ser convencido. E o melhor: ainda indica sua empresa. Ele dificilmente integrará suas métricas de churn rate (ou taxa de abandono). Se você ainda não sabe o que é churn, aprenda aqui.

Traçar uma estratégia de fidelização eficaz não é uma tarefa simples. Mas, o primeiro passo para torná-la possível é a pesquisa de satisfação. Conhecer como anda a experiência do seu cliente e o que ainda precisa ser melhorado deve ser um esforço constante. Se você ficou interessado em saber mais sobre fidelização, nosso fundador, Lucas Melo, dá dicas de como seus clientes podem ajudar na divulgação do seu negócio. Leia o artigo.

Quer saber por onde começar com pesquisa de satisfação e como ela poderá ajudar nos índices de retenção da sua empresa? Aprenda a seguir.

O que é pesquisa de satisfação?

A pesquisa de satisfação do cliente é amplamente utilizada dentro do marketing para indicar e mensurar como os produtos e serviços oferecidos por uma empresa satisfazem ou excedem a expectativa do cliente. Essa definição não se restringe apenas à satisfação associada ao momento do consumo, mas também leva em consideração toda vez que uma marca interage e se relaciona com seu público-alvo. Ao mensurá-la, torna-se possível compreender qual a probabilidade de um cliente voltar a comprar da sua empresa no futuro.

Descubra como mensurar essa satisfação neste artigo.

Como estruturar uma pesquisa de satisfação?

Dentre as muitas opções de metodologias para realizar uma pesquisa de satisfação, o NPS (Net Promoter Score) é uma das mais comuns e indicadas. O funcionamento desse método é bastante simples. Consiste em uma única pergunta: “Em uma nota de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa marca/empresa a um amigo?”. Você deve enviar essa pesquisa para a sua lista de clientes, contabilizando o número de cadastrados. Ou seja, quantas pessoas receberam a pesquisa. Com as respostas, você terá a oportunidade de conhecer a posição dos clientes frente a sua marca.

Gostou? Aprenda como o NPS funciona, vantagens e desvantagens. Nossa plataforma de pesquisa automatizada também oferece questionários certificados de satisfação e prontos para uso. Basta realizar seu cadastro gratuitamente. Ou, se preferir, você mesmo poderá estruturar seu questionário. Aqui você vai encontrar 7 dicas preciosas para chegar à versão perfeita do seu questionário.
Por que a pesquisa de satisfação impacta o churn?

Por que a pesquisa de satisfação impacta meu churn?

A melhor maneira de entender o que não está dando certo em seu negócio é conversar com quem já comprou ou experimentou seu produto ou serviço. Não espere o consumidor cancelar o serviço ou comprar o produto de seu concorrente. Realize pesquisas de satisfação regularmente para compreender o que ajustar e, com isso, criar melhores experiências. Um cliente satisfeito tem menos chances de te abandonar.

Agora que você já sabe a importância de realizar uma pesquisa de satisfação, dentro da plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners você poderá selecionar o questionário que mais se adeque à necessidade da sua empresa. Este artigo vai te mostrar o passo a passo para construir o layout perfeito para o seu primeiro projeto de satisfação com agilidade e segurança. Não deixe de ler e comece já a reduzir seu churn rate.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz