Contratar um serviço de pesquisa de mercado ou utilizar plataformas automatizadas?

Se você trabalha com comunicação e gestão, certamente já sabe da importância de realizar pesquisas de marketing ou de mercado. Pesquisas são ferramenta perfeitas para se entender o comportamento do consumidor, assim como para investigar se os produtos e serviços estão atendendo às suas necessidades e demandas. Mas, qual é, de fato, a melhor forma de realizá-las?

Nesse post, vamos discutir as vantagens e as desvantagens de contratar um serviço de pesquisa de mercado e de utilizar plataformas de pesquisa automatizadas. O objetivo é te ajudar a fazer a escolha certa na hora de realizar seu próximo projeto de pesquisa. Confira!

Serviço de pesquisa (ou pesquisa ad hoc) x Plataforma de pesquisa automatizada

Em algum momento de sua vida profissional você, com certeza, já teve contato ou já leu sobre institutos de pesquisa. Na prática, eles são prestadores de serviço e realizam pesquisas sob medida para cada cliente, desde as etapas de planejamento e definição do problema até montagem de questionário e estruturação do relatório de resultados. Uma solução handmade que demanda a dedicação de uma equipe e, consequentemente, exige investimentos mais altos para a sua execução.

Já a pesquisa automatizada surgiu com o propósito de viabilizar a pesquisa de mercado para todos. Com a ajuda da tecnologia, plataformas capazes de oferecer uma forma mais ágil e assertiva de conversar com o consumidor foram desenvolvidas e transformaram qualquer pessoa em um potencial pesquisador. No entanto, a ideia de ser responsável pelo próprio projeto ainda é desafiadora para muitos.

Se você deseja saber mais sobre o passo a passo para realizar um projeto de pesquisa de forma automática, clique aqui.

Quais são as vantagens de cada um?

As vantagens de se optar por uma plataforma automatizada podem ser resumidas em duas palavras: praticidade e custo. Isso porque, ao contratar um serviço de pesquisa, você depende de uma outra empresa, que possuí processos e prazos estabelecidos, assim da agenda disponível dos profissionais que estarão focados no seu projeto.

No entanto, pensando na pesquisa ad hoc, todo o trabalho que um projeto como esse demanda é terceirizado. A construção do questionário, o acompanhamento das respostas, a seleção do target respondente e a análise das respostas, dentre tantas outras tarefas, são responsabilidade do instituto contratado. No caso da plataforma, essas tarefas serão suas.

Por tudo isso, é fundamental lembrar que, para realizar uma pesquisa utilizando a plataforma, é necessário ter algum conhecimento sobre metodologia de pesquisa e criação de questionário. Trata-se de algo bem básico mesmo, já que a maioria das plataformas de pesquisa automatizada oferece opções já pré-definidas de formatos de pergunta e respostas, lógica e embaralhamento e formatação. Mas é preciso saber usá-las de forma adequada para conseguir extrair informações precisas.

No caso da plataforma da MindMiners, existem algumas outras vantagens: é possível selecionar entre os modelos de questionários certificados , que englobam todas as grandes áreas do Marketing. Nesse caso, o único esforço será o de preencher os campos personalizados das questões, garantindo assim padrões metodológicos testados e, consequentemente, confiáveis.

E quais as desvantagens?

Conduzir o seu próprio projeto de pesquisa pode ser mais barato, mas demanda investimento do seu tempo – ou do tempo de sua equipe. É importante, ainda que se trate de uma tarefa simples, avaliar se ela cabe dentro da sua rotina de trabalho e quem será responsável por cada etapa.

Além disso, se os seus objetivos de pesquisa não podem ser enquadrados em nenhum modelo pré-definido ou se o seu problema engloba questões mais complexas relacionadas a mercados e a diferentes stakeholders, talvez valha a pena contar com profissionais especializados.

Outro ponto a ser destacado é a definição da amostra. Não adianta construir um questionário bem estruturado se ele não for respondido pelas pessoas certas. Por isso, essa é considerada uma etapa chave para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Se você contrata um serviço de pesquisa, você receberá assistência durante todo o processo do projeto: escolha da metodologia, criação do questionário e definição da amostra.

Conheça a melhor solução para a sua empresa

Independentemente do seu desafio, do porte da sua empresa ou do nível de conhecimento que você tenha a respeito de pesquisa, existe sempre uma solução disponível na MindMiners. Saiba mais sobre nossas áreas de atuação.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz