Veja como uma pesquisa de brand lift pode ajudar no monitoramento de marca

Entenda como medir o impacto de uma ação de comunicação na percepção da marca por meio da metodologia de brand lift.


clock
3 min
Veja como uma pesquisa de brand lift pode ajudar no monitoramento de marca

De forma bem direta, o termo brand lift designa o aumento da interação do público com uma marca como resultado de uma campanha publicitária.

E esse efeito é tão importante que é preciso mensurá-lo continuamente. Isso significa fazer um verdadeiro monitoramento da marca sempre que alguma campanha publicitária ou ação de comunicação é realizada.

Com a medição constante do brand lift, essa palavra passou a designar também a maneira e as metodologias usadas para entender o impacto de determinadas ações de comunicação na percepção da marca pelo público.

O brand lift, hoje, é um dos grandes aliados no monitoramento de marca. Ele é usado, principalmente, para identificar uma mudança positiva no reconhecimento e na lembrança da marca, assim como na percepção dos clientes sobre ela, a partir de um esforço específico.

Neste post, você vai saber mais sobre brand lift e monitoramento de marca e como usar a pesquisa digital para te ajudar nesse desafio.

Veja também em nosso blog: Aprenda a mensurar os resultados de uma campanha com pesquisa digital

Brand lift e monitoramento de marca

Pense assim: para maximizar os efeitos de suas ações de marketing e comunicação – e ter certeza de que seus investimentos nessa área estão trazendo os melhores resultados –, as empresas e as agências precisam monitorar seus efeitos.

Mas quais parâmetros devem ser usados para isso?

Nesse sentido, algumas métricas são mais indicadas, veja algumas delas:

5 métricas para monitorar o brand lift:

  1. Awareness: conhecimento da marca e de seus produtos ou serviços
  2. Atitude perante a marca: a opinião dos consumidores sobre a qualidade, os valores e a atratividade da marca
  3. Recall: lembrança de marca ou de uma peça publicitária específica
  4. Apelo: o quanto um consumidor considera favoravelmente uma marca
  5. Intenção de compra: a probabilidade dos consumidores comprarem produtos e serviços daquela marca

Esses 5 indicadores de desempenho podem ajudar muito a fazer o monitoramento de marca. Eles trazem informações relevantes sobre diversos aspectos da marca que podem ser afetados pela comunicação.

Dessa forma, os profissionais de marketing podem não apenas aferir os resultados de suas campanhas e se estão valendo o investimento, mas também comparar esses indicadores com os de outras empresas, utilizando pesquisas e consultando sites que divulgam esses índices, como o portal Meio&Mensagem, por exemplo.

Saiba mais: Como investir em marketing e manter sua verba sob controle?

Como fazer o monitoramento de marca com uma pesquisa de brand lift

Pesquisas são instrumentos poderosos para conhecer seus clientes e o mercado.

E não poderia ser diferente quando o assunto é entender as reações dos consumidores em relação à sua marca depois de ações de marketing.

Mas como elaborar um formulário de pesquisa de brand lift para fazer o monitoramento de marca? Que tipos de perguntas incluir?

Uma das dicas é usar a famosa pesquisa NPS (Net Promoter Score) que mede a satisfação e a lealdade de seus clientes.

Essa pesquisa usa uma única pergunta como esta:

Em uma escala de zero a dez, qual a probabilidade de você recomendar a marca X (produto, serviço, empresa etc.) para um parente ou amigo?

Com base nos resultados, são determinados quais clientes são promotores da marca e falam bem dela (notas 9 e 10); quais são indiferentes e não tecem comentários (notas 7 e 8); e quais consumidores tiveram uma experiência ruim, são detratores da marca (notas iguais ou inferiores a 6) e fazem comentários críticos e negativos sobre sua empresa para parentes e amigos, muitas vezes pelas redes sociais.

Leia também: O que é e como utilizar o NPS no Marketing do seu negócio

Mas não basta conhecer a satisfação e a lealdade do público, é preciso ir mais a fundo no monitoramento de marca e incluir mais perguntas em seu questionário.

Uma pergunta que deve vir antes da anterior e que é usada para avaliar o awareness é: Você conhece a marca X?

Se quiser, ao usar uma plataforma de pesquisas digitais como a da MindMiners, você pode incluir a imagem do logo, em vez de simplesmente escrever o nome da marca.

Uma pergunta sobre recall também é importante e costuma ser redigida desta forma: Você se lembra de ter visto uma propaganda da marca X na televisão ou online, nos últimos 30 dias?

Uma pergunta sobre intenção de compra é igualmente bem-vinda em um questionário de brand lift para monitoramento da marca. Ela pode seguir os seguintes moldes: Você compraria um produto da marca X na próxima vez que estiver procurando um alimento congelado? (use a categoria a qual sua marca pertence).

Outro ponto importante nessa questão é investigar as motivações de estar disposto ou não a comprar tal produto ou tal marca. Daqui virão insights importantes relacionados à predisposição ou resistência do público.

Esses foram apenas alguns exemplos de perguntas que devem estar em uma pesquisa de monitoramento de marca. Se você quer encontrar um questionário completo de pesquisa de brand lift já pronto para uso, cadastre-se em nossa plataforma de pesquisas automatizadas.

É só clicar aqui: Criar Conta Grátis


Início