Como usar Clusters da MindMiners nas estratégias de Marketing

Encontrar a audiência ideal não é tarefa fácil. Vem entender como a ferramenta Clusters da MindMiners pode ajudar nessa jornada!


clock
6 min
Como usar Clusters da MindMiners nas estratégias de Marketing

A jornada de busca pelo insight é desafiadora para os profissionais de marketing. A maioria já se cansou de ouvir que uma comunicação segmentada é a base para o sucesso de suas campanhas.

Isso significa que o primeiro passo para uma estratégia assertiva é entender quem é o seu público, onde ele está e como falar com a sua audiência.

Pode parecer óbvio, porém, como dissemos, não é uma tarefa fácil. Compreender a fundo o seu consumidor, especialmente em um mundo hiperconectado e em constante transformação, requer atenção e, principalmente, a escolha de ferramentas certas para ajudar nesse processo.

A pesquisa de mercado é uma das principais aliadas das equipes de marketing, de agências, profissionais de mídia ou times de CMIs na hora de entender quem é, como são, o que consomem e como se comportam os diferentes públicos.

Porém, sabemos que não são todos que dispõem do tempo ou até mesmo do conhecimento para construir um projeto de pesquisa do zero.

E se eu te dissesse que existe uma ferramenta que pode contribuir com toda a sua jornada de busca pelo insight (insights audience)? E que ela é capaz de ajudar você e sua equipe a construir, complementar, aprofundar ou dar continuidade às pesquisas e descobertas que você precisa fazer sobre o seu consumidor?

Quer saber mais? Continue lendo para entender melhor sobre Clusters, nossa ferramenta de exploração de dados instantâneos sobre o comportamento do consumidor.

Cluster MindMiners: para cada pergunta sobre o seu consumidor, um insight em tempo real

A ferramenta Clusters da MindMiners foi desenvolvida para que você obtenha dados de forma instantânea sobre o seu consumidor, sem precisar realizar um projeto de pesquisa do zero.

E isso é um excelente recurso para empresas que querem investir em pesquisas, mas não têm, necessariamente, um time dedicado a isso.

Disponível dentro da nossa plataforma de Human Analytics, Clusters permite que você crie perfis que representam precisamente o seu público-alvo, utilizando mais de 10 mil características diferentes para segmentá-lo.

Leia também: O que é segmentação de mercado, para que serve e por que devemos fazê-la?

Após definir um perfil e criar o seu Cluster, o acesso a dashboards com dados sobre diferentes temas é instantâneo, reunindo em um só lugar inúmeras informações sobre o comportamento do perfil definido.

Sendo assim, a ferramenta fornece informações sobre opiniões e atitudes acerca de diferentes marcas, produtos e serviços de várias categorias de mercado. Isso significa a possibilidade de extrair insights valiosos em tempo recorde, sem precisar de um projeto de pesquisa elaborado.

Sua jornada de busca pelo insight de maneira simplificada

Desenvolvida com o objetivo de transformar a forma como você obtém dados e monitora o comportamento do seu consumidor, a ferramenta Clusters foi construída para tornar sua jornada de busca pelo insight muito mais ágil. Para todos aqueles que buscam arduamente um insight, Clusters oferece:

1. Dados detalhados e exclusivos

Acesso direto a milhares de informações dos mais variados perfis de consumidores, coletadas exclusivamente no maior painel de respondentes do Brasil, o MeSeems.

Atualmente, nosso painel conta com mais de 5 milhões de usuários e tem representatividade em todas as faixas etárias (acima de 18 anos), gêneros, classes sociais e regiões do país.

Infinitas possibilidades de segmentar perfis por idades e gêneros

2. Monitoramento contínuo para dados sempre atualizados

Dados atualizados, coletados diariamente para acompanhar as mudanças de comportamento do seu público conforme elas acontecem.

Os dados de Clusters MindMiners são atualizados trimestralmente, possibilitando comparar períodos e compreender como os seus consumidores mudam seus hábitos ao longo do tempo.

3. Fácil visualização e análise simplificada

Não é preciso ser um expert em pesquisa de mercado para compreender os dashboards e obter insights por meio dos Clusters. A ferramenta conta com dashboards interativos, visuais e uma interface intuitiva. Simples de usar e fácil de navegar.

Visualização clara dos dados e com modelos de gráficos à sua escolha

Para saber mais, leia: Quais tipos de gráficos tenho acesso nos Clusters?

