Dados de pesquisa: como aplicar de forma prática para resolver problemas de negócio

Entenda como usar dados de pesquisa no dia a dia da empresa e como todos os setores podem se beneficiar.


clock
5 min
Dados de pesquisa: como aplicar de forma prática para resolver problemas de negócio

Realizar pesquisas de mercado hoje não é exclusividade de alguns modelos de negócio, já que elas são ferramentas essenciais para todas as empresas que desejam se manter competitivas em seus segmentos.

Com a quantidade de dados de pesquisa gerados todos os dias, é cada vez mais importante saber como usar as informações disponíveis de forma inteligente e, principalmente, com estratégia para cada necessidade.

Afinal, quando a coleta de dados e a análise são bem-feitas elas conseguem apoiar todas as tomadas de decisão. Mas como aplicar esses dados de forma prática e eficiente no dia a dia? Vem entender melhor!

Por que é tão importante investir nos dados de pesquisa?

Não é novidade te dizer que os dados são as melhores e mais confiáveis fontes para tomar decisões no negócio, mas por que, de fato, isso é importante e como colocar em prática mesmo não sendo expert em dados?

O primeiro passo é entender que é estratégico fazer dos dados de pesquisa seus aliados, independentemente da área em que você atua. Eles indicam — de forma clara, racional e sem vieses — como está a saúde de um negócio de maneira geral. Por exemplo:

  • quais produtos e serviços têm boas performances no mercado e quais não têm;
  • por meio de números, indicam como está a satisfação dos clientes com esses produtos e serviços e com o atendimento;
  • quais são os carros-chefe e que mais contribuem com o market share da empresa;
  • quais produtos estão custando caro para a companhia. Isso ajuda a planejar melhorias de planejamento;
  • quanto tempo é necessário para implementar processos internos. Dado importante para ajudar a entender quais podem ser revistos ou eliminados;
  • quais campanhas têm chance de performar melhor, entre outros.

Acima só demos exemplos, mas para que os dados consigam responder a perguntas desse tipo é muito importante entender qual é a principal dor que leva ao problema de negócio.

Como os departamentos podem se beneficiar desses dados?

Um dos principais obstáculos que muitas empresas enfrentam quando se trata de dados de pesquisa é entender o que eles querem alcançar e como isso pode ser feito.

Antes de começar a analisar os dados, é importante definir qual é o objetivo da análise e quais informações são necessárias para obter esses dados. Sem essa clareza, a análise se torna muito mais difícil e menos eficaz.

flexa fixa no meio de um alvo
Photo by Immo Wegmann

Ao realizar pesquisas, as empresas podem recolher informações valiosas sobre as necessidades, desejos e comportamentos de seus clientes. E são essas informações que vão ditar os caminhos possíveis para mudar estratégias de negócio em todos os setores.

Por isso, tenha em mente que todos os departamentos podem se beneficiar do uso de dados de pesquisa. Ainda que o setor de pesquisas realize os projetos para resolver problemas de um foco inicial,

os dados coletados podem ser utilizados amplamente e se transformar em insights, principalmente quando se tem o suporte dos CMIs nas empresas.

Foi isso o que aconteceu com a Riachuelo, como exemplo. A partir dos dados obtidos em um projeto voltado para licenciados, a empresa conseguiu munir outros setores com informações estratégicas para as tomadas de decisão, cada uma em sua necessidade. Confira o case completo aqui.

E como o Customer Centric está no meio de tudo isso?

É importante lembrar que os dados de pesquisa devem ser sempre analisados ​​com a perspectiva do cliente em mente. Uma abordagem centrada no consumidor deve ser a base de todas as análises de dados de pesquisa.

Quando uma empresa tem a cultura data-driven e customer centric, ela consegue impulsionar muito mais o negócio a partir da análise de dados sobre o comportamento do consumidor, que é o principal norteador das tomadas de decisões.

banner-clusters

Dados internos e secundários: como organizar e interpretar da forma correta?

Quando tratamos de pesquisas, principalmente de pesquisas de mercado, trabalhamos também com as desk research, que são coletas já realizadas e que, muitas vezes, já foram tabuladas e analisadas por outras empresas. Esses são considerados dados secundários.

Em muitos casos, esse pode ser um tipo de dado complementar e, dependendo da fonte utilizada, pode até ajudar a reduzir custos por não precisar rodar novas pesquisas. Porém, como os dados secundários são amplamente utilizados, não podem ser usados de forma exclusiva para resolver um problema.

Dados secundários precisam ser tratados como complementares aos dados primários e que foram coletados especificamente para a sua necessidade.

Mas como cruzar todos esses dados?

Se uma empresa utiliza, por exemplo, um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), ela pode usar as informações do CRM junto dos dados da sua pesquisa para entender os seus clientes de forma mais profunda e melhorar a eficiência em vendas.

Ao cruzar esses dados, é possível obter insights mais precisos e direcionados sobre seus consumidores e o mercado. Se o CRM de uma empresa mostra uma redução nas vendas em determinadas regiões, e os dados da pesquisa indicam que essa região está passando por mudanças, a empresa consegue compreender melhor as razões que levaram à queda nas vendas e traçar um novo plano de ação.

Como encontrar dados de pesquisa confiáveis?

Uma das principais dores de quem lida com pesquisas é a confiabilidade dos dados, principalmente para os CMIs (Consumer Market Insights), profissionais que lidam com esse tipo de informação para munir a empresa com os melhores insights.

O que acontece é que, como dissemos anteriormente, muitos dados podem ser amplamente utilizados pelo mercado, mas nem sempre eles são obtidos de maneira confiável ou difundidos por fontes que têm credibilidade.

Se o objetivo é analisar o comportamento dos usuários de determinado produto, é inviável fazer isso sem investir em pesquisas com metodologias certificadas e validadas. Por isso, escolher a empresa que será parceira na obtenção desses dados é um passo muito estratégico.

Além da fase da coleta, essa instituição precisa ser uma aliada na hora de analisá-los, pois certos dados de pesquisa podem ser muito úteis para algumas ações e para outras não, assim como a utilização no timing certo.

Uma forma de analisar esse tipo de empresa para escolher uma parceira de dados de pesquisa confiáveis é conhecendo melhor seu portfólio, os clientes que atende e os cases de sucesso dessas marcas.

A MindMiners já gerou dados de pesquisa e ajudou estrategicamente no projeto de marcas como Ambev, Nestlé, Riachuelo, Vivo, Heineken e muitas outras.

Se você tem um desafio de pesquisa e quer obter dados confiáveis, relevantes e específicos para o seu negócio e coletados em tempo real, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar!

Ou, se preferir, experimente a nossa plataforma gratuitamente por 15 dias e veja como obter insights a partir de metodologias prontas, customizáveis e certificadas.

banner-trial

(imagem de capa: kaleidico)


Início