Aprenda a mensurar os resultados de uma campanha com pesquisa digital

Durante muito tempo, o grande esforço dos profissionais de publicidade e propaganda estava no desenvolvimento de conceitos e campanhas criativas, que fossem capazes de emocionar e encantar consumidores das mais diversas marcas. Os canais para veiculação também eram muito mais restritos e o planejamento de mídia acabava engessado por métricas ligadas à audiência. Isso significa dizer que não havia uma preocupação com o pós-campanha. Ou seja, com a mensuração dos resultados obtidos a partir daquele esforço.

No entanto, nos últimos anos, observamos uma revolução dentro deste segmento. Com a chegada de novas mídias e com a possibilidade de acompanhar, em tempo real, a performance de um anúncio de vídeo no YouTube ou se um post patrocinado no Facebook, as agências e os times de Marketing tiveram que se reinventar. Isso porque os budgets também passaram a estar condicionados a esses resultados.

Neste artigo vamos te ajudar a mensurar os resultados das suas campanhas. Além de indicar quais as métricas mais utilizadas e indicadas para cada caso, compartilharemos também ferramentas que poderão facilitar o seu dia a dia e entregar esses dados de forma totalmente automatizada.

Canais: onde sua campanha está sendo veiculada?

Um bom plano de mídia deve ser capaz de colocar sua campanha nos mais diversos pontos de contato por meio dos quais sua marca interage com seus consumidores. Cada um desses canais, sejam eles offline ou digitais, possuem parâmetros próprios para mensurar impacto e audiência.

Quando estiver na fase de planejamento da sua campanha, atente-se a isso e busque entender quais canais oferecem mais possibilidades de mensuração e métricas de resultados. Mas, caso ainda não saiba quais serão os canais que utilizará em sua campanha, aqui você vai encontrar dicas valiosas para defini-los.

Métricas: o que devo mensurar em minha campanha?

Quando se fala em uma campanha, a principal métrica utilizada é o ROI, sigla para Return On Investment – em português, Retorno Sobre Investimento. O ROI é uma métrica usada para calcular e avaliar o retorno obtido com o investimento de uma determinada quantia de recursos financeiros. Ela revela quanto a organização ganhou ou perdeu em relação à quantia que foi investida.

No entanto, além de considerar métricas racionais e numéricas como essa, sugerimos que você investigue também questões mais subjetivas – e que impactam igualmente e diretamente sua marca. O quanto uma campanha conferiu visibilidade à sua empresa? Ela conseguiu conectar verdadeiramente sua marca ao consumidor? Que tipo de sentimentos aquela campanha estimulou? Aqui, o segredo é ouvir quem está do outro lado.

Ah! Caso os resultados da sua campanha não tenham sido os esperados, há formas de investigar também porque ela deu errado. Descubra neste artigo do nosso blog.

Pesquisa digital: uma ferramenta para mensurar os resultados de uma campanha

Atualmente, a avaliação dos resultados de uma campanha é uma tarefa básica de qualquer profissional de Marketing ou publicidade. Ainda que sua empresa possua uma estratégia sólida e embasada em pesquisa, mensurar a eficiência e eficácia de cada canal ou ação possibilita o compromisso com o crescimento e a melhoria contínua da sua comunicação. Você poderá conhecer as vantagens de trabalhar com essa métrica neste outro artigo do nosso blog.

Por meio de plataformas digitais, você poderá realizar pesquisas de forma ágil, transparente e com um excelente custo benefício para avaliar qual o impacto que uma determinada campanha teve junto ao seu público-alvo, por exemplo. Na Miners Compass existem, inclusive, questionários certificados e prontos para uso para te ajudarem nessa missão.

Gostou das nossas dicas e já quer começar a acompanhar as métricas da sua campanha? Aqui você vai encontrar, de forma mais detalhada, as vantagens de trabalhar com pesquisa digital.

E, se quiser se aprofundar no assunto e entender melhor como mensurar os resultados das suas campanhas de marketing, sugerimos que baixe o nosso e-book gratuito “Guia de métricas de marketing”!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificações
avatar
wpDiscuz