4. Comparação entre perfis de consumidores

A possibilidade de comparar os dados entre diferentes perfis de Clusters criados por você te permite encontrar variações e correlações de comportamento que podem gerar oportunidades de negócios ainda não exploradas.

Desafios do dia a dia organizacional que Clusters pode ajudar na tomada de decisão

Os profissionais de Marketing lidam diariamente com projetos desafiadores e tomam decisões que nem sempre são fáceis e nós entendemos bem esse cenário. Por isso, listamos aqui algumas das situações em que a nossa ferramenta pode ser bastante útil na resolução de problemas:

  • Conferir relevância ao trabalho da área que lidero ou represento: é possível ir além do óbvio em reuniões e apresentações, trazendo contextos coerentes e hipóteses baseadas em dados;
  • Identificar oportunidades com mais agilidade e ser mais propositivo (a): você terá dados relevantes disponíveis 24/7 que ajudem a identificar mudanças e tendências;
  • Estar preparado (a) para responder perguntas da empresa sobre mercado e consumidores: tenha acesso rápido a dados confiáveis (por categorias, funil de consumo, hábitos de mídia, jornada, entre outros).

Clusters e a pesquisa de mercado: como as duas ferramentas se complementam

Dados instantâneos, monitoramento contínuo do consumidor, acompanhamento de tendências e comparativo de audiências. Assim como as demais possibilidades da nossa plataforma de Human Analytics, a ferramenta de Clusters permite que você obtenha dados de qualidade sobre o seu consumidor, seu produto ou sua marca de forma ágil e confiável.

Os Clusters combinados às demais ferramentas da nossa plataforma de Human Analytics ampliam sua visão em relação ao seu público-alvo e permitem que você conheça o seu consumidor de forma mais aprofundada.

Mas, e na prática? Como a pesquisa de mercado e a ferramenta Clusters se complementam? Como Clusters se encaixa na rotina de quem está em busca de insights?

Se você ainda não utiliza uma ferramenta de insights de audiência, conheça alguns dos benefícios que a nossa de Clusters pode trazer para o seu dia a dia:

Valide hipóteses e construa projetos de pesquisa assertivos

Quando iniciamos um projeto de pesquisa, nem sempre sabemos exatamente por onde começar. Com Clusters, você obtém dados acurados antes mesmo de começar sua pesquisa e consegue formular hipóteses, direcionar o seu projeto e torná-lo muito mais assertivo e eficiente.

Obtenha insights capazes de complementar suas descobertas

Muitas vezes, os resultados de uma pesquisa podem nos trazer ainda mais questionamentos. Com a ferramenta, você pode utilizar os dashboards interativos e instantâneos dos Clusters para obter dados capazes de complementar as suas descobertas e responder às dúvidas que possam surgir após a investigação.

Acesse dados instantâneos, no timing do seu projeto

Sabemos que o tempo que um projeto de pesquisa demora para ser concluído é um fator decisivo na hora de decidir ou não executá-lo. Afinal, será que os resultados e as análises ficarão prontas no timing que é preciso?

Para demandas urgentes ou inesperadas, acesse dados atualizados sobre o perfil que deseja na hora que você precisar. Afinal, agilidade é obter a informação que você precisa, na hora que você precisa.

Leia também: Qualidade e agilidade em pesquisa de mercado: é possível conseguir os dois?

Fique sempre um passo à frente

Hoje, quem não acompanha mudanças, fica para trás. A ferramenta de Clusters permite que você monitore continuamente o comportamento do seu cliente ou target e garanta que as respostas que você precisa estejam sempre na ponta da sua língua.

Leia mais sobre: Os benefícios dos Clusters

Experimente na prática: 15 dias grátis para você testar

Clusters está disponível como um dos recursos da nossa plataforma de consumer insights e, ao se cadastrar para realizar um período de teste da plataforma, você conta com 15 dias para explorar todas as suas funcionalidades e também a versão gratuita de Clusters.

Coloque em prática agora mesmo a possibilidade de segmentar e criar um perfil com base nas características do seu público, independentemente de quem ele seja. Descubra a emoção de obter dados de forma instantânea e explore dashboards sobre os mais variados temas.

Com apenas alguns cliques, saiba o que o seu consumidor assiste, come, joga, como pensa ou consome.

Basta clicar abaixo para iniciar o trial da Plataforma de Human Analytics da MindMiners!

cluster-2.0


Início