O melhor layout para sua pesquisa de satisfação

A realização de pesquisa de satisfação pode ser simples e prática, atendendo diversos perfis de negócios e empresas de diferentes portes. Por isso, é considerada uma metodologia democrática e altamente estratégica

Ela pode servir como uma ferramenta para refletir o quanto sua consumidor está satisfeito com sua empresa, produto ou serviço oferecido. E, lembre-se: consumidores felizes, ou que tenham tido experiências boas, estão mais sujeitos a virarem consumidores fiéis, indicarem ou recomendarem seu produto e realizarem mais compras.

Para nós, possuir informações e números que defendam a tomada de decisão, assim como conseguir medir a satisfação de nossos clientes, é algo muito importante para a MindMiners. Isso nos possibilita melhorar a experiência de nossos clientesO que você tem feito para entender e surpreender seus clientes?

Elaborar um questionário de pesquisa de satisfação não é simplesmente perguntar: “Você está satisfeito com nossos serviços?”. Existem diversas técnicas e metodologias que podem ser aplicadas. E, utilizando nossa plataforma de pesquisa automatizada, Miners Compass, é possível trabalhar com 9 questionários diferentes e prontos para uso com foco na medição de satisfação de seu público-alvo.  Além desses, existem ainda outros 30 questionários que atendem questões desde lançamento de produtos, lembrança de marca, teste de slogan e hábitos do consumidor.

Para criar seu projeto de pesquisa de satisfação na Miners Compass, você poderá trabalhar de 2 maneiras: utilizando um questionário essencial em nossa biblioteca ou combinando, de acordo com sua demanda, as perguntas de diversos questionários para construir um só seu. Vamos entender cada uma dessas possibilidades?

Os modelos de pesquisa de satisfação na plataforma Miners Compass

Ao selecionar um questionário pronto para uso em nossa plataforma como, por exemplo, nosso essencial sobre Satisfação do Consumidor, você poderá visualizar todas as perguntas que o constituem.  Aqui, são 10 perguntas no totalDentre elas, temos: “Quais das seguintes palavras você usaria para descrever nossos produtos / serviços?”, além de uma avaliação em relação a qualidade ou mesmo custo/benefício do produto:

Diversificando seu questionário com perguntas de resposta única e resposta aberta.

Outra opção é utilizar uma metodologia como o NPS e adicionar outras perguntas, buscando ir além da recomendaçãoExemplo: “O que a [EMPRESA / MARCA] poderia fazer de diferente para receber uma nota mais alta na escala de recomendação?”. Esse questionário também já está pronto para uso em nossa plataforma.

O NPS é uma sigla para Net Promoter Score, onde se pergunta em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a [EMPRESA / MARCA] para um amigo ou conhecido? A partir do número de respostas na escala os respondentes são classificados em 3 gruposLeia mais aqui.

Caso você queira realizar mais perguntas, é possível incluir questões de forma prática e manual, ou mesmo, utilizar outro questionário como o de Pesquisa de satisfação e posicionamento, uma pesquisa extensa com mais 20 perguntas, mesclando questões de natureza aberta, ranqueamento e resposta única.

Importante lembrar que, após a escolha do questionário, é  necessário modificar somente alguns campos com o [COLCHETES]. No exemplo, as personalizações estavam no nome da empresa ou marca que está realizando a pesquisa. O próximo passo seria enviar sua pesquisa por meio de um dos nossos 4 coletores de dados de resposta e, em seguida, analisar os resultados de maneira visual e rápida.

Existem outros questionários prontos para uso em nossa plataforma, com foco em pesquisa de satisfação. São eles: Diagnóstico de Satisfação no trabalho, Pesquisa de satisfação do atendimento prestado, pesquisa de satisfação de uso do website, Pesquisa de satisfação de Curso, entre outros. Para ter acesso a cada um deles dentro da nossa biblioteca você deve cadastrar-se em nossa plataforma e escolher um dos 4 planos que melhor atendam sua demanda:

Após esses dois passos é possível já começar a pesquisar e compreender melhor a satisfação do seus consumidores. A MindMiners dispõe de uma área de atendimento para ministrar treinamentos e pensar sempre no sucesso de suas campanhas de pesquisa.

Mas, e caso eu queira criar uma pesquisa de satisfação do zero?

Sem problemas! Você pode usar as perguntas de nossos questionários certificados, apresentados neste artigo, como base de sua pesquisa ou mesmo adicionar novas perguntas nos questionários essenciais, eles são 100% customizáveis, desde layout até inclusão de perguntas.

Para auxilia-lo na criação desta pesquisa de satisfação, vamos apontar alguns itens e perguntas importantes e testadas por nossa área de projetos com clientes reais:

– Não faça somente perguntas gerais de satisfação. É importante entender o grau de satisfação com relação a qualidade dos produtos oferecidos, custo x benefício, confiabilidade, etc.

– Perguntas abertas auxiliam compreender, com palavras próprias dos seus consumidores, como é a visão de seu serviço/marca.

– O tempo de resposta é um fator importante para seus respondentes, busque questionários objetivos e que não sejam repetitivos.

– Utilize de imagens, vídeos ou gifs para lembrar seu consumidor sobre o produto ou serviço oferecido.

– Perguntas de ranqueamento como, por exemplo: “Por favor, escolha os top 1 e 2 fatores que mais te influenciam na hora de comprar produtos ou serviços de nossa empresa”, são importantes para compreender quais são os pontos positivos ou mesmo negativos em relação a serviço prestado.

– Faça perguntas que possibilitem realizar filtros de análise no pós: “Há quanto tempo você é cliente da nossa empresa?”. Isso permite analisar se o grau de satisfação apresenta uma diferenciação por tempo de uso do serviço ou conhecimento da marca.

– Não demore para fazer uma pesquisa de satisfação! Se você quer saber qual foi a visão dos participantes de um curso ou evento que você organizou, recomendamos realizar uma pesquisa nos próximos dias, isso garante uma maior lembrança do respondente e com isso respostas mais concretas. 

Quer saber mais sobre pesquisa de satisfação e como a MindMiners pode te auxiliar? Fale com um dos nossos especialistas.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz