Como a pesquisa digital pode alavancar uma campanha?

Confira os benefícios da pesquisa digital para a comunicação e como ela pode ser feita de forma ágil e dentro do budget da sua agência.


clock
2 min
Como a pesquisa digital pode alavancar uma campanha?

Se você acha que pesquisa de marketing só funciona (e deve ser feita) para marcas que atendem o consumidor final, você está muito enganado. A pesquisa é tão importante para profissionais de comunicação e publicidade quanto é para aqueles que atuam na área de marketing. Isso porque, quanto maior for o seu conhecimento sobre o seu público alvo, mais fácil vai ser criar campanhas, conteúdos e ações que sejam realmente relevantes e atrativos.

Nesse post, vamos te ajudar a entender os benefícios da pesquisa digital para a comunicação e como ela pode ser feita de forma ágil e acessível. Vamos lá?

Como a pesquisa digital pode ajudar a alavancar uma campanha de comunicação?

As pesquisas voltada para a área de comunicação tem como objetivo determinar a eficiência de uma campanha, tanto antes quanto depois do lançamento, com base na opinião e no comportamento dos consumidores.

Mesmo que você não esteja lidando com budgets de campanha milionários, ainda sim faz sentido testar a sua campanha. O impacto financeiro pode não prejudicar diretamente a saúde da sua agência, mas uma campanha mal conduzida pode ser irreversível para a reputação da agência e da marca veiculada, trazendo grandes problemas a longo prazo.

O processo de teste de comunicação existe justamente para evitar esse tipo de erro, além de trazer alguns outros benefícios, tais como:

  • Orientar a tomada de decisão sobre quais são os canais e os momentos certos para a veiculação da campanha;
  • Mensurar a performance da agência de comunicação, apontando pontos que podem ser aprimorados na execução dos projetos;
  • Projetar qual será o efeito da campanha na intenção de compra do produto/serviço que está sendo veiculado;
  • Atingir o ROI mais alto possível na campanha, ou até mesmo optar por não lançar a campanha por conta do baixo potencial retorno;
  • Direcionar o conteúdo da sua marca às pessoas certas;
  • Entender quais são as principais tendências de mercado e assunto emergentes para o seu público alvo, para criar campanhas realmente engajantes.

Como realizar campanhas de forma eficiente?

Muitas agências e profissionais de comunicação optam por não incluir a pesquisa de marketing no processo de tomada de decisão porque consideram o investimento para isso muito alto. A boa notícia é que, com a pesquisa digital e automatizada é possível coletar feedback do seu público alvo de forma rápida, precisa e acessível.

Além desses benefícios primordiais, que permitem que empresas de todos os portes possam conduzir projetos de pesquisa de marketing, plataformas de pesquisa como a da MindMiners permitem que o cliente acompanhe as respostas em tempo real, garantindo a total transparência dos resultados.

Quer ver como funciona? Aproveite: teste a versão gratuita da nossa plataforma e comprove todos os benefícios que apresentamos nesse post.


Início