Qual o impacto de promoções no PDV para o meu produto?

Como a realização de promoções no PDV auxilia meu marketing mix? Resumimos os principais pontos para começar a trabalhar com pesquisa no ponto de venda


clock
4 min
Qual o impacto de promoções no PDV para o meu produto?

O PDV ou ponto de venda (ou “point of sale”, em inglês) é considerado um canal de comunicação que permite a combinação de tempo, localização, a presença do consumidor, produto e dinheiro no mesmo momento.

No entanto, quando o assunto é ponto de venda, não basta disponibilizar o seu produto na gôndola e esperar que suas vendas cresçam. Realizar estudos para conhecer quem são os seus shoppers e construir promoções no PDV para se destacar da concorrência tornam-se passos fundamentais para o sucesso nas vendas.

Você já aprendeu sobre Shopper Marketing e sua influência na compra. Agora, neste artigo, vamos mostrar como a realização de uma pesquisa pode te auxiliar na criação de melhores canais de promoção.

Promoções comuns em pontos de vendas

Para aumentar o número de vendas, conseguir novos clientes e, até mesmo, fidelizar os existentes, é comum a realização de promoções. É o caso das famosas “compre 1 e leve 2“, distribuição de amostras grátis, descontos no preço, banners, displays etc. Em todos os casos, o foco é o consumidor final. No entanto, são poucas as iniciativas realizadas para validar cada uma dessas promoções e linhas de comunicação.

Utilizando a plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, é possível realizar testes de embalagem ou conceito de produto para compreender se a estratégia adotada está conversando com o público-alvo correto e com uma linguagem assertiva. A realização de pesquisa digital com foco no PDV permite encontrar respondentes de maneira rápida e com um custo mais baixo que pesquisa tradicional. Vamos aprender juntos?

Aprimorando sua embalagem

A embalagem é um elemento essencial para sucesso de vendas de seus produtos. Não estamos falando somente da sua importância para proteger o seu próprio conteúdo – já que poucas pessoas compram embalagens rasgadas ou amassadas. As embalagens cumprem também o papel fundamental de destacar um produto em meio a tantos outros produtos concorrentes.

No entanto, não existe fórmula mágica para conquistar esse destaque. Muitas vezes, seus publicitários e designers encontrarão soluções lindas, mas que não serão capazes de trazer os resultados esperados. Isso porque, nem sempre, quem cria é também público consumidor. Por isso, realizar uma pesquisa poderá evitar investimentos desnecessários e erros após o lançamento.

Para otimizar seus esforços de comunicação e financeiro, recomendamos a realização de um Teste de Embalagem/Screening de Embalagens.

Na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners você poderá obter respostas em até 5 dias para suas perguntas, antes do início da distribuição de seu produto para o varejo e o consumidor final, por exemplo.

Nosso questionário certificado para Teste de Embalagem/Screening de Embalagens, contém 20 perguntas, pronto para uso e permite realizar um único teste para avaliar, comparativamente, três embalagens. Dentre as questões existentes estão perguntas sobre inovação, atratividade, identificação do consumidor com produto e interesse de compra. Além de utilizar um questionário validado metodologicamente por nossa equipe de especialistas, é possível também contratar um relatório com seus resultados que é gerado também automaticamente.

Uma segunda possibilidade é escolher o questionário Teste de Embalagem. Com mais de 15 perguntas, contempla questões abertas e de resposta única, possibilitando compreender seus consumidores e, nas palavras deles, qual a percepção de cada embalagem.

Trabalhe as promoções no PDV em conjunto com outras mídias

Promoções no PDV não substituem os esforços de comunicação em mídias tradicionais ou digitais. Elas precisam ser trabalhadas em conjunto.

As ações no ponto de venda podem, por exemplo, aprimorar a experiência da marca e lembrar os consumidores sobre anúncios que eles viram antes de entrar no supermercado. Merchandising e promoções no PDV, se alinhadas com a comunicação da marca, podem ser ferramentas importantes para o Marketing Mix, acrescentando impacto positivo para seu branding.

Crie conceitos e mensagens que estejam alinhados nas mais diversas mídias, isso garante um aumento na sua frequência média e uma maior facilidade para o consumidor relacionar a promoção no PDV com o anúncio visto, por exemplo, na televisão. Um dos questionários certificados pela MindMiners é o de Pré-teste de Comunicação /Imagem, que permite compreender se o conceito de seu anúncio está claro para o consumidor, trabalhando com emoções e motivações de compra. Indicamos utilizar essa pesquisa para criar conceitos e anúncios com maior assertividade e uma mensagem mais objetiva, seja em mídia tradicional ou no próprio ponto de venda.

Experimentação e sensações

Trabalhar com promoções no PDV permite interagir diretamente com o consumidor, buscando não somente disponibilizar a embalagem na prateleira, mas utilizar de degustações, demonstrações no ponto de venda e diferentes abordagens de venda para induzir o comportamento de compra no momento e local que o produto está disponível.

“Em qual corredor fica o produto?”

Existem dois tipos de compras: a compra planejada e a compra por impulso.

A planejada é quando o consumidor já tem conhecimento e consciência do que pretende comprar. Para estes casos é importante facilitar o acesso ao seu produto no momento correto de desejo do shopper. Entenda, por exemplo, se quando o consumidor comprar pão, ele esperar encontrar também frios (queijos, presuntos, etc) próximos.

Já a compra por impulso é quando não existe um planejamento prévio e alguma coisa estimula o consumo, quase como um desejo. Por exemplo: os clientes tendem a realizar compras por impulso quando estão aguardando na fila do caixa. São vendas de pequeno valor, como chocolates, chicletes, balas, mas que podem ter um valor relevante no resultado final. Essa é a importância de entender o comportamento do consumidor.

Converse com seus consumidores no momento certo

Utilizando nossa base proprietária de respondentes MeSeems, é possível realizar pesquisas utilizando geolocalização e  solicitar que o respondente tire uma foto do local ou produto, isso garante que você converse com seu consumidor no momento que ele estiver no PDV, fazendo-o responder perguntas como: “Você encontrou o produto X?”, “O que mais chamou sua atenção na categoria de  refrigerante? Tire uma foto”.

Comece agora mesmo a criar seu projeto de pesquisa com a MindMiners, Contrate o plano que melhor atende sua necessidade e veja como é simples criar um questionário certificado para realizar melhores promoções no PDV.


Início